Seitan básico, uma boa alternativa alimentar para quem é vegetariano(a)

O seitan apresenta muita semelhança com a carne, desde o aspecto ao sabor, por isso ele é usado com frequência pelos adeptos ao vegetarianismo

Conhecida como uma alternativa saudável, nutritiva e saborosa para quem é adepto ao estilo de vida vegetariano, o seitan é uma proteína vegetal. Ela é vista como base para uma infinidade de pratos.

O seitan apresenta muita semelhança com a carne, desde o aspecto ao sabor. Somado a tudo isso, ele é rico em proteínas e pobre na quantidade de gordura.

O seitan é um alimento típico da culinária oriental que passou a ser difundido em outros países pelas propriedades que apresenta. Assim como o tofu, ele é bastante versátil e fácil de ser preparado. No que diz respeito ao consumo, ele pode ser combinado com vários outros alimentos, inclusive pode ser preparado em casa. Nesse último caso, essa forma de preparo deixa o seitan ainda mais saboroso.

Propriedades do seitan

Seitan básico, uma boa alternativa alimentar para quem é vegetariano(a)

Foto: depositphotos

O seitan é uma fonte de proteína vegetal, quando misturado com legumes, acaba ficando ainda mais rico, nutritivamente falando, já que todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do corpo podem ser obtidos. No processo de fabricação do seitan, a farinha de trigo é lavada até perder todas as gorduras e hidratos de carbono.

Ao fim de todo esse processo, o que sobra é somente o glúten, que é uma proteína insolúvel presente no trigo. O alimento fornece ao corpo também a vitamina do complexo B e ferro. As pessoas que são alérgicas ao glúten não devem consumir o seitan.

Preparando o seitan em casa

O seitan pode ser encontrado no supermercado, porém, há quem prefira preparar o alimento em casa. Isso garante que ele ganhe ainda mais sabor. A partir da receita que será apresentada a seguir, você vai ver como fazer o alimento.

Ingredientes

– 2 xícaras de farinha de glúten;
– 1 xícara e meia de água;
– 1 colher (de chá) de cebola em pó;
– 1 colher (de chá) de alho em pó;
– 3 colheres (de sopa) de molho shoyo ou tamari;
– 1 colher (de sopa) de óleo de gergelim;
– 1 colher (de chá) de salsinha desidratada.

Modo de preparo

Com ajuda de uma vasilha grande, misture, inicialmente, todos os ingredientes secos. Aos poucos, acrescente a água enquanto bate tudo na batedeira ou liquidificador. O ponto certo é quando a massa estiver com aparência esponjosa. O passo seguinte é cortar toda a massa em pedaços médios e deixá-la descansar.

Caldo de cozimento

Enquanto você espera a massa crescer, já pode ir preparando o caldo para cozimento. Dessa forma você vai precisar de:

Ingredientes

– 6 xícaras de água;
– 1 cebola cortada em pedaços grandes;
– 2 dentes de alho cortados ao meio;
– 2 colheres (de sopa) de melado;
– 1/4 de xícara de chá de shoyo ou tamari;
– Sal e pimenta a gosto;
– Ervas de sua preferência.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque todos os ingredientes e leve para cozinhar. Corte o seitan em pedaços e jogue dentro da panela para cozinhar por cerca de uma hora com a panela tampada. Depois de cozido, retire os pedaços e utilize para fazer a receita da sua preferência.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.