Roupas brancas encardidas? Aprenda como alvejá-las

Anna Shepard, no livro "Limpe e Arrume sua Casa", dá dicas de como fazer uma lavagem nas roupas brancas deixando-as como novas

Roupas brancas são bem mais sensíveis às manchas do que outras de cores diferentes. No caso das peças alvas, as manchas amareladas surgem com facilidade seja na região das axilas, devido ao desodorante; no colarinho, por causa do suor, nos bolsos e punhos. A verdade é que existem partes mais suscetíveis à sujeira, mas, no caso da roupa branca, isso pode ocorrer em toda a extensão da peça.

Sendo assim, é preciso uma dedicação com estas peças na hora da lavagem, evitando que as manchas fiquem ou que deem mais trabalho para desaparecerem.

Levando em consideração a importância deste cuidado, Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume sua Casa”, dá dicas de como fazer uma lavagem nas roupas brancas ao ponto destas saírem do varal seminovas.

Passo a passo para facilitar a lavagem de roupas brancas

Roupas brancas encardidas? Aprenda como alvejá-las facilmente

Foto: depositphotos

1. Separe as peças brancas

Inicie o processo de lavagem separando as peças que realmente são brancas. Nada de colocar roupas que sejam em tons pastel ou cinza-claros, pois você evita passar muitas horas tentando lidar com as manchas, sem obter o efeito desejado. Desta forma, antes de qualquer procedimento, reserve as peças extremamente alvas.

2. Use um pré-lavagem

Após fazer a separação, pegue peça por peça e aplique um líquido de pré-lavagem, é interessante apostar nos produtos que você já conhece e sabe utilizar, evitando surpresas com itens novos. Coloque o líquido no colarinho e nos lugares onde há dobras nas roupas, tendo em vista que estas são as regiões onde mais costumam ficar encardidas.

3. Deixe de molho

Sem retirar o produto de pré-lavagem, coloque as peças em uma bacia cheia de água quente misturada com uma medida de sabão. Permita que a peça fique de molho durante uma hora, para que as manchas possam iniciar o processo de branqueamento. Depois do tempo determinado, leve as peças para a máquina de lavar em uma temperatura alta.

4. Coloque para secar ao ar livre

Depois que a máquina liberar as peças, coloque-as para secar ao ar livre e, de preferência, no sol. Isto porque, os raios solares são branqueadores naturais. Porém, é bom ficar atento ao espaço, tendo em vista que lugares muito poluídos podem comprometer a limpeza e qualidade da peça estendida.

Dica de lavagem especial

Algumas peças brancas costumam ficar bem amareladas, seja pela sujeira ou por passarem muito tempo guardadas. Por esta razão, elas demandam mais tempo e esforço para voltarem a ter a cor inicial. Desta forma, a técnica nestes casos muda, sendo ideal colocar as roupas de molho em uma mistura de água quente com 40 g de bórax. Depois de duas horas de molho, você tira a peça, torce o líquido e lava normalmente usando água quente.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.