Tapioca, excelente delícia para quem está de dieta

Respeitando a forma e a frequência do consumo, a tapioca pode ajudar na dieta e te ajudar a emagrecer

O senso comum está repleto de teorias a respeito de remédios naturais, receitas menos calóricas, alimentos que ajudam a emagrecer e outros que contribuem para o ganho de peso. Uma dessas teorias é a de que a tapioca ajuda no processo de emagrecimento para quem está de dieta.

Entretanto, de acordo com a nutricionista clínica e esportiva, Handreza Gomes, as pessoas que estão na luta contra a balança não devem comer tapioca de forma exagerada, uma vez que o consumo excessivo deste alimento pode sim engordar.

“Essa fama que a tapioca emagrece é mito. Apenas, em comparação com o pão francês, ela não tem glúten (proteína que causa inflamações no organismo, fazendo com que o corpo acumule gordura). Porém, se você comer muita tapioca, ou se recheá-la com ingredientes muito calóricos, ela engorda sim”, explica a especialista em uma publicação no Instagram.

Apesar disso, é possível usar a tapioca como uma aliada no processo de emagrecimento. Para conseguir resultados positivos na dieta, faz-se necessário ter alguns cuidados, como escolher bem o recheio usado, moderar no consumo e acrescentar outros ingredientes na hora do preparo.

A tapioca pode te ajudar a emagrecer, desde que se pondere no recheio

Inclua a tapioca na sua dieta e emagreça com sabor (Foto: depositphotos)

Além dar dicas para melhorar a forma de preparo de uma tapioca, Handreza usa sua rede social para ensinar outras receitas que aproveitam dos benefícios desse alimento. Fazendo substituições em pratos calóricos, tornando-os mais saudáveis e ideais para quem quer emagrecer comendo sem culpa.

Usando a tapioca na dieta

Sabemos que emagrecer não é uma tarefa fácil e que é necessário combinar uma reeducação alimentar com a prática de exercícios físicos para que o ponteiro da balança abaixe alguns números. Se você deseja manter uma alimentação saudável e continuar tendo bons resultados na dieta, a tapioca é uma boa opção de substituição ao pão francês, mas que requer algumas modificações no preparo e consumo.

“Se tomar cuidado com o recheio, acrescentar chia no preparo – para reduzir o índice glicêmico – e comer no máximo duas vezes por semana, não terá problemas”, ensina a nutricionista com relação a tapioca. Isto porque, tais técnicas ajudam a suprir alguns dos pontos negativos desse alimento.

A tapioca é rica em carboidratos e isso significa dizer que seu açúcar é absolvido de forma rápida pelo organismo. Neste sentido, trata-se de um alimento com alto índice glicêmico (IG) e por esta razão é necessário acrescentar alguns ingredientes para equilibrar o IG da tapioca.

Além da chia, já citada por Handreza Gomes, há também a opção de adicionar beterraba ou cenoura na massa e assim obter uma refeição com baixo índice glicêmico e maior valor nutricional. Isto porque, os vegetais somam seus nutrientes a tapioca.

Outra dica é escolher bem os recheios que vão compor esse alimento. Muitas pessoas optam por fugir do coco ralado e recheiam a tapioca com carnes vermelhas, patês de frangos e outras versões calóricas. Para evitar o ganho de peso, é necessário escolher frangos desfiados, atum, queijo cottage ou ricota, patês de vegetais etc.

Como preparar a tapioca?

Além da forma mais comum de consumir a tapioca, existem outras formas de aproveitar esse alimento sem abrir mão de perder peso. Usando de ingredientes menos calóricos é possível conseguir receitas saborosas e saudáveis, tudo isso ao mesmo tempo.

Pizza de tapioca

Esta dica é compartilhada pela nutricionista Handreza e segundo ela é uma forma de aproveitar um lanche no final de semana sem tirar o foco da dieta. Mas, mesmo sendo um prato indicado para quem está perdendo peso, não é recomendado comer de forma exagerada.

Ingredientes

  • 5 colheres (de sopa) de tapioca;
  • 3 colheres (de sopa) de molho de tomate;
  • 2 fatias de queijo minas frescal light;
  • 1 tomate picado;
  • Azeitonas, manjericão e orégano a gosto.

Modo de preparo

A forma de preparo é muito simples, basta fazer o disco da tapioca na frigideira e em seguida montar a pizza. Primeiro espalhe o molho de tomate, em seguida acrescente o queijo, o tomate e os demais ingredientes. Por fim, coloque a pizza no forno e aguarde de 10 a 15 minutos, pré-aquecido. Após o tempo determinado, a receita está pronta para o consumo.

Crepioca

A crepioca também é uma dica da nutricionista clínica e esportista, Handreza Gomes. Segundo a especialista em nutrição, esta receita é ainda mais saudável que a própria tapioca. E, mesmo necessitando de outros ingredientes, trata-se de um prato fácil de preparar. O único cuidado deve ser sempre com o excesso no consumo, que deve ser evitado.

Ingredientes

  • 1 ovo inteiro;
  • 1 clara;
  • 1 colher (de sopa) de goma de tapioca;
  • Temperos a gosto;
  • 1 colher (de chá) de óleo de coco orgânico.

Modo de preparo

Antes de mais nada, misture o ovo inteiro, a clara, a goma e os temperos de sua preferência em uma panela. Após unir todos os itens com o auxílio de uma colher, coloque a massa em uma frigideira antiaderente com o óleo de coco. Leve para o fogo baixo, assim que a parte virada para baixo começar a desprender da panela, vire o outro lado. “Se preferir recheie com frango desfiado ou queijo branco”, recomenda a nutricionista.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.