4 receitas de suco de acerola

Você sabia que é possível fazer várias combinações de suco de acerola? Conhecida pela grande quantidade de vitamina C, a acerola é uma fruta que pode ser encontrada com facilidade no dia a dia das pessoas. Além de servir para proteger o corpo contra várias doenças, ela é bem saborosa.

A acerola pode ser consumida in natura ou na forma de sucos. Nesse quesito, a acerola pode ser combinada com várias outras frutas, seja para trazer um sabor diferente ou até mesmo para somar benefícios.

Para conhecer algumas dessas combinações para o suco de acerola, basta ficar de olho nesse artigo. Por aqui você terá a possibilidade de conhecer muitas das propriedades e benefícios que são vinculados ao seu consumo.

Ah! Para explorar as diversas possibilidades que a fruta oferece em relação à saúde, você pode consultar o seu médico ou nutricionista. A partir das suas necessidades particulares, eles indicarão qual a melhor forma de consumir a acerola.

Combinações para o suco de acerola

Antes de conhecer algumas combinações de suco de acerola, é bom que você saiba que a fruta é rica em vitamina A, B1, B6 e C, além de sais minerais como fósforo, manganês, magnésio, cálcio, ferro, potássio e cobre.

Dentre os diversos benefícios que a acerola apresente, ela tem o poder de fortalecer o sistema imunológico, evitando o aparecimento de certas doenças e ainda retardar o envelhecimento natural das células.

Voltando ao suco de acerola em si, ele é bastante fácil de ser preparado, sobretudo pelo fato da acerola está disponível em mercados, feiras livres e hortifrutis. Confira algumas combinações de suco de acerola:

1- Suco de acerola com laranja

Nessa sugestão, tanto a acerola quanto a laranja são ricas em vitamina C. Dessa forma, esse suco pode ser usado para reforçar a imunidade do corpo, evitando o aparecimento de doenças como gripes e resfriados.

A laranja é uma fruta ideal para combinações de suco de acerola

A laranja e a acerola unidas combatem doenças como gripes e resfriados (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • Meio copo de acerola;
  • Meio copo de suco de laranja;
  • Mel, adoçante ou açúcar mascavo a gosto.

Modo de preparo

Com ajuda do liquidificador, coloque a quantidade de suco de laranja recomendada na receita, seguida dos demais ingredientes. Bata tudo. Depois, basta pegar uma peneira grossa e passar toda a mistura. Sirva em seguida. Se preferir, pode adicionar gelo.

2- Suco de acerola com cenoura

O suco de acerola com cenoura pode ser usado na prevenção de gripes e também para auxiliar a renovação celular. Isso só é possível graças à quantidade de vitamina C presente na mistura. Esse suco também protege os olhos e a pele.

A cenoura é um legume ideal para combinações de suco de acerola

A acerola com cenoura auxilia a renovação celular (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 10 acerolas grandes;
  • 1 colher (de sopa) de cenoura crua ralada;
  • Mel, adoçante ou açúcar mascavo a gosto.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Depois disso, basta bater um pouco até que os ingredientes estejam todos misturados. Use uma peneira para remover os caroços da acerola e sirva em seguida. Para deixar o suco mais refrescante, adicione gelo.

3- Suco de acerola com beterraba

Essa combinação é conhecida como elixir de saúde e energia. A mistura propicia a ingestão de grande quantidade de vitamina C e ferro, o que pode ser revertido para o corpo em maior oxigenação na corrente sanguínea e energia.

A beterraba é uma hortaliça ideal para combinações de suco de acerola

A acerola com beterraba juntas são ricas em vitamina C e ferro (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 400 gramas de acerola;
  • 5 cenouras médias cortadas;
  • 2 beterrabas médias cortadas.

Modo de preparo

Esse suco exige maior preparo. Para tanto, comece com a cenoura. Passe-a por um extrator ou triturador para colher o suco. Caso não tenha em casa, pode usar o liquidificador com um pouco de água. Faça o mesmo com a beterraba.

Para o passo seguinte você vai precisar do liquidificador. Coloque a acerola e a água nas doses recomendadas na receita. Logo em seguida, acrescente o suco extraído da acerola e da beterraba. Depois é só bater bem e coar no final.

Não é necessário adoçar, pois a cenoura e a beterraba já possuem sabor doce natural. Veja também: 9 combinações de suco de beterraba.

