Abacaxi: 9 benefícios e receitas para sua dieta

O abacaxi é uma fruta tropical, deliciosa e refrescante. De acordo com a nutróloga Tamara Mazaracki, ele ainda é pouco calórico e fonte de inúmeros nutrientes essenciais para a saúde e para repor a energia.

“100 gramas ou uma rodela grossa (2 cm) contém apenas 50 calorias, muita vitamina C, vitamina B1, vitamina B6, folato, manganês, potássio e fibras”, destaca a profissional membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Fatias de abacaxi
O abacaxi dá energia, hidrata o corpo e ainda ajuda a emagrecer (Foto: depositphotos)

Ainda segundo a médica, tanto a polpa como a casca do abacaxi possuem benefícios para o organismo. Emagrecer, tratar gripes e resfriados e hidratar o corpo são alguns deles.

Pertencente à família da Bromeliacea, a fruta pode ser consumida in natura, em forma de chá ou em receitas doces. Saiba mais a seguir!

Benefícios do abacaxi

“O abacaxi contém uma boa quantidade de nutrientes, com destaque para o alto teor de potássio, o que ajuda a reduzir a retenção hídrica“, explica Mazaracki.

Além das vitaminas e dos minerais já mencionados, a fruta tropical também conta com a vitamina A e o cálcio. Todas essas substâncias são essenciais para promover os benefícios do seu consumo.

1. Protege as células e os tecidos

Segundo a nutróloga, a fruta tropical é rica em vitamina C e ácido ferúlico. Essas duas substâncias agem no organismo como antioxidantes, protegendo as células e os tecidos contra a ação dos radicais livres.

“O ácido ferúlico é particularmente útil porque tem a capacidade de neutralizar a ação e a formação de substâncias cancerígenas. Ele também protege contra a degeneração óssea, promovendo a formação de tecido ósseo novo”, explica.

2. Dá energia ao corpo

Esse benefício está relacionado com diversas substâncias presentes no abacaxi, como frutose, fibras, manganês e vitamina B1.

“O abacaxi tem alto teor de frutose e água. A frutose é metabolizada pelo fígado e se transforma em glicogênio, a reserva de energia do corpo”, conta a médica.

Além disso, o conteúdo de fibra solúvel estabiliza a glicose no sangue. Consequentemente, essa ação mantém o nível de energia estável no organismo.

“O manganês e a vitamina B1 são essenciais para a produção de energia e ajudam a metabolizar os carboidratos“, complementa.

3. Melhora o humor

Tamara Mazaracki também confirma o potencial da fruta tropical na transformação do humor. “A vitamina B6 entra como cofator para converter o triptofano em serotonina, que colabora com o bom-humor e a energia cerebral.”

4. Mantém a hidratação

Um outro efeito positivo dessa frutinha é seu desempenho na manutenção do corpo hidratado. Tudo isso graças ao alto conteúdo de água presente em sua composição.

Como resultado desse benefício, o organismo se mantém mais saudável e com mais energia. Isso porque a desidratação, mesmo em pequeno grau, pode causar fadiga.

5. Previne problemas menstruais

Muitas vezes o fluxo menstrual acaba sendo intenso e prolongado, bem mais do que o normal. Nesses casos, a mulher corre o risco de perder importantes minerais.

Ferro, cobre, zinco e manganês são alguns exemplos de substâncias eliminadas junto ao fluxo. Com essa perda, a paciente pode apresentar até uma anemia.

“Muitas vezes este fluxo aumentado é causado por deficiência de manganês, e entra-se em um círculo vicioso. Como o abacaxi é muito rico em manganês, fica fácil de repor este importante mineral, ajudando a normalizar o problema”, afirma a médica.

6. Previne osteoporose

Também graças ao manganês, o metabolismo ósseo é beneficiado. Na prática, esse mineral auxilia na construção de um esqueleto forte e sadio. Segundo a médica, esse benefício é comprovado pela ciência.

“Estudos mostraram que mulheres com osteoporose têm em média 30% a menos de manganês no organismo”, alerta. Por essa mesma razão, a profissional aconselha o consumo do abacaxi, por ele ser recheado do precioso mineral.

Além de prevenir ossos frágeis, essa fruta também acaba sendo eficaz na luta contra a osteoporose.

