Tipos de limão e seus benefícios

Existem 4 tipos principais da fruta cítrica: limão taiti, galego, siciliano e cravo

O limão é uma fruta que possui uma grande variedade de tipos e benefícios. Neste artigo você vai conhecer um pouco sobre cada um deles, assim como suas características. Você também vai entender um pouco sobre como as propriedades do limão agem no corpo humano, promovendo benefícios para a saúde.

Estima-se que existam mais de 100 espécies de limão no mundo, contudo, apenas 4 se destacam nessa lista, principalmente aqui no Brasil, são elas: taiti, galego, siciliano e cravo.

E por incrível que pareça, só o tipo siciliano é realmente um limão. O taiti e o galego são, na verdade, limas ácidas, espécies derivadas do originário limão. Já o tipo cravo é um cruzamento entre o limão e a tangerina.

Seja qual for a nomenclatura, essa fruta cítrica é uma grande aliada na cozinha, servindo como tempero para alimentos e saladas, como ingrediente de sucos e doces. O limão também pode ser usado como item da medicina alternativa e caseira, assim também como ajudante na limpeza da casa.

E mesmo sendo o ingrediente principal da tradicional caipirinha, uma das bebidas que representa o Brasil, o limão não é originário da nossa terra. Sua origem se deu na Ásia, mas acabou se difundindo pelo mundo inteiro através das navegações. Tanto que o Brasil é um dos países que mais exportam a fruta atualmente.

Existem mais de 100 espécies de limão no mundo

Essa fruta rica em nutrientes é natural da Ásia (Foto: depositphotos)

Conheça abaixo os tipos, características e benefícios de cada limão e aprenda um pouco mais sobre essa fruta que faz parte do cotidiano brasileiro.

Veja quais são os tipos de limão

Apesar das muitas espécies da fruta, os 4 principais tipos de limão encontrados no Brasil são:

  • Limão taiti
  • Limão galego
  • Limão siciliano
  • Limão cravo/caipira

Esses 4 tipos compõem a seleção dos limões mais conhecidos e consumidos no nosso país. Em bem menor quantidade, existem outras variedades da fruta. Contudo, os tipos que não estão nessa lista são considerados ‘raros’ e muito específicos de algumas regiões.

Veja tambémLimão faz mal ao fígado? Descubra

Alguns desses tipos, por sinal, também não são limões. São resultado de mutações e cruzamentos naturais e artificiais, que visam frutos com menos sementes, mais sabor e suco, e claro, mais vendas.

Conheça os principais tipos da fruta

Agora chegou a hora de aprender como diferenciar cada tipo de limão. Nos tópicos abaixo você vai descobrir mais sobre estas 4 variedades da fruta, e verá dicas de como identificar cada um e como comprá-los.

Limão taiti

O limão do tipo taiti é, na verdade, uma lima ácida – parente do limão verdadeiro. É o menos ácido e também o mais cultivado, conhecido, consumido e exportado no Brasil. Possui tamanho médio e casca na cor verde.

O limão-taiti é um tipo da fruta que é cheio de benefícios

Esse tipo é o mais consumido no Brasil (Foto: depositphotos)

Esse é o tipo de limão ideal para limonadas e drinks, como a famosa caipirinha. Isso porque é um tipo mais doce e menos ácido. Para identificar esse tipo é bem fácil: casca verde e fina, poucas sementes e formato mais arredondado do que oval.

Para comprar, procure os mais verdes e brilhosos, e que não estejam nem muito moles nem muito duros. É esse limão também que geralmente é usado como item de limpeza (como remover odores de eletrodomésticos e banheiros), perfume e remédio caseiro.

Limão galego

É aquele limão menor, de casca fina de cor verde-clara que vai ficando amarelada quanto mais maduro ou velho ele fica. Seu formato é bem arredondado, e não se engane pelo seu tamanho um pouco menor, esse é tido com um limão muito gostoso.

O limão-galego é um tipo da fruta que é cheio de benefícios

O limão galego é tido com um limão muito gostoso (Foto: depositphotos)

É um dos limões preferidos para a culinária, sendo ingrediente para sorvetes, molhos, bolos, tortas, doces e sucos. Na hora de comprar, escolha o mais pesado e firme, mas que ainda cedam à pressão dos dedos.

Apesar do seu uso na culinária, esse limão possui muitas sementes e é preciso retirá-las antes de usar o limão.

Limão siciliano

O limão do tipo siciliano é o único que é famoso no Brasil e realmente é um limão. Possui o fruto no formato oval, é maior do que os limões comuns, possui a casca grossa e bem amarela. É também considerado o limão mais cheiroso.