4- Suco de acerola com limão

O limão é uma fruta ideal para combinações de suco de acerola

A acerola e o limão conseguem combater gripes e resfriados (Foto: depositphotos)

O suco de acerola com limão funciona como um poderoso antigripal. Isso se deve graças ao fato das propriedades da acerola e do limão se complementarem, protegendo o corpo contra gripes e resfriados.

Ingredientes

  • 100 ml de água filtrada;
  • 200 gramas de acerola;
  • 1 colher (de sopa) de suco de limão;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo

Pegue o liquidificador e acrescente todos os ingredientes de uma só vez. Bata bem e use a peneira para coar. Sirva em seguida para preservar todas as propriedades dos ingredientes. Caso deseje, pode adicionar gelo.

Propriedades e benefícios da acerola

Depois de se deliciar com todas essas possibilidades de sucos e combinações que a acerola propicia, agora chegou a hora de conhecer todas as propriedades e benefícios dessa fruta para a saúde humana.

De acordo com a nutricionista Daiana Freitas, a acerola “é um fruto tropical de grande potencial econômico e nutricional, principalmente, devido ao seu alto conteúdo de vitamina C, associado à presença dos carotenoides e antocianinas, destacando este fruto no campo dos alimentos funcionais.”

Na extensa lista de benefícios da acerola, podem ser citados: “auxilia na cicatrização, evita hemorragias, protegendo gengivas e dentes. Possui importante função para a saúde da pele, ossos e tecidos nervosos. Previne gripes e resfriados”, diz a nutricionista.

Fortalece o sistema imunológico

Como foi amplamente discutido até agora, a presença de altas quantidades de vitamina C na acerola ajuda a reforçar o sistema imunológico. Isso faz com que o corpo ganhe reforço no combate de gripes e resfriados.

“Bsoul e Terezhalmy, em seu livro ‘Vitamin C in health and disease’, de 2004 descrevem que, além da ação antioxidante sobre os radicais livres, os frutos da acerola possuem ação imunoestimulante, estimulam a formação do colágeno, importante para a mucosa oral, pois diminui a permeabilidade a endotoxinas”, diz Daiana.

Ainda sobre a vitamina C, só para se ter ideia, a quantidade presente em 100 gramas equivale a quantidade encontrada em uma laranja. Essa vitamina também melhora a absorção do ferro pelo organismo.

Outra vantagem do consumo de acerola, sobretudo fundamentada na presença da vitamina C e do ferro é o controle na produção hormonal. Entre as mulheres, essa fruta pode ajudar no tratamento contra à tireoide desregulada.

Diabetes

A acerola possui poder antioxidante. Dessa forma, além de evitar o envelhecimento natural das células, ela controla os níveis de açúcar na corrente sanguínea, ajudando no controle do diabetes.

A acerola promove o equilíbrio da glicose e da insulina, o que afasta o risco de problemas como a hipo e hiperglicemia. Os benefícios da acerola ainda podem ajudar na prevenção de diabetes.

Saúde dos olhos

Quando se relaciona a saúde dos olhos, a presença da vitamina A é de fundamental importância para proteger as córneas e contra os danos causados pela incidência da luz externa. A fruta também ajuda na prevenção da cegueira.

Saúde do coração

O consumo regular da acerola regula os batimentos cardíacos. Isso acaba auxiliando no melhoramento do fluxo sanguíneo. A presença do potássio ajuda na vasodilatação, o que deixa a pressão arterial controlada.

Com os níveis de colesterol controlados, doenças como derrames, ataques cardíacos e aterosclerose podem ser evitadas.

Controle do peso

Por conter baixo índice calórico, a acerola não interfere radicalmente na dieta de quem está buscando o peso ideal. Ela pode ser incorporada no cardápio diário, sobretudo pela versatilidade.

O consumo da acerola também ajuda na prática de exercícios físicos, justamente pelo fato dela transformar os carboidratos em energia a ser gasta com o esforço físico. Ela pode elevar o gasto calórico e reduzir o percentual de gordura.

“A acerola, destaca-se por ter uma potente capacidade antioxidante. Frente à ação antioxidante exibida, a acerola pode ser apontada como boa fonte de antioxidante natural”, finaliza Daiana Freitas.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.