7. Ajuda a emagrecer

“O abacaxi tem ação anti-inflamatória, diurética e estimulante da função intestinal, o que contribui para a perda de peso. Suas fibras ajudam na saciedade, então a fruta entra como uma sobremesa perfeita”, confessa a nutróloga.

Outro benefício proporcionado pela fruta que participa da ação emagrecedora é a melhora do trânsito intestinal. Para Tamara Mazaracki, a rica composição em fibras é a responsável por esse efeito e por ajudar a desinchar a barriga.

Mas, claro, nenhum alimento ou bebida deve ser interpretado como milagroso na luta contra o sobrepeso. Para emagrecer com segurança, frutas como o abacaxi são coadjuvantes na mudança de hábitos alimentares e na prática de exercícios físicos.

8. Combate inflamações

Uma enzima muito conhecida desse alimento é a bromelaína que possui ação anti-inflamatória e digestiva. De acordo com a especialista em nutrologia, essa substância ajuda a dissolver coágulos sanguíneos, deixando o sangue mais fluido.

9. Previne e trata gripes

Lembra dos nutrientes já mencionados pela nutróloga no início do artigo, como vitamina C, vitamina A, vitamina B1, vitamina B6, folato, cálcio, manganês e potássio?

Então, todas essas substâncias são responsáveis por fortalecer o sistema imunológico como um todo. “Por este conjunto de nutrientes, a fruta apresenta ação antibacteriana e antiviral ajudando o organismo a driblar gripes e resfriados”, explica.

Receitas com a fruta

Segundo a médica, o abacaxi pode ser preparado de diferentes maneiras. Para isso, basta usar a criatividade e associar a fruta a outros ingredientes, a exemplo de chás, iogurte, água de coco e mate.

Mas além de usá-lo em receitas, ele também pode ser consumido de forma in natura. “A quantidade indicada é de uma a duas rodelas por dia (de 100 a 200 gramas). Ele pode entrar no café da manhã, na hora do lanche ou como uma sobremesa após as refeições principais”, destaca.

Confira a seguir algumas receitas feitas com essa fruta e aprenda como diversificar seu uso durante a semana!

Suco de abacaxi com hortelã

(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 copo de água de coco
  • 1 fatia de abacaxi
  • Suco de ½ limão
  • 10 folhas de hortelã
  • 1 colher (de sopa) de linhaça.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Essa receita é uma indicação da nutróloga e serve para desintoxicar o organismo.

Bolo de abacaxi

Ingredientes

  • ½ abacaxi cortado em rodelas
  • 3 bananas d’água com casca
  • 6 colheres (de chá) de linhaça
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 3/4 de xícara de óleo de coco
  • 1 xícara de fermento
  • 1 colher (de chá) de canela em pó
  • Sal a gosto
  • 1/4 de xícara de aveia integral
  • 1 xícara de farinha de arroz.

Modo de preparo

Suco de abacaxi com gengibre

Ingredientes

  • 1 copo de mate caseiro sem açúcar
  • 1 fatia de abacaxi
  • 6 morangos
  • 1 folha de couve
  • 1 colher (de café) de gengibre
  • 1 colher (de sopa) de chia.

Modo de preparo

Esse é outro suco detox indicado pela médica para limpar o organismo. Para fazê-lo, basta colocar tudo no liquidificador, bater e tomar logo em seguida.

Delícia de abacaxi light

Ingredientes

  • 1 abacaxi picado
  • 1 pacote de pudim de baunilha light
  • 1 creme de leite light
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Mousse de abacaxi

Ingredientes

  • 1 kg de abacaxi cortado em cubos
  • 1 colher (de sopa) de adoçante culinário em pó
  • 12 g de gelatina sem sabor incolor dissolvidas em 2 colheres (de sopa) de água
  • 200 ml de leite desnatado.

Modo de preparo

Sorvete de abacaxi vegano

Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) de abacaxi picado
  • ½ xícara (de chá) de açúcar cristal ou demerada
  • 1/4 de xícara (de chá) de leite de coco de vidrinho
  • 1 pacote de 200 g de creme de leite de soja
  • ½ colher (de chá) de emulsificante.

Modo de preparo

Remédios caseiros

Com tantos benefícios, o abacaxi também serve como um remédio natural. Aqui nós separamos duas receitas para você fazer em casa e cuidar ainda mais da sua saúde. Confira!

