Solução natural para nariz entupido

A solução caseira irá ajudar a diminuir o entupimento, mas não eliminará problemas como vírus

Praticamente todo mundo já passou pela situação de ficar com o nariz entupido. Mas o problema, que pode ser causado por inúmeros fatores, não precisa mais ser algo que atrapalhe o sono e estilo de vida; aprenda soluções naturais para tratar a congestão nasal.

Algumas das causas que podem provocar o problema são doenças como gripes e resfriados. A solução caseira irá ajudar a diminuir o entupimento, mas não eliminará o vírus. Para isso, procure a ajuda de um profissional da área.

Remédio caseiro para nariz entupido

Vapor

O vapor tem o efeito de emoliente no muco nasal, ajudando a eliminar aquilo que está obstruindo as vias nasais. Basta esquentar um pouco de água, despejá-la em um recipiente e envolver com uma toalha a bacia e a cabeça juntas. Respire normalmente, inalado bem o vapor. Evite o contato direto com a água.

O congestionamento nasal é um problema que afeta todas as idades

São inúmeras as causas que levam à obstrução nasal (Foto: depositphotos)

Aqueça a ponta do nariz

Outra forma de usar o vapor a favor da desobstrução nasal é aquecendo uma toalha e colocando-a na ponta do nariz por alguns minutos. É possível aquecer uma tolha ou lenço mergulhando em água quente ou esquentando no microondas.

Vinagre de cidra de maçã

O ingrediente é uma forma natural de deixar o muco mais fino, fazendo com que ele seja expulso do organismo. Misture uma colher de vinagre de cidra de maçã em 200 ml de água morna e beba a mistura.

Óleo de eucalipto

Outra forma de eliminar o muco é através do óleo de eucalipto, que contém propriedades descongestionantes e ainda tem um efeito anti-inflamatório. Pingue algumas gotas do óleo no banheiro antes de tomar um banho morno ou coloque-as no travesseiro.

Lavagem nasal

Misture um copo de água com uma colher rasa de sal. Despeje a solução em um bule ou em uma bombinha nasal e aplique nas narinas entupidas. Na hora da lavagem, incline-se um pouco para frente e gire a cabeça para o lado do bule. A água irá sair pela outra narina. Depois, assoe o nariz.

Veja também: Dias frios pedem sucos que previnam gripe e resfriados

Pessoas que sofrem de problemas como sinusite devem evitar esse tipo de lavagem sem o acompanhamento de um especialista.

Massagem facial

Massageie a face (ao lado das narinas) com as pontas dos dedos indicadores, pressionando a região por aproximadamente um minuto. Depois, faça uma segunda massagem começando nos seios a face e indo até às orelhas. Repita o processo três vezes com intervalos de cinco minutos.

Por que o nariz fica entupido?

Segundo o otorrinolaringologista Bruno Rossini, são inúmeras as causas que levam à obstrução nasal, sendo as mais comuns inflamações na mucosa que reveste internamente o nariz.

“Isso acontece quando, por exemplo, temos gripe, resfriados, quando inalamos produtos irritantes (como produtos químicos e perfumes fortes) e quando apresentamos quadros alérgicos, como nas rinites”, revela o profissional.

O nariz também pode ficar entupido por problemas como desvio no septo nasal ou aumento da adenoide.

Veja tambémColoque alho no seu ouvido e se livre de gripes e resfriados. Veja como

“Uma outra causa muito comum é o desvio do septo nasal, que é uma estrutura que divide o nariz dos dois lados. Nesse caso, o paciente sempre percebe que, ao menos um dos lados, está obstruído. Muitas vezes, associado ao desvio do septo, nós temos o aumento das conchas do nariz, que são estruturas que ajudam a filtrar o ar, mas que podem estar alteradas, dificultando a passagem do fluxo aéreo”

Já no caso do aumento da adenoide (também conhecida como carne esponjosa), além da obstrução nasal o paciente também apresenta ronco e apneia noturna. Essas situações podem ser revertidas através de processo cirúrgico e requerem o acompanhamento de um profissional.

Consequências do nariz entupido

O congestionamento nasal é um problema que afeta todas as idades, podendo trazer consequências em todos os casos.

“Uma pessoa que não consegue respirar adequadamente tende a dormir mal, o que pode gerar um pior rendimento durante o dia. Uma criança que não respira pelo nariz normalmente, pode ter uma alteração no crescimento de sua face e isso pode repercutir pelo resto da vida”, conta Bruno.

Veja tambémConfira 5 receitas de chás para curar a gripe