O limão-siciliano é um tipo da fruta que é cheio de benefícios

O limão siciliano é também considerado o limão mais cheiroso (Foto: depositphotos)

Seu uso é bastante comum na culinária, e é tido como um ingrediente de luxo em muitas receitas. Seu sabor é para paladares mais apurados, pois ele é mais ácido que as limas.

No cultivo brasileiro, esse limão muitas vezes possui a casca esverdeada, diferente da produção europeia e norte-americana, onde ele é amarelo-vivo. Para comprar um bom limão siciliano, procure um de cor viva, casca rugosa e que cedam à pressão dos dedos, pois estes têm mais suco.

Veja também: 15 incríveis usos do limão que talvez você nem sonhava

Os doces, bolos, tortas, limonadas, drinks e licores feitos com limão siciliano são muito valorizados pelo sabor e aparência.

Limão cravo (ou caipira)

Esse tipo da fruta é cheio de nomes diferentes. ‘Limão cravo’, ‘limão caipira’ e ‘limão rosa’ são os principais. Ele se parece com uma mexerica, porque esse tipo também não é um limão, mas um cruzamento do limão com a tangerina.

O limão-cravo é um tipo da fruta que é cheio de benefícios

O limão-cravo tem sabor forte e característico (Foto: depositphotos)

Sua casca e suco tem cor avermelhada e o seu sabor é bem forte e característico. Tem uma boa quantidade de suco, e é sempre bom escolher os mais maduros, pois são mais nutritivos.

Para escolher o melhor limão-cravo é um pouco difícil, porque a casca dele é bem feia. Isto acontece devido a uma bactéria que afeta o limão (mas não prejudica os humanos). De todo modo, procure os mais firmes e de cor mais bonita.

Esse limão é recomendado para tempero de saladas e para ser usado na marinação de carnes.

Benefícios para a saúde

Entre os principais benefícios do limão, o que mais se destaca é ser uma grande fonte de vitamina C. Essa é uma das vitaminas essenciais para a vida e sem ela, doenças como o escorbuto podem surgir e acabar nos levando à morte.

Mas, tirando esse conhecimento que já é quase um senso comum, veja agora outros benefícios que o consumo do limão (seja qual for o seu tipo) pode trazer para a saúde e bem-estar do organismo.

Melhora o humor e reduz a ansiedade

O óleo presente no limão (principalmente na casca) possui propriedades ansiolíticas. Ou seja, que ajudam a reduzir a ansiedade. Esse óleo também é um tipo de antidepressivo e melhora o humor, pois é capaz de modular os neurotransmissores do cérebro.

Ajuda na digestão

O suco do limão é capaz de eliminar agentes nocivos e toxinas do organismo. Essas matérias ruins e indesejáveis geralmente entram no corpo através da alimentação. É aí que o limão age melhorando a digestão.

A composição do limão é parecida com a composição da saliva humana e dos fluidos do estômago, ambos líquidos essenciais para a digestão.

O suco da fruta ainda ajuda o fígado na produção da bílis (ácido necessário para digerir alimentos). Além disso, os limões são ricos em minerais e fibras que reduzem as toxinas do sistema digestivo.

A composição e substâncias digestivas do sumo do limão atuam muito bem no alívio de sintomas de indigestão, arrotos, azia e flatulências.

Veja tambémArrotos constantes – métodos naturais para evitá-los

Diminui o risco de câncer de esôfago

Como todas as frutas cítricas, o limão é rico em flavonoides. Essa substância benéfica ao corpo humano é associada a redução dos riscos de desenvolver câncer de esôfago.

Fortalece o sistema imunológico

Graças a vitamina C da sua composição, os limões são ótimos para reforçar a imunidade do organismo. O ácido ascórbico (nome verdadeiro da vitamina C) é excelente para aumentar a absorção de ferro pelo organismo, o que é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

Refresca o hálito

As propriedades ácidas do limão ajudam a refrescar o hálito, aliviar dores de dentes e melhorar problemas nas gengivas. Além disso, o ácido cítrico ajuda na prevenção de várias doenças bucais.

Equilibra os níveis de pH do sangue

Os limões são ricos em propriedades alcalinas, apesar de muita gente não saber disso. Por verem o limão como uma fruta ácida, não imaginam que ele se torne alcalino quando entra no nosso organismo.

Com a melhora do nível alcalino do corpo, a acidez do corpo diminui. Isso combate o ácido úrico nas articulações, alivia dores e inflamações e deixa o sangue mais limpo e equilibrado.

