Tratamentos naturais para aliviar coceira

A coceira não precisa ser um problema pra você, seja ela decorrente de picada de mosquito ou da depilação

Sentir uma leve coceirinha em qualquer parte do corpo é algo que todo mundo passa. Mas é preciso ficar atento caso a coceira apareça de forma mais intensa e com maior frequência. Para resolver esse problema, você pode fazer uso de alguns remédios caseiros capazes de aliviar o incômodo.

Algumas vezes a coceira não vem sozinha e junto com o problema também podem aparecer inchaços, bolhas, vermelhidão e feridas.

Remédio para coceira na pele

  • Adicione duas xícaras de farinha de aveia em uma bacia com água aquecida e faça um banho de imersão.
  • O mesmo banho pode ser preparado com duas colheres (de sopa) de vinagre de maçã.
  • Para aliviar a sensação de coceira, cubra a área afetada com amido de milho (maisena).
  • chá de urtiga fresco é uma ótima receita natural para combater coceiras provocadas principalmente por picadas de inseto. Basta utilizar uma colher (de sopa) de folhas secas de urtiga e ferva misturando com uma xícara de água. Depois de fervido, coe a mistura e tome duas vezes ao dia.
  • Coloque folhas de couve em água quente por aproximadamente dez minutos. Depois do tempo, retire-as e aplique diretamente na área afetada pela coceira.
  • A camomila é uma erva que ajuda a acalmar a coceira, além de hidratar a pele e diminuir a inflamação também ajuda a regenerar a derme. Prepare uma infusão com uma colher (de sopa) de flores de camomila e ferva misturando com uma xícara de água. Depois que o chá estiver pronto, espere a bebida esfriar, coe e mergulhe uma gaze ou algodão no líquido. Aplique sobre a área da coceira.
  • Prepare um infusão usando uma colher (de sopa) de manjericão, hortelã ou tomilho em uma xícara de água. Depois de fervido, espere a mistura esfriar e lave o local afetado, sem enxaguar.
  • A argila verde é capaz de cauterizar, reparar e desinflamar regiões da derme. Aplique na região que deseja, untando-a suavemente. Espere até que ela seque por completo e depois enxague com a infusão de camomila ou com uma ducha.
  • Outra maneira natural de aliviar a coceira é fazendo uma compressa fria ou com cubo de gelo sobre a região. Além de provocar sensação de alívio, o frio também irá ajudar a diminuir a inflamação dos vasos sanguíneos.
  • Dissolva bicarbonato de sódio em água e aplique na região.
A coceira não precisa ser um problema pra você, seja ela decorrente de picada de mosquito ou da depilação

Tratamentos caseiros podem aliviar a irritação causada pela coceira intermitente (Foto: depositphotos)

Em casos de eczema evite o uso das receitas naturais e busque a consulta com um médico. Se mesmo após o tratamento o incômodo continuar, procure a ajuda de um profissional da área.

Causas da coceira

A coceira pode ter diversos tipos de causa, podendo ir desde problemas banais até mesmo tratar de algo bastante grave, como um câncer.

O problema pode ser decorrente de falta de higiene, pele com pouca hidratação, acúmulo de células mortas, estresse, carência de certos nutrientes, exposição ou contato com produtos químicos, produção excessiva de suor, alergia e irritações, problemas nos rins e no fígado, fungo, diabetes, mudança de clima, picada de inseto, exposição ao sol, entre várias outras.

Fique sempre atento às coceiras que surgem no seu corpo. Elas também podem ser sintomas de doenças que podem ser dermatológicas, metabólicas, psicológicas ou infecciosas.

Como evitar coceira

É difícil se manter controlado quando a coceira ataca. Apesar de causar uma momentânea sensação de alívio, o ato de coçar pode trazer consequências maiores como provocar ferimento e irritação na pele.

Evite usar roupas que irão apertar o local que está sofrendo com o sintoma e opte por aquelas mais leves, soltas e frescas. Exposição em excesso tanto ao calor quanto à umidade pode causar irritação na pele. Procure evitar. E mantenha o local afetado sempre muito seco e limpo.

Coceira após a depilação

A depilação é algo presente na vida de quase todos os homens e mulheres. Mas o procedimento costuma irritar e agredir muito a pele, independente do local depilado ou de como foi feito.

“Não adianta investir num bom produto depilatório e esquecer a pele depois disso. É preciso ter em mente que o pós-depilatório também faz parte do processo, afinal, a ideia é deixar a pele lisa, macia e saudável. Remover os pelos não basta”, recomenda o site escrito por especialistas, “Pergunte ao Dermatologista”.

A coceira da frieira terá fim com simples tratamentos caseiros!

Esfoliação

A esfoliação é a melhor forma de eliminar as células mortas, consequentemente ajudando a evitar problemas de coceira que podem acontecer decorrente do acúmulo delas. O procedimento também impede que os pelos fiquem presos dentro do canal folicular. Mas a esfoliação só deve ser feita três dias antes da depilação e 10 dias depois.

Compressa

Mais uma vez a compressa de gelo pode ser uma grande aliada para aliviar a coceira após uma depilação. A baixa temperatura é uma ótima maneira natural de fechar os poros, mas é importante que a aplicação não seja direta na pele. Procure envolver o gelo em algum tecido.

Óleos e cremes

Cerca de um dia depois da depilação, faça uso de cremes e óleos naturais e aplique na pele. Esses produtos contêm propriedades relaxantes e nutritivas que beneficiam a derme e diminuem a irritação. Caso você vá utilizar cremes hidratantes para aliviar incômodos pós depilação, opte por aqueles mais fluidos.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.