Temperos que ajudam a emagrecer

Os temperos são fáceis de serem encontrados e incorporados na dieta

Você sabia que certos temperos podem ajudar a emagrecer? As propriedades que certos ingredientes apresentam podem ajudar a solucionar não só esse problema, mas muitos outros.

Uma das vantagens da utilização dos temperos nesse sentido é que eles são de acesso facilitado, até porque, entra no preparo de vários pratos e são usados no dia a dia de qualquer cozinha.

Porém, antes de sair por aí usando todos os temperos, você precisa ter um certo conhecimento a respeito das propriedades de cada um e se alguns deles são restritos para uso, sobretudo baseado nas condições de saúde que você oferece.

Uma das formas de solucionar todas essas questões é recorrer ao seu médico ou nutricionista. Esses profissionais possuem conhecimentos suficientes para endossar o uso e a certeza de que ele realmente servirá para ajudar no seu emagrecimento.

Temperos que ajudam a emagrecer

Como exemplo de temperos que ajudam a emagrecer temos a salsa, o orégano e o gengibre

Alguns temperos podem substituir o sal, responsável pela retenção de líquido (Foto: depositphotos)

A partir de agora, você vai ter oportunidade de conhecer um pouco sobre a consequência da utilização dos temperos nas dietas de emagrecimento. Preste atenção na lista que segue e nas principais propriedades emagrecedoras.

Agora, vale a dica! “Claro que nenhum alimento vai ser milagroso por si só. Mas, sabendo usar alguns temperos, pode dar um auxílio sim”, afirma a nutricionista Ana Paula Ferreira de Melo.

Veja também: Temperos naturais para substituir o sal

Pimenta caiena

A pimenta caiena é conhecida por acelerar o metabolismo

A pimenta caiena possui uma substância que ajuda a saciar a fome (Foto: depositphotos)

A pimenta caiena é conhecida por acelerar o metabolismo. Como consequência essa propriedade em específico ainda ajuda na queima de gordura e melhora a circulação. Tudo isso contribui para que as toxinas do corpo sejam eliminadas.

Além do mais, a pimenta caiena possui uma substância chamada capsaicina que ajuda a saciar a fome. O ingrediente ajuda ainda a combater o envelhecimento precoce das células do corpo e combate a inflamação.

Orégano

O orégano tem poder diurético e por isso ajuda a eliminar as toxinas do corpo

Essa erva possibilita uma melhor digestão dos carboidratos (Foto: depositphotos)

Você sabia que o orégano possui propriedades que ajudam você a eliminar o peso extra? Pois bem, ele estimula a produção da enzima do corpo que é responsável pela digestão dos carboidratos.

Fora isso o ingrediente ainda possui o poder diurético, que ajuda a eliminar as toxinas do corpo e dar tonicidade aos músculos.

Veja também: Qual o tempero certo para cada alimento

Mostarda

A mostarda escura é a versão mais eficiente dessa erva para a perda de peso

Por ser termogênica, a mostarda estimula o metabolismo (Foto: depositphotos)

A mostarda possui efeito termogênico, ou seja, contribui para a queima de calorias dos alimentos ingeridos. Isso acontece justamente pelo fato da mostarda estimular o metabolismo.

Um estudo realizado pelo Instituto Politécnico de Oxford diz que esse aumento no metabolismo pode chegar a casa dos 25%. A versão escura da mostarda possui propriedades que propiciam a maior queima de gordura.

Gengibre

Em meio aos temperos que ajudam a emagrecer, o gengibre tem papel de destaque

Essa raiz é ideal para promover a queima de gordura por ser termogênica (Foto: depositphotos)

O gengibre é considerado o pulo do gato de qualquer receita natural. Ele possui uma série de propriedades que podem ser usadas em favor do corpo humano, sobretudo a perda de peso.

O ingrediente ajuda a aumentar a saciedade, melhorar a digestão, remover as toxinas do corpo e, como se não fosse o suficiente, ainda acelera o metabolismo, o que agrega a ele efeito termogênico. Sendo assim, ele é ideal para promover a queima de gordura.

