Será que cereal matinal é realmente saudável? Descubra

A popularidade do cereal acontece por muitos acreditarem que ele seja um prato leve e saudável. Mas será verdade?

Os cereais matinais são uma das opções favoritas na hora da refeição mais importante do dia. E a popularidade do alimento acontece porque, além de possuir um ótimo sabor, muitos acreditam que ele seja um prato leve e saudável. Mas será que todo cereal faz bem para o organismo?

A verdade é que o cereal é saudável apenas se você souber como escolhê-lo, a quantidade que vai ingerir e até mesmo o lugar onde vai comê-lo.

Existem alguns tipos que possuem tanta proteína quanto um ovo, a mesma quantidade de fibra de aveia e, caso você coloque leite com baixo teor de gordura, quase o mesmo valor de cálcio que um copo de iogurte.

Será que cereal matinal é realmente saudável? Descubra

Foto: Pixabay

Na hora de escolher um cereal, se você deseja que ele seja um alimento saudável, procure aqueles que são enriquecidos com vitaminas e minerais. Opte pelos que contêm de 3 a 5 gramas de fibras e menos de 8 gramas (duas colheres de chá) de açúcar.

Já aqueles que podem apresentar riscos para a saúde são os que possuem mais açúcar e menos fibras, o que pode gerar um sério aumento dos níveis sanguíneos, principalmente se for consumido diariamente.

Outra coisa que pode interferir nos benefícios do cereal é a quantidade ingerida. Considere utilizar um copo para usar de medição na hora de servir o alimento. Essa também é uma forma de ajudar a manter as calorias sobre controle.

Também é importante ter bastante cuidado na hora de escolher o local onde vai comer os cereais. Um estudo divulgado pela CNN Espanhol constatou que as mulheres que tomam café de manhã sentadas no balcão da cozinha pesam mais do que seus vizinhos que não possuem essa prática.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.