Saiba como limpar o micro-ondas por dentro

O limão e sal são o segredo para um micro-ondas limpo e higienizado. Confira

Limpar o micro-ondas pode levantar muitas dúvidas, principalmente para donos de casa de primeira viagem.

Muitas são as substâncias e materiais que não podem ser colocados dentro do eletrodoméstico, e isso causa medo para quem não sabe a maneira certa de limpá-lo.

Contudo, limpar o microondas por dentro é uma tarefa bem mais simples do que parece. Com produtos facilmente encontrados em casa e em menos de 10 minutos, o micro-ondas deve estar completamente limpo, higienizado e sem odores. Basta seguir alguns passos e dicas a seguir:

5 passos para limpar o micro-ondas

Tire o aparelho da tomada

Como a limpeza utiliza de água é mais seguro não deixar o micro-ondas ligado na energia

Para evitar choques, é importante retirar o aparelho da tomada (Foto: depositphotos)

Em primeiro lugar, lembre que o micro-ondas é um aparelho ligado na energia elétrica; e apesar de parecer inofensivo, a limpeza feita com ele ligado pode causar acidentes e choques fatais caso esteja com algum problema ou defeito.

Em algumas formas de limpar o micro-ondas (como na fervura da água com limão, que você vê abaixo), o aparelho pode ser usado para aquecer a mistura, mas precisa ser desligado da tomada para que a limpeza seja feita de modo seguro.

Veja também: Já ouviu falar no sabonete líquido de micro-ondas? Conheça

Muitos dos modelos de micro-ondas mais novos do mercado parecem super seguros em relação a choques elétricos, e de fato muitos são, mas nunca devemos arriscar. A segurança sempre precisa estar em 1º lugar.

Ferva água com limão

Utilizar o limão na limpeza do micro-ondas garante a eliminação dos maus odores

A água com limão remove sujeiras e encardidos (Foto: depositphotos)

Esse método é muito usado, tanto pela praticidade quanto pela eficiência. O limão possui uma ótima ação adstringente, que facilita muito na remoção de sujeiras, encardidos e odores.

Além disso, o limão é capaz de eliminar alguns tipos de bactérias e agentes nocivos para a saúde, que possam de alguma modo ser transferidos do micro-ondas para os alimentos que serão aquecidos ou preparados nele.

O modo de fazer é muito simples. Em um copo ou caneca com água, coloque a metade de um limão (quanto mais amarelo melhor, mas não use o do tipo siciliano, prefira o comum pela eficiência). Aqueça por um ou dois minutos. Depois deixe amornar o suficiente para que você consiga pegar o limão sem se queimar.

Em seguida, esfregue toda a parte interna do microondas com o limão. Quanto mais suco sair, melhor. Não se esqueça de limpar o prato, embaixo do prato e a porta do aparelho. Você verá que as sujeiras vão estar molinhas e sair fácil.

Isso acontece porque quando aquecemos a água com o limão, o vapor liberado vai umedecer o interior do aparelho, o que já facilita a limpeza. Em seguida, esfregar com o limão liberará mais umidade e a acidez da fruta, que funciona como agente de limpeza e remoção de odores.

Veja também: Quais alimentos você nunca deve colocar no micro-ondas?

Retire o prato giratório

Um dos itens que não deve passar despercebido durante a limpeza do aparelho é o prato removível

O prato giratório é removível e pode ser lavado na pia (Foto: depositphotos)

Para reforçar a limpeza, muitas pessoas retiram o prato giratório do micro-ondas e o lavam normalmente como se fosse um prato comum. Na maioria dos modelos, o prato giratório é removível facilmente, o que facilita esse processo.

O único cuidado nessa tarefa é ter certeza de que o prato está completamente limpo e seco ao retorná-lo ao micro-ondas. Se por acaso houver resquícios de sabão ou sujeira no prato que for colocado no micro-ondas limpo, as substâncias podem contaminar alimentos e o próprio aparelho.

Reforce a limpeza com sal

Usar o sal para a limpeza do micro-ondas é mais indicado do que usar produtos abrasivos

A água com sal tira sujeiras e elimina odores (Foto: depositphotos)

Se você realizou a limpeza com limão ou mesmo com produtos de limpeza comprados no mercado, a melhor maneira de “enxaguar” a limpeza é com um pano úmido com a solução de água + sal. A mistura vai ser capaz de eliminar os micro-organismos que o limão ou produtos não consegue.

Coloque uma colher (de sopa) de sal em uma xícara de água. Umedeça um paninho com a solução e limpe todo o interior do micro-ondas. A mistura também é capaz de reforçar a remoção dos odores.

Outra dicas é trocar a colher de sal por uma colher (de sopa) de vinagre. O efeito vai ser muito parecido. Será um ótimo reforço para uma limpeza completa e profunda.

Veja também: Não sabe cozinhar ovo no micro-ondas? É mais fácil do que você imagina

Lembre de limpar do lado de fora também

A parte externa do micro-ondas também merece atenção na hora da limpeza

As bordas da porta do micro-ondas podem ser “portas” de entrada para sujeiras (Foto: depositphotos)

Agora que você aprendeu que limpar o micro-ondas por dentro é uma missão super simples e rápida, não esqueça que higienizá-lo do lado de fora também é importante, principalmente a porta do eletrodoméstico.

As bordas da porta do micro-ondas podem ser também portas de entrada para sujeiras e micro-organismos. Limpe bem a porta , principalmente as bordas e ao redor delas. Você pode utilizar para essa limpeza a mesma mistura de água e limão usada para limpar por dentro.

No resto do exterior do aparelho, você pode usar os produtos de limpeza já usados para limpar outros eletrodomésticos como geladeira e fogão. Desengordurantes são boas pedidas, pois limpam bem e dão cheiro bom, mas lembre de passar um pano úmido em seguida para evitar excessos.

Outras dicas

  • Não use esponja de cozinha para limpar o micro-ondas por dentro. Elas trazem muita umidade e molhar muito o aparelho pode facilitar a entrada de água na fiação e causar curtos-circuitos.
  • Evite usar produtos de limpeza industriais para limpar dentro do micro-ondas. Eles liberam substâncias no local que podem contaminar os alimentos conforme o uso.
  • Nunca coloque itens de inox ou alumínio no micro-ondas, por causa explosões e curtos-circuitos.

Veja tambémUse bicarbonato de sódio para limpar e desodorizar o micro-ondas

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.