Suco de grama de trigo: benefícios e como preparar

A grama de trigo é muito conhecida devido a riqueza de fibras em sua composição

Nesse texto você vai conferir tudo sobre o suco de grama de trigo, seus benefícios e como preparar essa bebida. Acompanhe a seguir!

A farinha de trigo é um dos items que estão presentes em praticamente em todas as cozinhas, já que é um ingrediente que tem inúmeros fins culinários como a fabricação de pães, bolos, salgados e vários outros pratos.

Muito se fala sobre os malefícios da ingestão exacerbada de produtos feitos a partir da farinha de trigo. Esses alimentos costumam ser pobres em nutrientes e fibras. E, por isso, além de prejudicar o funcionamento dos intestinos, também estão ligados a obesidade, diabetes e doenças crônicas.

Felizmente, o trigo não é de todo mal já que seu consumo moderado, principalmente através de produtos integrais, traz vários benefícios para a nossa saúde. Mas, há outras maneiras de consumir o trigo: seu suco é uma delas.

Quais os benefícios do suco de grama de trigo?

Chamada de superalimento por aqueles que adotam o seu consumo, a grama de trigo é basicamente fruto das primeiras folhas que nascem após a germinação da semente de trigo comum. Seu uso tem se tornado cada vez mais popular, principalmente pela grama ser uma das maiores fontes de clorofila, que também é chamada de sangue verde, já que sua estrutura molecular é semelhante a do nosso sangue.

Copo com suco de grama de trigo

A grama de trigo é considerada um superalimento (Foto: depositphotos)

Em se tratando de seus nutrientes, a grama de trigo faz jus ao seu título de superalimento, já que possui praticamente todos os que o ser humano precisa, sendo uma grande fonte de fibras, proteínas, vitaminas A, complexo B, C, E, K; além de diversos sais minerais, como cobre, ferro, potássio, sódio e zinco. Esses inúmeros nutrientes fazem com que a grama de trigo tenha inúmeros benefícios, sendo os principais:

  • Regular os níveis de glicose, prevenindo e controlando a diabetes
  • Melhora o funcionamento do sistema digestivo
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Promove a sensação de saciedade
  • Combate radicais livres, prevenindo o câncer
  • Atua como desintoxicante
  • Previne o envelhecimento precoce da pele e cabelos
  • Promove a saúde bucal
  • Regula os níveis de colesterol

Veja também: Conheça as plantas ‘amigas’ da terceira idade

Um outro motivo pelo qual a bebida a base de grama de trigo vem ganhando cada vez mais adeptos, se dá pelo fato de ser considerada um alimento alcalino. A dieta alcalina busca equilibrar o nível de pH do corpo, já que alimentos industrializados, ricos em açúcar e gordura e de origem animal normalmente são ácidos e um organismo ácido é mais propenso a contrair diversas doenças. Alimentos alcalinos ajudam a equilibrar o nível de pH do corpo e evitar problemas cardíacos, artrites, diabetes e até mesmo câncer.

A grama de trigo pode ser consumida de várias maneiras, sendo a mais popular em forma de suco. Confira a seguir como preparar essa poderosa bebida:

Como preparar esse suco

  • 1 copo de água
  • 1 punhado de grama de trigo
  • 1 rodela de abacaxi
  • 1 cm de gengibre descascado
  • Mel a gosto (opcional)

Preparo e consumo

Para preparar a bebida, basta juntar todos os itens da lista de ingredientes e bater em um liquidificador, processador ou mixer até que fique uma mistura homogênea. Após isso, basta coar e ingerir. Há também a opção de não coar, visto que os resquícios, que podem ser incômodos na hora de beber o suco, podem também trazer benefícios, uma vez que são boas fontes de fibra.

Adicione todos os ingredientes no liquidificador, processador ou recipiente para ser batido junto com um mixer e centrifugue tudo até que fique o mais homogeneizado possível.

Após isso, é de sua opção coar ou não. Lembrando que o consumo dos resquícios da planta faz bem a saúde devido as fibras presentes. O ideal é não utilizar açúcar ou adoçante, já que são considerados ingredientes ácidos e uma das ideias do suco é ser um alimento alcalino. Para melhorar o sabor da bebida opte pelo mel.

Veja também: Suco de vagem e seus benefícios para a saúde

O ideal é que a bebida seja consumida em jejum, mas pode ser tomada logo de manhã antes do café da manhã ou antes de dormir.

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.