Remédios caseiros para parar de beber

Os chás e o suco de laranja são grandes aliados e substitutos da bebida alcoólica

O uso exagerado de bebida alcoólica é um dos vícios mais comuns e antigos, porém que pode ser tratado com remédios caseiros conhecidos em ajudar a parar de beber.

Catalogado como doença, o alcoolismo atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo o relatório World Health Statistcs 2017, feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo mundial de álcool atualmente é de cerca de 6,4 litros de álcool puro por pessoa com 15 anos ou mais (por ano), com variação entre os 194 países participantes da pesquisa.

O consumo de bebidas alcoólicas no Brasil é uma questão bastante comum e preocupa autoridades e pesquisadores da área da saúde. Muito consumidas em festas, eventos e comemorações, as bebidas alcoólicas só aumentam sua popularidade, ao mesmo tempo que causam impacto na saúde pública de várias maneiras.

De acordo com o Alcoólicos Anônimos (AA), um(a) alcoólatra é toda a pessoa que bebe sem conseguir controlar o vício, cuja ingestão se torna incontrolável e muito difícil de evitar. Apesar disso, não são somente os alcoólatras que sentem dificuldade em deixar a bebida de lado.

Devido ao sua conexão direta com práticas associadas a diversão e lazer, a bebida pode ser algo bem difícil de evitar ou rejeitar. Contudo, existem algumas alternativas caseiras que podem ajudar muito nesse processo. Confira:

Remédios caseiros: Veja receitas que ajudam a parar de beber

Chás

Chás naturais, além de calmantes e diuréticos, podem ajudar a parar de beber

Além de calmantes e diuréticos, chás podem ajudar a parar de beber (Foto: depositphotos)

Veja tambémO consumo de álcool atrapalha na dieta?

Os chás são ótimas opções para tratar e aliviar crises de ansiedade e impaciência, características comuns em quem está passando por abstinência de algum vício. São os mais comuns controladores dos níveis de inquietação e temperamento desregulado.

Entre os principais chás recomendados estão os chás de camomila, maracujá e erva-cidreira, devido ao seu efeito tranquilizante.

Os chás gelados também tem efeito, principalmente à noite, devido a sua refrescância e sensação de prover bem-estar. É indicado para ser consumido à noite, pois é nesse período do dia em que mais se costuma consumir bebidas alcoólicas. Nesses casos, é à noite que as crises de abstinência costumam atacar.

Entre as opções geladas de chá para combater o alcoolismo estão o chá verde e o chá de hortelã. Há chás gelados também em que é possível adicionar frutas para deixar mais saboroso. É o caso do chá de erva-doce (dá para adicionar maçã) e o chá de erva-cidreira (com morangos ou laranja).

Suco de laranja

Consumo de álcool pode ser facilmente banido a partir do suco de laranja

Rico em vitamina C, suco de laranja também pode ajudar a evitar o consumo de álcool (Foto: depositphotos)

Veja tambémVerão: aprenda a fazer um drink bicolor sem álcool

Devido ao seu valor nutritivo e energético, o suco de laranja é um ótima pedida para quem está tentando sair do vício de álcool. Seu sabor doce e forte ao mesmo tempo ajuda na manutenção de um paladar ocupado

O ideal do consumo do suco de laranja para a combate ao vício em bebidas alcoólicas é 2 vezes por dia. Mas isso somente durante a primeira semana sem álcool. Após esse período, o suco pode começar a se tornar enjoativo.

Lembre-se de preferir laranjas maduras, pois são mais doces e fazem o suco não necessitar de adição de açúcar. Quando adicionamos açúcar no suco dessa fruta, além de diminuir os efeitos benéficos, estamos prejudicando o organismo, principalmente se for tomado diariamente, como sugerido.

Faça atividades físicas

Além de ajudar a saúde do corpo, fazer atividade física ajuda a parar de beber

Fazer atividade física, além de melhorar a saúde corporal, ajuda a parar de beber (Foto: depositphotos)

As atividades físicas são grandes aliadas no combate há vícios. Os exercícios ajudam a controlar o metabolismo, a ansiedade, a ociosidade, melhoram a qualidade do sono e na eliminação de líquidos.

A decisão de parar de beber junto à prática de exercícios pode causar um grande redução de medidas e peso, que podem ser uma grande motivação para continuar na dieta com restrição etílica.

O mais recomendados são os exercícios cardiovasculares, como corrida, ciclismo, aeróbico, dança, zumba, caminhada e natação. A musculação também é uma excelente alternativa de prática física para quem está largando a bebida, pois ajuda a focar objetivos novos.

Veja tambémQuentão sem álcool: além de saborosa, a bebida só traz benefícios pra saúde

Procure um novo hobbie

O aprendizado de algo novo é uma ótima distração para a mente e para o corpo. Investir em uma atividade diferente é um excelente recurso no combate a vícios como o álcool e drogas.

Entre as principais alternativas de hobbies recomendadas por especialistas que ajudam no tratamento a vícios estão aprender a tocar algum instrumento musical, desenho, pintura, artesanato, marcenaria, costura, culinária e artes marciais.

Essas atividades, para quem nunca as praticou, são tarefas inovadoras, que trazem novos aprendizados, objetivos e satisfações pessoais. São ótimas para direcionar a mente para longe dos vícios e ajudam no controle da ansiedade.

Dicas para parar de beber

Evite frequentar lugares onde há grande consumo de álcool e não repita os hábitos de quando você bebe. Tente mudar os hábitos que te direcionam à bebida, como sair com amigos depois do futebol ou aquela reunião no barzinho toda sexta após o trabalho.

Evite sempre o primeiro gole. Essa dica é muito importante para pessoas que estão se tratando de algum vício. Evitar o primeiro gole, o primeiro cigarro, ou mesmo a primeira garfada/colherada é muito importante. É aí que se manifesta o autocontrole.

Avise amigos e parentes. Você precisa validar a sua decisão, e a melhor maneira é espalhando-a entre as pessoas que vivem com você. Fale com seriedade e peça o apoio nessa escolha. Alguns podem até achar que é brincadeira, mas sempre terá aqueles que vão apoiar e te lembrar da decisão.

Vantagens de parar de consumir álcool

Estudos apontam que a interrupção no consumo de álcool pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física, mental e até mesmo na aparência.

A primeira vantagem é a diminuição do peso e medidas. Uma vez que as bebidas alcoólicas são bastante calóricas e ainda geralmente vem acompanhada de aperitivos também repleto de calorias e gorduras.

Outro benefício de parar de beber é a melhora do sistema digestivo, assim como a melhora da qualidade da pele, dos cabelos e do sono. Outra condição comprovada após a eliminação do álcool da dieta é a melhora na memória e a diminuição dos riscos de depressão.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.