
Uma bebida saborosa e cheia de propriedades | Imagem: Reprodução
Beber um copo de suco verdinho pela manhã conquistou inúmeros adeptos, tudo isso porque esse suco concentra poderes desintoxicantes e diversos nutrientes que são especialmente benéficos a nosso organismo.
As folhas verde escuras, principais ingredientes do suco, são as responsáveis pelo poder antioxidante, que combate os radicais livres e evita que eles provoquem o envelhecimento precoce de todas as células de nosso organismo. Além disso, estas folhas também são ricas fontes de ácido fólico, responsável pela formação do sangue e manutenção do sistema nervoso, essencial na gestação e na infância, evitando anemia e outros problemas.
A receita ainda pode ser boa fonte de cálcio, importantíssimo para manter ossos fortes e evitar a osteoporose no futuro, especialmente nas mulheres; também de magnésio, que é indispensável para as reações orgânicas; ferro, que previne anemia; acrescentando-se algum dos chás: verde, cavalinha ou hortelã ou ainda água de coco, os efeitos do suco se multiplicam, pois ele se torna ainda mais desintoxicante e ajuda a desinchar e a emagrecer!
E essa função desintoxicante pode ser ainda mais potencializada se forem usados brotos no suco, isto porque, eles são ricos em enzimas que eliminam toxinas e resíduos de nosso organismo. E, se forem acrescentadas ainda sementes, como a linhaça, gergelim e girassol e frutas oleaginosas, como amêndoas e castanha-do-pará, quando germinadas, o suco também será reforçado em nutrientes.
A clorofila presente no suco verde oxigena os tecidos e o cérebro e também estabiliza a produção de glóbulos vermelhos, regula o açúcar no sangue, neutraliza toxinas e purifica o fígado.
Um suco que protege o organismo e cura doenças!
Seu consumo regular é especialmente importante para quem sofre de doenças crônicas e também é chamado por alguns de “néctar do rejuvenescimento”, já que garante a prevenção de envelhecimento precoce da pele e dos danos causados pelos radicais livres, que provocam o envelhecimento das células. Além disso, contém elementos que renovam as células, tais como hormônios, enzimas e ácidos nucléicos.
Ainda cura varizes, feridas, promovendo uma boa recuperação da pele, cura úlceras, colabora na cura de quem sofre de câncer de fígado e pulmões, cura piorreia, reduz febre tifóide, sinusite crônica, elimina parasitas e cura inflamações de útero.
Como preparar a receita?
Existem variações que podem ser feitas para o preparo dessa bebida, trocando-se alguns ingredientes, pode-se ter vários sabores diferente a cada dia!
Veja agora, duas versões do suco verde para serem feitas em casa
Receita 1
Ingredientes:
- 2 folhas de couve;
- 1 pedaço (3 cm) de folha de babosa;
- 2 maçãs com casca e sem sementes;
- 2 ameixas pretas sem caroço;
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça germinada;
- 2 cubos de gelo (opcional).
Como fazer:
– Passe as maçãs na centrífuga, coloque o suco extraído no liquidificador e bata todos os outros ingredientes juntos. Coe e sirva.
Rendimento: 1 copo de 300ml.
Receita 2 – abacaxi com brócolis
Ingredientes:
- 1 maçã média com casca e sem sementes;
- 1 xícara (chá) de espinafre;
- 2 xícaras (chá) de buquês de brócolis;
- 1 fatia grossa (100 g) de abacaxi;
- 2 cubos de gelo (opcional).
Preparo:
– Vá colocando os ingredientes na centrífuga, alternando folhas, maçã, brócolis e abacaxi, para que as folhas não tranquem o aparelho. Se preferir, podem ser batidos no liquidificador, mas passe na peneira grossa e sirva a seguir.
Rendimento: 1 copo de 300ml.