Reveillon: comidas que dão sorte para o Ano Novo

Além de usar as cores para atrair as boas vibrações e saltar as primeiras sete ondas, você também pode investir em alguns alimentos, com o mesmo propósito

Trazer para si o desejo de um início de ano cheio de muito amor, saúde e sorte é comum em grande parte da população. Para isso, as pessoas fazem questão de investir em certas superstições para dar aquela forcinha extra para que todos os desejos se realizem.

Usar as cores para atrair as boas vibrações, saltar as primeiras sete ondas após a virada do ano, dar pulos sequentes com o pé direito, jogar moedas e subir num degrau são algumas das investidas. Nesse âmbito também aparecem os alimentos que ajudam na atração dos bons fluidos.

Para saber os benefícios que eles podem trazer para a saúde, assim como as boas vibrações que eles podem atrair, preste atenção na lista a seguir:

O que comer no ano novo

Lentilhas

eveillon-comidas-que-dao-sorte-para-o-ano-novo-lentilha

Fotos: Pixabay

A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. Acredita-se que, consumindo uma colher de sopa desse ingrediente é o suficiente para que o seu ano seja repleto de muita fartura à mesa.

Quanto aos benefícios a saúde, a lentilha é rica em carboidratos, zinco, ferro, vitamina B e fibras. Seu consumo regular ajuda a diminuir o colesterol, desintoxicar o organismo, combate a diabetes, previne a trata a anemia, melhora a saúde dos ossos, previne o câncer e diminui as tensão pré-menstrual.

Romãs

eveillon-comidas-que-dao-sorte-para-o-ano-novoroma

O conhecimento popular ligado a superstição diz que, consumir romãs na virada do ano é uma boa forma para atrair dinheiro. A fruta deve ser consumida em sete partes. Depois disso, guarde as sementes na carteira.

A fruta é rica em ácidos graxos, o que beneficia o sistema cardiovascular, diminuindo o colesterol ruim. Ela fortalece as paredes internas dos vasos e evita infarto e derrame. Também são atribuídos à ela os poderes de emagrecimento, antioxidante e anti-inflamatório. Por outro lado, a romã também previne o desenvolvimento do câncer.

Uva

eveillon-comidas-que-dao-sorte-para-o-ano-novo-uva

A superstição que usa a uva como elemento de boa sorte é de origem portuguesa. Eles acreditavam que, comer de três a sete, ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte, garante prosperidade e fartura. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.

A uva é uma rica fonte de carboidratos e são conhecidos por fornecer energia instantânea. A fruta também é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, C, E e K, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e zinco. Por isso ela faz bem ao coração, previne o câncer e o aparecimento da doença de Alzheimer. Ela também traz benefícios para os olhos e pele.

Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras

eveillon-comidas-que-dao-sorte-para-o-ano-novo-castanha

Trazidas pelos imigrantes de origem árabe, a ingestão de alguns desses alimentos oleaginosos na noite do ano novo garante a fartura durante o restante do novo ano que se inicia.

Já em relação a saúde, os alimentos são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório. Elas também possuem fibras e proteínas. As oleaginosas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. Essas gorduras são importantes porque contribuírem para melhorar os níveis circulantes do colesterol bom.