,

Suco detox de açaí e melancia

Tanto o açaí como a melancia são frutas que atuam como antioxidantes no corpo, impedem que radicais livres prejudiquem a saúde

Apesar de ser um termo recente no Brasil, “suco detox” tem ganhado uma grande dimensão nas pesquisas feitas na internet. Isto tudo graças aos benefícios proporcionados por bebidas que conseguem desintoxicar o organismo. Em outras palavras, são líquidos que limpam as toxinas do corpo.

No caso da melancia e do açaí, dois ingredientes para um único suco detox, é possível dizer que eles possuem propriedades antioxidantes. Desta forma, essas frutas atuam no combate aos radicais livres que agem danificando as células saudáveis.

Receita de suco detox

Tanto o açaí como também a melancia são ingredientes capazes de provocar saciedade nos consumidores. Além disso, essas frutas podem ser usadas para repor a energia do corpo e ainda hidratam o organismo. Junto a esses dois potentes ingredientes, a receita leva ainda gengibre. Essa raiz pode ser usada como um termogênico, acelerando o metabolismo, aumentando a queima de gordura e eliminando os excessos dos corpo.

O açaí e a melancia são poderosos antioxidantes

O suco de açaí e melancia limpa as toxinas do corpo e ajuda a emagrecer (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de açaí;
  • 2 fatias de melancia;
  • 1 colher (de sopa) de linhaça;
  • 1 colher (de café) de gengibre;
  • Suco de um limão.

Modo de preparo

Comece tirando as cascas da melancia e os caroços. Depois corte as duas fatias em cubos. Em seguida, coloque no liquidificador todos os ingredientes de uma só vez. Deixe os itens baterem até que se tornem uma mistura homogênea.

Após este procedimento, coe o resultado final para retirar possíveis pedaços mais grossos que tenham ficado. Por fim sirva o suco sem adicionar açúcar, adoçante ou mel. Se preferir, pode acrescentar gelo.

Benefícios do açaí

A principal atuação do açaí nesta receita tem relação com a função antioxidante da fruta, a qual evita o envelhecimento precoce das células. Mas este não é o único benefício do açaí. De acordo com a empresa de consultoria na área de Nutrição, VP Nutrição Funcional, esta fruta brasileira é considerada uma das mais saudáveis do mundo.

“O açaí desempenha muitos benefícios em nosso organismo, como por exemplo, auxílio na contração muscular e integridade dos ossos, ajuda na regulação da pressão arterial, contribui para o sistema imunológico, participa do transporte de oxigênio e produção de energia“, explica a VP Nutrição Funcional, em uma publicação no Instagram.

Além disso, esta fruta é essencial para manter a saúde do coração, do cérebro e do intestino. Por estas razões, açaí é indicado para pré-treino e também no pós.

Benefícios da melancia

Mais de 90% da melancia é água, característica que a torna um elemento indicado para hidratar o corpo. Devido a essa grande quantidade de líquido, a fruta também possui propriedades diuréticas, melhorando o funcionamento dos órgãos que compõem o sistema urinário.

Segundo a nutricionista Tereza Raquel, esta fruta é rica em minerais, como fósforo, ferro e cálcio, além de vitaminas, a exemplo da A, B e C. “É antioxidante e ajuda no combate ao envelhecimento precoce. Recomenda-se para rins ou trato urinário, porque é um diurético natural”, cita a especialista em publicação no IG.

“Seu consumo produz saciedade. Seu conteúdo de fibras ajuda a limpar o intestino. Promove a eliminação de resíduos tóxicos. Ajuda a manter a pressão sanguínea estável”, conclui Tereza a respeito dos benefícios proporcionados pela melancia.

Formas de desintoxicar o organismo

Melhor do que um suco detox ou uma dieta detox, é uma vida que segue os princípios desintoxicantes. Para isso, é preciso fazer muito mais do que beber líquidos com propriedades antioxidantes. É necessário mudar alguns hábitos alimentares, como por exemplo:

  • Beber mais água: Um corpo hidratado corre menos risco de viver com toxinas do que um que não consome as quantidades corretas de água. Este líquido essencial para a vida também pode ser encontrado em chás, sucos e frutas;
  • Eliminar o consumo de bebidas alcoólicas: O álcool está completamente relacionado com a presença de toxinas no organismo. Diminuir o consumo ou eliminá-lo de vez da rotina é uma forma de cuidar da saúde;
  • Evitar produtos industrializados: Ricos em açúcares refinados, gorduras ruins e sódio, esses alimentos não contribuem com o organismo. Pelo contrário, produtos industrializados só aumentam o nível de substâncias tóxicas no corpo;
  • Mantenha bons hábitos alimentares: Comer devagar ajuda o processo de digestão e ainda estimula o cérebro a pensar que o corpo está sendo saciado, o que evita o consumo exagerado de calorias. Adicionar mais alimentos crus nas refeições, frutas cítricas e produtos naturais ricos em fibras.

Aprenda receitas de sucos detox

De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, a ideia de detox deve estar inclusa ao estilo de vida saudável, regado por mudanças nas refeições, nos hábitos de vida e na prática de exercícios físicos. Não se resumindo a dietas e sucos.

“Detox é um estilo de vida: não fume, não use drogas, pratique exercício regularmente, beba com moderação e faça uma dieta equilibrada e saudável como a dieta mediterrânea, com alimentos integrais e não processados, incluindo carnes, peixes, ovos, azeite, queijos, iogurte natural, saladas, legumes, feijões, sementes, nozes e frutas”, recomenda a nutróloga.