Saiba como eliminar asma e bronquite com um único chá

Muitas pessoas confundem asma com bronquite, que na verdade são dois problemas diferentes mas que podem atingir uma mesma pessoa e que também possuem sintomas em comum como chiado no peito, tosse, grande produção de muco e broncoconstricção, nome dado ao caso em que há o fechamento dos brônquios impedindo a passagem de agentes que irritam as passagens de ar dos pulmões.

Mas, mesmo com alguns aspectos em comum, bronquite e asma têm diferenças e as principais delas estão relacionadas a tosse, tanto da intensidade como da duração.

No caso da asma, por exemplo, a tosse surge e desaparece logo, com exceção das graves que possuem sinais contínuos. Já quando o paciente está com bronquite, a tosse é um sinal que perdura por, pelo menos, três meses consecutivos e após pausas, surge novamente, durando até dois anos.

Saiba como eliminar asma e bronquite com um único chá

Foto: depositphotos

Desta forma, quem deseja eliminar algum destes problemas respiratórios deve procurar um médico e seguir as orientações que ele passar. Além disso, o paciente pode apostar em um tratamento alternativo feito a base de um chá que leva entre os ingredientes, abacaxi, angico, xaxim etc. A dica é dada pelo fitoterapeuta naturopata, André Resende, e é bem simples de preparar.

Chá para tratar afecções do pulmão

Ingredientes

  • 1 l de água potável;
  • Pedaço da casca de abacaxi ou 1 rodela da fruta;
  • 1 punhado de alcaçuz;
  • 1 punhado de angico;
  • 1 punhado de xaxim em folhas;
  • 1 punhado de poejo;
  • 1 punhado de emburana casca;
  • Mel para adoçar.

Modo de preparo e consumo

Coloque a água no fogo e deixe que ela ferva. Após conseguir que o líquido entre em ebulição, desligue o fogo e acrescente os demais ingredientes, com exceção do mel. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 20 minutos. Após o tempo determinado, coe o chá, adicione o mel a gosto e depois beba uma xícara. A dica é consumir, pelo menos, cinco xícaras por dia em períodos alternados.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.