Tratamento natural – Cuidando da diarreia em casa

Ela pode nos atacar em casa, no trabalho, no trânsito, na rua ou em qualquer outro lugar. E quando esta nos acerta, imediatamente precisamos de um banheiro. Sabe quem é ela? A diarreia. Então tome nota de algumas formas naturais para tratar esse mal.

Antes é importante entender um pouco sobre a diarreia. Essa se dá por meio de evacuação frequente de fezes com consistência liquida sendo classificada nos seguintes tipos: aguda – que perdura até 14 dias –, persistente – com duração superior a 14 dias – e crônica – que pode ir além de quatro semanas.

Os agentes causadores da diarreia podem ser vírus (incluindo o HIV), bactérias, medicamentos ou infecção intestinal, no caso desta última, geralmente, devido à ingestão de alimentos o qual o organismo possui intolerância. Exemplo: leite ou chocolate.

Tratamento natural - Cuidando da diarreia em casa

Foto: Reprodução

Sintomas

Há também os casos de diarreia episódica, que são aquelas provocadas devido à alimentação com alimentos gordurosos. A diarreia ainda pode ser compreendida nos subtipos: comum, infecciosa, amebíase, giardíase e intolerância à lactose.

Os sintomas mais frequentes são cólicas – intensas ou não –, evacuações acompanhadas de líquido e, em casos de diarreia causada por infecções, também pode haver a ocorrência de febre, perda de energia e do apetite.

Nos casos de diarreia viral, os sintomas mais comuns são cãibras, náuseas, vômitos, dor de cabeça e ainda febre. Já em situações mais graves, a diarreia pode provocar o surgimento de sangue ou pus nas fezes e até desidratação do organismo.

Tratamento

Dependendo da causa da diarreia, é inevitável o tratamento médico. Todavia, em qualquer enfermidade os mecanismos naturais e caseiros sempre são um bom aliado para a medicina. Então, ai vão eles:

  • Ingerir bastante líquido, entre dois e três litros por dia. Dar preferência ao soro, pois este reabastece o organismo com sódio e potássio.
  • Tome chás como de erva-doce, hortelã e de folhas de goiaba.
  • Beba a água fervida utilizada no cozimento de arroz.
  • Jamais deixar de se alimentar. Tal atitude colabora para que haja desidratação, suspendendo o fornecimento de nutrientes para o organismo. Dar preferência a arroz, bananas, maças, goiabas e caldos de carne magra. Evite frituras, alimentos temperados e/ou enlatados.
  • Evite líquidos como refrigerantes, café, leite, sucos de frutas ácidas e bebidas alcoólicas.
  • Ferva água de riachos, rios, lagos ou da torneira, se não consumir água mineral em casa.

Receita “Premium”

Suco de maçã é um dos melhores aliados no combate à diarreia. Prepare você mesmo: bata no liquidificador duas maçãs sem casca em 500 ml de água potável e em seguida tome.