Chá de casca de abacaxi

Ingredientes

  • 1 xícara e ½ de água
  • 1 colher (de chá) do sumo do limão
  • Folhas de hortelã
  • Casca de abacaxi.

Modo de preparo

“A casca do abacaxi é riquíssima em vitamina C, bromelaína e muita fibra, e pode ser usada no preparo de bebidas fermentadas, bolos e doces. É importante fazer a higienização da casca com cuidado. Após a
limpeza é só utilizar”, aconselha a nutróloga.

Lambedor

Ingredientes

  • 500 ml de mel de abelha
  • 1 abacaxi médio sem casca.

Modo de preparo

Corte a fruta em pequenos pedaços e coloque em uma panela juntamente com o mel. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por até três minutos. Depois é só coar e tomar durante o dia.

Esse remédio natural é indicado para tratar problemas respiratórios como tosse, bronquite e pneumonia. (1)

Dúvidas frequentes sobre o abacaxi

Mesmo depois de todas essas informações, você ainda pode ter algumas dúvidas a respeito do consumo dessa fruta tropical. Pensando nisso, separamos as principais questões envolvendo o abacaxi e respondemos todas elas. Veja!

1- Abacaxi faz mal para o fígado ou para os rins?

“Abacaxi não faz mal para o fígado ou para os rins, ao contrário, ajuda no funcionamento destes órgãos”, esclarece a médica.

2- Qual a diferença entre o ananás e abacaxi?

“Em algumas regiões ele é chamado de ananás, podendo ser mais doce ou
menos doce, mais fibroso ou menos fibroso, porém não há diferenças nutricionais dignas de nota, é apenas uma variação sobre a mesma fruta”, explica Tamara Mazaracki.

3- Quem tem diabetes pode consumir abacaxi?

“Diabéticos podem aproveitar os benefícios do abacaxi desde que a quantidade ingerida esteja de acordo com o nível de carboidratos permitido na sua dieta específica, sempre dando preferência para a fruta in
natura
e evitando o suco, para não fazer um pico de glicose no sangue”, ensina.

4- Como escolher abacaxi?

A cor da fruta revela o seu estágio de maturação. Por exemplo, abacaxi com casca mais escura ainda está verde, já os maduros possuem uma cor mais clara.

Além disso, a coroa de um fruto maduro é mais flexível que a de um ainda verde. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o cheiro exalado pela fruta, quanto mais cheiroso o abacaxi é, mais doce ele será.

5- Quais as contraindicações?

“Alérgicos ao abacaxi, portadores de gota descompensada (ácido úrico alto), artrite reumatoide, úlcera, gastrite e refluxo podem ter problemas com a sua ingestão”, comenta a profissional de nutrologia.

Além disso, Mazaracki ainda alerta sobre o uso de alguns medicamentos que podem contraindicar o consumo da fruta. Portanto, se você está fazendo uso de anticoagulantes, antibióticos e anticonvulsivantes, o melhor é consultar o médico antes de aproveitar da suculência e refrescância do abacaxi.

*Artigo feito com a colaboração da nutróloga Tamara Mazaracki, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) (CRM 52 301716).

Referências

(1) Núcleo de Telessaúde Sergipe. “Preparados caseiros de xaropes (lambedores) são úteis no cuidado da tosse de crianças? Quais?“. Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 2018. Disponível em: https://aps.bvs.br/aps/que-receitas-de-xarope-caseiro-com-efeito-expectorante-podem-ser-recomendadas-para-criancas-menores-de-1-ano/. Acesso em: 19 de março de 2020.

Fontes consultadas pela especialista:

*Nonvitamin & Nonmineral Nutritional Supplements 2019. Pineapple (Ananas comosus)

*Vopr Pitan 2019. Pineapple Juice Nutritional Profile.

*International Journal of Nutrition and Food Sciences 2015. Nutritional Value and Medicinal Benefits of Pineapple.

*J Pharm Bioallied Science 2019. Antioxidant Activity of Crude Bromelain of Pineapple (Ananas comosus).

Sobre o autor

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, tem experiência em rádio e escreve para o Remédio Caseiro desde 2015. Registro Profissional MTB-PE: 6750.