Sapoti: Confira como escolher certinho na hora de comprar essa fruta

Para poder usufruir das inúmeras propriedades dessa fruta é necessário saber escolher sapoti de melhor qualidade


O Sapoti, cujo nome científico é Manilkara zapota é originária da América Central. A árvore pode chegar a 15 metros de altura, com folhas duras e brilhantes e flores rosas pequenas.

A fruta é arredondada com a cor castanha esverdeada. Sua polpa é de cor amarela e possui em seu interior as sementes. Ela é muito comparada ao caqui.

A sapoti é ideal para quem não gosta de acidez, pois ele é doce. Rico em fibras, ele é considerado um ótimo aliado para o bom funcionamento do intestino e também um calmante para o fígado e vesícula biliar. Entre as substâncias presentes no fruto estão: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio e silício.

Como escolher sapoti

Quando for escolher sapoti nos mercados, feiras e quitandas, dê preferência aos frutos que estejam com casca bege e meio enrugada. Se ele estiver com casca verde e dura, ainda não está maduro. Já se ao apertar você sentir partes moles ou algumas regiões com machucados, descarte-o.

Sapoti: Confira como escolher certinho na hora de comprar essa fruta

Foto: depositphotos

Agora que você já sabe de todos os benefícios e como escolher sapoti, aproveite para saboreá-lo nessas receitas que separamos para você!


Receitas com Sapoti

Doce de Sapoti

Ingredientes

– Meio kg de sapoti;
– 1 colher (de sopa) de suco de limão;
– 1 xícara de açúcar;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo

Descasque o sapoti, corte-o ao meio e retire os caroços. Em uma panela com 1 xícara de água, coloque o açúcar e misture ao fogo por alguns minutos. Em seguida, adicione os sapotis e a colher (de sopa) de suco de limão (para dar um pouco de acidez). Depois é só deixar a mistura no fogo até ficar no ponto de doce. Ao esfriar, guarde na geladeira.

Pudim de Sapoti

Ingredientes

– 4 unidades de sapoti;
– 1 xícara (de chá) de açúcar;
– 2 latas de leite condensado;
– 3 colheres (de sopa) de manteiga;
– 2 colheres (de sopa) de fécula de batata;
– 250 gr requeijão culinário;
– 1 colher (de chá) de raspas de limão;
– 6 unidades de gema de ovo;
– 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó.

Modo de fazer

Comece caramelizando o açúcar para colocar no fundo da forma do pudim (assim como no pudim de leite). Depois bata a manteiga na batedeira e adicione aos poucos o leite condensado. Em seguida, coloque o requeijão, a fécula de batata, uma gema, a polpa de sapoti e as raspas de limão.

Depois, bata as claras em neve. Junte-as ao fermento e aos demais ingredientes misturando delicadamente com uma colher e não mais com a batedeira. Despeje o conteúdo na forma já caramelizada e cubra tudo com papel alumínio. Leve para assar em forno por 1h e 30 minutos em fogo médio. Depois de esfriar, leve à geladeira.


Informar erro