Saiba como fazer e quais as indicações do lambedor de beterraba

Esse xarope pode aumentar a defesa do organismo

O lambedor é um tipo de xarope caseiro muito utilizado para combater gripe, tosse e catarro no organismo. O seu preparo pode ser feito à base de legumes, frutas e outros ingredientes retirados da natureza.

A prática de utilizar plantas a favor da saúde não é nova, pois desde a antiguidade os remédios caseiros eram feitos para aliviar problemas por meio de chás e xaropes. Atualmente, a fitoterapia é amplamente divulgada e utilizada por médicos e farmacêuticos especializados no setor. São eles, os profissionais indicados para prescrever qualquer tipo de remédio fitoterápico.

Os lambedores são benéficos para a saúde pois eles podem ter o efeito calmante, anestésico, podem aliviar dores, gripes e resfriados, proteger as vias respiratórias e dar alivio para cólicas e gases.

O lambedor de beterraba pode aumentar a defesa do organismo

Os lambedores são benéficos para a saúde (Foto: depositphotos)

A beterraba é fonte de vitamina C e ela é uma ótima opção para fazer aumentar a defesa do organismo. A hortaliça possui uma substância chamada antocianina que potencializa os efeitos da vitamina. Além disso, a beterraba também auxilia o aumento do colesterol bom e combate diversas inflamações.

Veja também: Descubra todo o potencial do lambedor de cenoura e aprenda a fazer

Lambedor de beterraba

A receita de lambedor de beterraba pode ser feita utilizando apenas dois ingredientes: o açúcar e a própria beterraba. Confira a quantidade de cada um e o modo de preparo:

Ingredientes

  •  1 beterraba;
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar.

Modo de fazer

Essa receita de lambedor não precisa levar ao fogo. Basta lavar bem a beterraba, retirar a casca e cortá-la em rodelas finas. Depois disso, coloque-as em um recipiente, junto com as duas colheres de sopa de açúcar. Feito isso, você deve deixar descansar por um dia completo.

Veja tambémAumente a massa muscular tomando suco da beterraba

Neste período, isole bem a panela, para ficar longe de insetos e formigas. Passada as primeiras 24h, você deve separar o xarope que se formou durante esse tempo no fundo do recipiente. É ele que é o xarope.

Como consumir o xarope de beterraba

A posologia é a seguinte: duas colheres (de sopa) três vezes ao dia para os adultos. Já as crianças tomam 1 colher do mesmo tamanho ao dia.

Se os sintomas persistirem, você deve procurar um médico e na dúvida sobre as propriedades de qualquer planta, você deve consultar um especialista em fitoterapia para esclarecer as principais questões relacionadas a sua saúde e aos vegetais.

Veja também: Lambedor de romã: veja como preparar e para que serve

As contraindicações são principalmente para pessoas com diabetes que não podem tomar lambedores ricos em açúcar.