Faz bem para a pele

O ácido ascórbico do limão, junto aos antioxidantes, é ótimo para diminuir as rugas e os danos do envelhecimento da pele. A vitamina C é necessária para uma pele luminosa e limpa, e a alcalinidade que provoca no organismo mata bactérias que podem causar acne.

O limão, inclusive, pode ser aplicado diretamente em cicatrizes (fechadas) ou sinais para melhorar o aspecto. Também ajuda a eliminar manchas causadas pela má circulação do sangue.

Evita o envelhecimento precoce

Ainda nessa ‘pegada’ de combater o envelhecimento melhorando a qualidade da pele, o limão também contém vitamina A e E. Estes antioxidantes desaceleram o envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres prejudiciais ao corpo.

Trata garganta infeccionada

O limão ajuda no combate a problemas infecciosos na garganta, dor de garganta e amigdalite. Isto porque a fruta possui propriedades antibacterianas.

Para dor de garganta, a maneira certa de usar o limão é diluindo o suco de meio limão com a mesma medida de água e fazer gargarejos com frequência.

Outros benefícios ‘secretos’ do limão

Veja outros benefícios do limão que, apesar de não serem muito conhecidos, possuem eficácia no organismo.

  • Previne constipações
  • Estimula o cérebro
  • Melhora o sistema nervoso
  • Regula a tensão arterial
  • Ajuda no tratamento da asma
  • Combate doenças respiratórias
  • Previne resfriados
  • Alivia o estresse

Veja também: 10 motivos do limão ser uma das frutas mais eficazes no dia a dia

O limão é a fruta com mais vitamina C?

Apesar de muita gente achar que sim, o limão não é a fruta com mais vitamina C. Pelo contrário, existe uma lista grande de frutas com mais vitamina C do que o limão.

Os limões conseguem diminuir a acidez do organismo

O limão é uma das frutas ricas em vitamina C (Foto: depositphotos)

As pessoas acreditam que o limão possui muita vitamina C devido ao nível da sua acidez, mas é bom deixar claro que a acidez de um alimento não define sua quantidade de ácido ascórbico.

As frutas com mais vitamina C são, respectivamente, o camu-camu e a acerola. Para você ter uma noção, 100 g de camu-camu contém 2.606 mg de vitamina C, enquanto a mesma quantidade de limão-taiti só tem 38 mg. A acerola contém 1.046 mg da vitamina em 100g.

Limão ajuda a emagrecer?

De certa forma, sim! Segundo o médico Juliano Pimentel, em vídeo publicado no seu canal do Youtube, o limão é uma fruta capaz de acelerar o metabolismo. Isso significa que, sim, o limão ajuda a emagrecer!

Uma informação importante sobre o consumo do limão é que, apesar das contribuições emagrecedoras, é preciso prestar atenção na dieta diária. Isso porque a fruta em si não é capaz de queimar as calorias, ela só consegue potencializar a queima já existente.

Sendo assim, é necessário seguir uma dieta hipocalórica (aquela em que se queima mais calorias do que se ingere) e reforçar essa alimentação com o consumo do limão. Além de conseguir perder peso muito mais rápido, o corpo vai ficar forte e saudável para continuar a perda de peso de forma bem mais leve e fácil.

Os polifenóis presentes no limão (em especial, na casca da fruta) também são capazes de suprimir a obesidade que está sendo causada por má alimentação, hiperglicemia ou resistência à insulina. Contudo, não é capaz de impedir sozinha a obesidade.

Qual é o tipo de limão produzido no Brasil?

Neste artigo você conheceu os tipos de limão, aprendeu a diferenciá-los e também viu quais os benefícios dessa fruta para a saúde. Agora é a hora de entender um pouco sobre o mercado do limão no Brasil e descobrir porque essa fruta é uma das queridinhas dos brasileiros.

O Brasil produz os 4 principais tipos de limão citados acima, com ênfase no tipo taiti. Especialistas em agronomia e fruticultura, como Givago Coutinho e Herick Fernando de Jesus Silva, citam em artigo publicado na revista ‘Campo e Negócios’ que a procura pelo limão taiti chega a 90% a mais que o limão galego, por exemplo.

Veja também: Pesquisa fará você nunca mais querer limão no seu drink

Segundo os especialistas: “comercialmente, os limões compõem o terceiro grupo em importância na citricultura brasileira”. Ressaltam também que os usos do limão são inúmeros na indústria brasileira e internacional. Sendo usados inclusive na produção de cosméticos.

Por fim, você percebe agora que sabe muito mais sobre limões que a maioria das pessoas. Dê a chance e comece a usar essa fruta tão rica e saudável na sua dieta. Não perca tempo para se beneficiar dos poderes dessa fruta cítrica.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.