Suco verde: 10 receitas e benefícios desse incrível detox

Você com certeza já se deparou com alguma receita de suco verde pelo menos uma vez na vida, não é? Essa bebida que promete ter efeito detox, realizando uma faxina completa no organismo, secar barriga e ainda auxiliar no processo de emagrecer pode ser realmente benéfica para a saúde.

Por usar frutas, hortaliças e alguns temperos no preparo, várias dessas receitas possuem potencial energético e anti-inflamatório, contribuindo assim para uma melhora do condicionamento físico e redução das dores pós-exercícios. 

O suco verde pode ter frutas, verduras, ervas e temperos em geral (Foto: depositphotos)

Além disso, por ser rico em fibras, o consumo do suco contribui para uma melhora do funcionamento intestinal e, consequentemente, a diminuição do inchaço abdominal, problema geralmente causado pela constipação. 

10 receitas fáceis de suco verde 

Confira a seguir receitas de suco verde, os principais benefícios dele para a saúde e algumas dicas da nutricionista diretora da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), Sueli Longo, sobre o preparo e consumo.

1. Suco verde de salsa, limão e gengibre

Copo com suco verde de limão e salsa
Algumas receitas, além de desintoxicar o organismo, refrescam (Foto: depositphotos)

Quem disse que apenas frutas e hortaliças podem ser usadas no suco verde? Essa receita combina limão, salsa e gengibre para refrescar, trazer energia e ainda ajudar na limpeza do organismo

Para fazer em casa você vai precisar apenas de: 1 copo de água filtrada, 1 colher (de sopa) de gengibre fresco ralado, suco de 1 limão, que pode ser o tahiti ou o siciliano (o amarelo) e 1 punhado pequeno de salsa

Leve tudo ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Tome sem coar para manter todas as fibras alimentares, e de preferência sem adoçar.

Você também pode diminuir a quantidade de água usada e completar com pedras de gelo, para ficar ainda mais refrescante.

2. Suco verde de couve, maçã e limão 

Copo com suco verde de maçã
O suco verde deve conter frutas naturalmente doces, para dispensar o uso do açúcar (Foto: depositphotos)

A maçã também é uma ótima fruta para ser usada no preparo do suco verde e funciona como um adoçante natural para a receita.

Para preparar você precisa apenas de 2 maçãs maduras, 2 folhas de couve-manteiga de tamanho médio, suco de meio limão e um copo de água bem gelada. 

Primeiro tire as sementes da maçã e corte as frutas em cubos pequenos. Em seguida, leve ao liquidificador com os demais ingredientes e beba sem coar. Bem simples, não é? 

3. Suco verde de couve, gengibre e cenoura 

Essa receita leva couve, gengibre, pepino, cenoura, gengibre e cúrcuma, que dão um sabor todo especial, maçã para servir como adoçante natural e algumas folhinhas de hortelã, que traz refrescância. 

Essa receita não leva água. Todo o líquido virá das frutas e vegetais usados, por isso é bem concentrado e fica com uma cor verde viva. Para deixar mais refrescante você pode adicionar algumas pedras de gelo antes de servir.

4. Suco verde com água de coco e chia

O abacaxi, por ser uma fruta rica em açúcares, também pode ser usado para trazer um sabor doce natural para o seu suco verde.

Nessa receita, a nutricionista Simone Bach usou couve-manteiga picada, abacaxi com a casca, água de coco e limão, além de gengibre, hortelã e chia

O resultado é uma bebida rica em fibras e nutrientes essenciais, além de saboroso e refrescante, sendo ideal para beber nos dias mais quentes.

5. Suco verde de abacaxi com melancia 

Copo com suco de abacaxi
O abacaxi hidrata e melhora a digestão, sendo importante estar presente nos sucos verdes (Foto: depositphotos)

A melancia é outra fruta excelente para ser usada no suco verde, já que ela é doce, rica em água e cheia de nutrientes.

Nessa receita você precisa de 2 pedaços de melancia bem madura, 1 rodela grossa de abacaxi, 1 colher (de sopa) de gengibre fresco ralado, suco de meio limão e 1 folha de couve. 

Bata tudo no liquidificador com 100 ml de água de coco até ficar uma mistura homogênea e beba em seguida sem coar. Um dica é colocar outro pedaço de melancia, assim você não precisa colocar a água e tem um suco mais grossinho. 

6. Suco verde de couve, laranja e salsa 

Outra opção de receita docinha, saudável e refrescante é essa que leva salsa, couve, laranja e limão, frutas cítricas ricas em vitamina C e por isso melhoram a absorção dos nutrientes das hortaliças, e gengibre, que dá um toque especial. 

Bata tudo e beba sem coar para absorver as fibras alimentares dos ingredientes usados.

