A toranja, também conhecida como grapefruit, possui ao mesmo tempo um aspecto doce e ácido. Por estas razões, pode não agradar muitos paladares.
Contudo, quem conhece as propriedades e benefícios dessa fruta acaba fazendo um esforço para consumi-la no dia a dia, tendo em vista que ela possui a capacidade de tratar alguns problemas de saúde e prevenir outros.
Assim, a melhor maneira de usufruir dos efeitos benéficos desta fruta é preparando o suco dela e apostando em um consumo diário.
Propriedades e benefícios do suco de toranja

Foto: depositphotos
Como toda fruta cítrica, a toranja também é rica em vitamina C e por isso pode ser considerada uma aliada do sistema imunológico, uma vez que este nutriente fortalece o corpo e suas defesas.
Por esta mesma propriedade, a grapefruit auxilia na elasticidade e resistência das artérias, estimula a produção de colágeno e no caso das grávidas, este elemento ainda ajuda na não retenção de líquidos.
Além deste nutriente, a fruta também conta com a presença das vitaminas A, B, E e K, junção que retarda o envelhecimento celular e estimula os rins a funcionarem com melhor qualidade.
Outros elementos benéficos são as enzimas, o alto teor de hídrico e o baixo de sódio, fazendo com que este trio seja capaz de metabolizar a gordura e, consequentemente, contribuir com a perda de peso.
Mesmo com todos esses benefícios, a toranja ainda previne a artrite, uma vez que ela possui ácido salicílico, substância que destrói o cálcio inorgânico responsável pela formação das dores articulares.
Outra doença que pode ser evitada com o consumo do suco da grapefruit é o câncer, pois a fruta é rica em caroteno, elemento capaz de eliminar os radicais livres. Já a presença de antioxidantes faz dessa bebida um agente de combate ao colesterol ruim.
Como preparar a bebida?
O suco de toranja é feito através do processo de extrair o sumo da fruta no espremedor e a melhor maneira de consumir a bebida é ingerindo o resultado deste procedimento puro, sem a adição de água, açúcar ou qualquer outro produto adoçante.
Portanto, a dica é utilizar pedras de gelo com o intuito de deixar a bebida mais refrescante e/ou adicionar folhas de hortelã.
Precauções
A única recomendação feita com relação ao suco de toranja é a não utilização desta bebida em paralelo a medicações. Por exemplo, quem sofre de colesterol alto e já toma remédios para esse problema, o indicado é não usar a grapefruit, uma vez que ela reage negativamente no organismo quando utilizada junto a outras medicações.
Remédios para alergias, impotência, anti-hipertensivos, depressão, epilepsia, palpitação cardíaca e até HIV também não podem ser misturados com este suco. Qualquer dúvida sobre o consumo, um médico deverá ser consultado.