Saiba qual tipo de vassoura escolher para fazer a faxina de casa

Existe uma vassoura específica para ambientes abertos, fechados ou para os tipos de piso, sejam eles laminados, de madeira, porcelanato ou de cerâmica

De uma maneira geral, as tarefas de casa precisam de muito tempo para serem concluídas. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), as mulheres gastam 20 horas do seu tempo para realizar estas atividades domésticas, enquanto que os homens 10 horas.

E entre todas as tarefas feitas em casa, varrer o piso é uma das mais desgastantes. Isto porque esta prática consome muito tempo de quem se dedica a limpar, uma vez que trata de uma atividade praticamente diária tanto em casa, como em escolas ou ambientes de trabalho. Além disso, o ato de limpar o chão provoca um esforço físico surpreendente, principalmente quando os utensílios usados na limpeza não são os mais adequados.

Por esta razão, o coordenador de produtos do segmento de limpeza da Condor, Tiago Kotovitcza, explica que a melhor maneira de empregar pouco esforço nesta atividade é escolhendo bem o material utilizando, neste caso, a vassoura. “O ideal é que, antes de comprar, o consumidor leia o rótulo para identificar a função daquele tipo de vassoura e escolher a opção mais adequada para o seu propósito.” Esta atitude, ainda segundo o especialista, pode evitar prejuízos no piso, tendo em vista que algumas vassouras podem danificar o piso, rodapés e móveis.

Saiba qual tipo de vassoura escolher para fazer a faxina de casa

Foto: depositphotos

Como escolher a melhor vassoura para varrer a casa?

No segmento de produtos para faxina, existem vários tipos de um mesmo objeto. No caso da vassoura, por exemplo, há uma variedade e a escolha deve ser feita com base na finalidade colocada ao objeto. Por isso, existe uma vassoura específica para ambientes abertos, fechados ou para os tipos de piso, sejam eles laminados, de madeira, porcelanato ou de cerâmica.  Entenda:

  • Ambientes externos: As cerdas da vassoura utilizada para varrer ambientes externos devem possuir cerdas rígidas e sintéticas, pois trata-se de uma limpeza mais pesada e por isso exige maior resistência do produto;
  • Ambientes internos: No geral, os produtos utilizados nestes ambientes devem ser mais leves e angulados, pois precisam alcançar as sujeiras em lugares de difícil acesso. Contudo, é preciso levar em consideração o tipo do piso;
  • Cerâmicas: A preferência deve ser de cerdas sintéticas;
  • Madeira, laminados e porcelanato: Produtos que possuem cerdas mistas são mais indicados, ou seja, os que são compostos por pelos sintéticos e naturais.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.