Sobremesa para Ceia de Natal: faça o brigadeiro saudável

Conheça uma deliciosa receita de brigadeiro saudável para preparar como sobremesa da sua ceia e surpreender toda a família e amigos

Fim de ano é época de muitas reflexões, troca de presentes e… muita comilança! Os pratos tradicionais da ceia de Natal e de Réveillon são bastante variados, mas geralmente são muito gordurosos e calóricos. Não é à toa que muita gente se preocupa com os indesejáveis quilinhos a mais durante essa época.

Estar de dieta ou simplesmente preferir seguir uma alimentação mais equilibrada não significa uma privação total ou parcial em relação à ceia de Natal ou Réveillon. Neste artigo, conheça uma deliciosa receita de brigadeiro saudável para preparar como sobremesa da sua ceia e surpreender toda a família e amigos.

O brigadeiro em versão saudável

A consultora em culinária saudável da empresa Jolivi, Juliana Carreiro, transformou a clássica receita de brigadeiro em um alimento saudável. Nessa versão de brigadeiro, o leite condensado é substituído pelo leite de inhame. Pode parecer estranho a princípio, mas o efeito é realmente bom.

Brigadeiro a brazilian sweet.

Receita de brigadeiro de inhame

Confira a seguir a receita de brigadeiro saudável:

Ingredientes

  • 1 colher (de sobremesa) de manteiga;
  • 3 colheres (de sobremesa) de chocolate em pó (50%);
  • 1 colher (de sobremesa) de adoçante culinário;
  • 1 colher (de sobremesa) de mel;
  • 4 inhames;
  • 2 xícaras (de café) de água.

Modo de preparo

1) Cozinhe e amasse os inhames até formar um purê;
2) Em fogo baixo, derreta a manteiga, acrescente o cacau e o mel. Mexa sem parar;
3) Dissolva o adoçante em um pouquinho de água antes de despejá-lo na panela. Isso é fundamental para não “empelotar”;
4) Acrescente a mistura e continue mexendo;
5) Coloque água até dar o ponto;
6) Faça as bolinhas e passe no cacau ou no granulado sem leite e açúcar.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.