Veja também: Aprenda a congelar os temperos no azeite

Coentro

O coentro aumenta a função metabólica do corpo

O emagrecimento pode ser potencializado com o consumo do coentro (Foto: depositphotos)

O coentro é um tempero bastante consumido por uns, mas não tão simpático para outros. Porém, quando se refere a possibilidade de eliminar o peso extra, o coentro pode ser considerado o diferencial do prato.

Isso porque o coentro aumenta a função metabólica do corpo, ou seja, faz com que o corpo funcione mais rápido e seja necessário aumentar a queima de calorias.

Anis estrelado

O anis estrelado ajuda a aliviar a sensação de estômago pesado

O anis estrelado aumenta da produção de saliva, melhorando a digestão (Foto: depositphotos)

O anis estrelado é uma planta que é bastante conhecida como ingrediente para o preparo de chás. Porém, também pode ser usada para deixar alguns alimentos mais saborosos.

Quando relacionado a eliminação do peso extra, o anis estrelado possui uma substância que estimula a ação das glândulas e a musculatura do tubo digestivo. Isso acarreta no aumento da produção de saliva.

Outra vantagem sobre o consumo desse tempero é o aumento dos movimentos peristálticos, o que contribui para a regulação do sistema digestivo. Em outras palavras, a ingestão do anis estrelado ajuda a aliviar aquela sensação de estômago pesado.

Veja também: Conheça os benefícios das principais ervas aromáticas

Salsa

A salsa reduz a formação de gases e diminui o inchaço abdominal

A salsa tem efeito diurético (Foto: depositphotos)

A salsa é um ingrediente bem semelhante ao coentro. Assim como ele, também possui efeitos vantajosos para quem quer usar das suas propriedades para emagrecer. A partir do seu efeito diurético, a salsa pode trazer alguns benefícios para quem tem esse objetivo.

Ela reduz a formação de gases e diminui o inchaço abdominal. Por favorecer a digestão, o corpo acaba ficando livre das toxinas que podem trazer efeitos não tão benefícios para o corpo.

Cúrcuma

A cúrcuma é um dos temperos que ajudam a emagrecer

A cúrcuma também é conhecida como açafrão da terra (Foto: depositphotos)

Também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma é um pigmento amarelo que pode ser usado para temperar carnes e preparar outros pratos, como arroz. Ela possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

No que diz respeito ao emagrecimento, a substância contribui para a diminuição da irrigação sanguínea do tecido adiposo. Isso faz com que as reservas de gordura sejam enfraquecidas.

Veja também: Conheça o delicioso tempero caseiro de alho e cebola

A utilização dos temperos para perder peso

Depois de conhecer a lista dos temperos que vão ajudar você a perder peso, o ideal é consultar o seu médico ou nutricionista para saber qual a melhor forma de incluir esses ingredientes no seu dia a dia.

Nesse sentido, algumas alterações na rotina são mais que necessárias, tais como, adequação da dieta alimentar e inclusão da prática de exercícios físicos. Vale destacar que os temperos, apesar de muitos benéficos, não são milagrosos.

“Certos temperos ajudam a acelerar o metabolismo, então, eles podem ser um auxílio a mais no emagrecimento, além de prevenir o efeito de acúmulo de gordura corporal”, diz a nutricionista Ana Paula.

A utilização de alguns temperos podem ajudar a acelerar o metabolismo, o que faz com que as gorduras sejam queimadas. Outro benefício dos temperos é o combate a inflamação que pode ser uma vilã contra o emagrecimento.

“O principal deles é a pimenta, justamente por possui o componente capsaicina, além das demais pimentas que possuem um componente chamado temperina. Todos os dois tem o poder de acelerar o metabolismo”, endossa a nutricionista.

Em alguns casos, dependendo da forma com que os temperos sejam usados no preparo dos pratos, eles também podem diminuir a utilização do sal de cozinha, uma fonte de sódio que pode contribuir para a retenção de líquidos.

Veja também: Essas são as dicas que faltavam para você não se dar mal na cozinha

Além do mais, esses ingredientes acabam dando mais sabor aos pratos, facilitando, assim, a sua ingestão diária. Nesse caso, fazer dieta pode ser algo bem prazeroso, justamente pelo fato de agradar o paladar.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.