7. Suco verde de laranja e hortelã

Copo suco verde e laranja
Por ser uma fruta cítrica, a laranja ajuda a absorver os nutrientes dos demais ingredientes (Foto: depositphotos)

Coloque em um liquidificador 1 copo de suco de laranja natural e sem açúcar, 1 folha de couve e 4 folhas de hortelã. Bata bem até tudo ficar homogêneo e sirva com gelo. 

8. Suco verde de água de coco com abacaxi 

taça com suco verde de abacaxi
O suco verde com abacaxi e couve serve com base para muitas receitas (Foto: depositphotos)

O abacaxi é muito usado em sucos detox por ser diurético.

Para essa receita coloque 2 rodelas de abacaxi congelado, 1 laranja Bahia descascada e sem sementes, 1 folha de couve manteiga e meio copo de água de coco. Bata tudo no liquidificador e sirva sem coar. O abacaxi congelado deixa o suco refrescante e mais cremosinho.

Dica de ouro: tire a parte branca da laranja com cuidado, pois ela pode deixar o seu suco amargo.

9. Suco verde de couve e pepino 

O pepino é outro vegetal que cai muito bem no suco verde, principalmente por ter um sabor neutro, ser rico em fibras e água, além de combinar muito bem com ingredientes de sabor mais marcante. 

Nesse suco, a nutricionista Patricia Leite usou o fruto, água, couve-manteiga, maçã, hortelã e limão, para melhorar a absorção do ferro da couve.

O resultado é uma bebida saborosa, nutritiva e que ajuda a manter o corpo hidratado, por ter boa quantidade de água.

10. Suco verde de abacaxi e pepino 

Copo de suco verde de pepino
O pepino é um ingrediente de sabor neutro, que hidrata e refresca (Foto: depositphotos)

Esse suco combina abacaxi com pepino e couve e é ótimo para manter a hidratação nos dias de calor.

Para preparar, você precisa apenas de 1 fatia grossa de abacaxi, 1 folha de couve, 1 pepino pequeno cortado em cubos, 1 colher (de chá) de gengibre e 1 copo de água de coco. 

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida, sempre sem coar. Se desejar, acrescente algumas pedras de gelo antes de servir.

Quais os benefícios do suco verde?

De acordo com a diretora da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, a nutricionista Sueli Longo, os legumes, verduras e frutas apresentam em sua composição nutrientes benéficos à saúde.

“Esses nutrientes, quando associados a um hábito alimentar saudável, contribuem para a manutenção do peso corporal adequado, saúde e bem-estar”, explicou a profissional.

Ela enfatizou também que o suco verde possui uma combinação bem semelhante com a de um prato de salada e é justamente essa combinação de sabores, nutrientes e cores que traz benefícios como: melhora do intestino, redução dos inchaços e ainda a perda de peso.

No entanto, Sueli alerta que nenhum alimento é milagroso.

“Se o objetivo é o emagrecimento temos de nos lembrar que a redução do peso corporal efetiva envolve ações que reduzam a gordura corporal e aumentem a massa muscular. Neste sentido associar exercício físico e hábito alimentar saudável têm papel primordial. Gastar mais e consumir o que necessita são a chave do processo”, destacou.

Como e quanto de suco verde tomar?

Segundo Sueli Longo, a indicação é consumir de 3 a 5 porções de frutas diariamente. Nesse sentido, o suco verde pode servir como complemento, mas nunca substituir o hábito de comer. 

“Atenção para não utilizar todas elas na forma de suco. O comer a fruta é um hábito a ser valorizado, uma vez que ‘in natura’ ela preserva todos os nutrientes”, alerta. 

E nada de preparar o suco e deixar na geladeira, viu? Sueli explicou que existem algumas vitaminas que são sensíveis à luz e à mudança de temperatura e começam a se degradar, fazendo o suco perder seus benefícios. 

Por isso, faça sempre porções individuais e consuma logo após o preparo.

Dicas da nutricionista para o preparo

Para o preparo, Sueli Longo informa que “dar asas a imaginação é o segredo para quem deseja brincar com as cores e os sabores de uma alimentação”.

Ela explicou ainda que é possível usar frutas, hortaliças e até mesmo temperos, raízes e ervas aromáticas, como gengibre, hortelã, capim-santo e salsa nas receitas, pois todos esses ingredientes são ricos em compostos benéficos para a saúde. 

Além disso, você pode fazer o suco integral, que é mais grosso em razão de usar apenas a água que está disponível nas frutas e vegetais, ou o diluído, que pode ser feito com água de coco. 

Os diabéticos também podem tomar o suco verde, viu? A nutricionista apenas indica prestar atenção aos ingredientes usados, dado que é a quantidade de carboidratos e fibras alimentares que irá gerar impacto sobre a glicemia. 

“Lembre-se apenas de verificar a qualidade dos ingredientes utilizados e higienizá-los bem antes do preparo”, finaliza a profissional.

*Texto feito com a colaboração da nutricionista diretora da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), Sueli Longo (CRN3-3599).

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.