Repolho – Benefícios e propriedades

Tanto o repolho roxo como o branco ou verde são vegetais saudáveis e indicados para o preparo de pratos

Muito presente na culinária brasileira, o repolho é um vegetal rico em propriedades e benefícios para a saúde. Além disso, trata-se de um alimento versátil, que pode ser incluído em lanches saudáveis, almoço ou até mesmo na janta.

Com folhas arrendondadas, este vegetal pode ser dividido em dois tipos o roxo e o branco, sendo este último também chamado da cor verde. Mesmo para quem não tem o hábito de comer o repolho, o uso deste vegetal é totalmente indicado para quem busca cuidar da saúde através de uma boa alimentação. A seguir você confere não só os efeitos benéficos do repolho, como também quatro receitas diferentes de como aproveitar este alimento na alimentação.

Benefícios e propriedades do repolho

Quem deseja ter uma vida mais saudável deve levar em conta as propriedades e os benefícios proporcionados pelo repolho. Isto porque este vegetal possui em sua composição vitaminas A, C, E, K e do complexo de B. Cálcio, fósforo e selênio são os minerais encontrados neste alimento. Isso tudo sem contar que o repolho é rico em fibras e substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e imunológicas.

Repolho, vegetal folhoso cheio de nutrientes

Rico em antioxidantes, repolho combate radicais livres (Foto: depositphotos)

Devido a esta enorme quantidade de nutrientes, trata-se de um alimento que traz benefícios para os sistemas nervoso e digestivo. Problemas intestinais, por exemplo, podem ser evitados quando o repolho é consumido de forma contínua e equilibrada, devido a presença das fibras.

Bioflavonóides, indóis, genisteína são substâncias encontradas nos repolhos e que agem no corpo como propriedades anticancerígenas. Por esta razão, quem consome este alimento está mais propenso a inibir o surgimento e desenvolvimento de células cancerígenas.

Já por ser rico em vitamina C, este vegetal tem uma atuação voltada para o combate de radicais livres, trabalhando como um antioxidante natural. Outras boas atuações do repolho são:

  • Estimulante de crescimento de cabelo;
  • Auxiliador no tratamento de reumatismo, hemorroidas;
  • Protetor de visão e da pele;
  • Controlador da pressão arterial.

Como usar este vegetal?

Repolho é um dos alimentos mais fáceis de ser incluído nas refeições, porque pode ser servido cru, cozido, através de saladas, sopas ou refogados. Por esta razão, pode servir como acompanhamento de diversos pratos, de carnes à massas. Inclusive, um dos pratos mais famosos da Alemanha é o chucrute, que tem como ingrediente principal o repolho fermentado.

Receitas usando os benefícios do repolho

Por ser um vegetal versátil, é possível preparar muitos pratos com o repolho. A seguir você pode conferir uma seleção de receitas das mais variadas que se aproveitam dos benefícios deste vegetal e ainda transforma suas refeições em opções mais saudáveis.

Repolho assado com orégano

Ingredientes

  • 1 repolho;
  • Orégano;
  • Azeite de oliva extra-virgem.

Modo de preparo

Lave o repolho com cuidado para retirar todas as impurezas. Em seguida, corte-o em duas ou quatro fatias. Posicione-as em uma assadeira e regue-as com azeite e orégano. Se achar melhor, pode incluir outros temperos, como salsinha, tomate, cebola etc.

Depois de temperar o vegetal, coloque a assadeira em forno preaquecido. Aguarde durante 40 ou 45 minutos. O ponto ideal para consumo é quando o repolho estiver bem dourado, mas cuidado para não queimar. Assim que estiver pronto, sirva ainda morno.

Repolho crocante

Ingredientes

  • 4 xícaras de repolho ralado cru;
  • 2 xícaras de uvas verdes sem caroço;
  • 2 tomates picadas sem sementes;
  • 1 xícara de salsa picada;
  • Meia xícara de nozes torradas (amendoim ou castanha de caju podem ser substitutos).

Modo de preparo

Esta é uma versão de salada muito crocante, saudável e nutritiva. Para prepará-la, basta unir todos os ingredientes em uma tigela. Se preferir, pode acrescentar vinagre de maçã, azeite e sal, antes de servir. Vale ressaltar que por ser uma salada fresca, é ideal ser preparada próxima à hora do consumo.

Contudo, se você não colocar o vinagre, o azeite ou o sal, a salada pode ter um tempo de duração maior. Portanto, basta deixar para temperá-la bem próximo do momento de fazer a refeição.

Repolho refogado

Ingredientes

  • 3 xícaras de repolho ralado;
  • 1 cenoura ralada;
  • Meia cebola da grande;
  • Azeite de oliva extra-virgem.

Modo de preparo

Primeiramente, lave os vegetais. Em seguida, corte a cebola em pedaços bem pequenos. Já a cenoura e o repolho devem ser ralados, na espessura que você achar melhor. Depois que os ingredientes estiverem prontos, coloque um fio de azeite na panela e leve ao fogo.

Com a chama média, adicione a cebola e deixe que ela comece a dourar. Logo em seguida, adicione a cenoura e o repolho para que eles refoguem junto à cebola. Depois é só servir e aproveitar esta delícia nutritiva que combina muito bem com um arroz branco e um frango grelhado.

Salada de repolho

Ingredientes

  • 4 xícaras de repolho cru;
  • Rúcula;
  • Tomate cereja;
  • Alface;
  • Grão de bico;
  • Tofu.

Modo de preparo

Lave todos os ingredientes e coloque o grão de bico para cozinhar. Enquanto o processo de cozimento estiver em andamento, corte os vegetais e o queijo em pedaços pequenos para compor a salada.

Despeje todos os ingredientes picados em uma tigela de vidro e assim que o grão de bico estiver cozinhado, acrescente-o na salada. Quando estiver pronta, sirva acrescentando azeite ou limão para incrementar o sabor deste prato.

Diferenças entre o repolho branco e o roxo

Apesar da cor decretar a maior diferença entre o repolho branco e o roxo, existem outras caraterísticas que podem aumentar as divergências entre esses vegetais “irmãos”. Enquanto o branco tem mais vitamina A, o roxo possui mais quantidades de vitamina C.

Além disso, potássio é o mineral de maior incidência no repolho branco, fazendo com que os músculos fiquem mais fortes. Já no caso do repolho mais escurinho, o nutriente em mais evidência é o selênio, sendo ele responsável por manter a pele ainda mais bonita e saudável.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.