Remédios caseiros para indisposição e cansaço

Espinafre, maçã, laranja e couve são exemplos de ingredientes saudáveis que resolvem o problema

Sentir cansaço e indisposição ao longo do dia é algo que interfere (e muito) no desenvolvimento das tarefas rotineiras. Se mesmo depois de uma boa noite de sono esses sintomas permanecem, saiba que é possível combatê-los de forma natural. Conheça alguns remédios caseiros que vão ajudar a espantar qualquer fadiga.

Se a sensação de cansaço extremo é algo sentido com grande frequência, procure a consulta com um especialista da área, pois isso pode ser sintoma de algumas doenças. Busque aliar os remédios naturais com o tratamento receitado pelo médico.

Tratamento natural para indisposição e cansaço

Couve, limão, laranja e espinafre são alimentos que curam a indisposição

O cansaço excessivo pode ser resolvi com alguns alimentos naturais (Foto: depositphotos)

Chá de alfafa

Rica em vitaminas A, C, D, E, K e do complexo B, a alfafa é rica em ácidos fenólico e fólico, substâncias que ajudam a combater o cansaço e dar energia ao organismo, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

  • Duas colheres (de sopa) da alfafa;
  • 500ml de água fervente.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e depois de pronta, acrescente a alfafa. Deixe abafado até amornar e coe antes de consumir. O indicado é ingerir a bebida três vezes ao dia.

Ginseng

O ginseng é conhecido devido à  sua ação estimulante e revitalizante, aliviando cansaço e estresse e ainda melhorando a concentração.

Veja também: Conheça receita de pasta para amenizar cansaço físico e mental

É possível consumir o ginseng em cápsulas, sopas, tintura, chá e até mesmo mastigar a raiz de planta.

Ingredientes

  • 1 pedaço de raiz de ginseng;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água no fogo até quando levantar fervura e adicione o ginseng. Deixe o recipiente abafado por 10 minutos. Antes de consumir a bebida, coe o chá. Procure consumir uma vez ao dia.

Espinafre

Os nutrientes encontrados no espinafre ajudam na absorção do ferro e magnésio, minerais essenciais para a energia e força do organismo.

Consuma alimentos ricos em vitamina C

Consumir alimentos ricos em vitamina C ajuda a se livrar de cansaço e indisposição

Alimentos ricos em vitamina C ajudam a eliminar indisposição e cansaço (Foto: depositphotos)

Pessoas que consomem pouca vitamina C tendem a sentir sensação de fadiga e cansaço. Para evitar esse problema, consuma alimentos e bebidas ricos no nutriente, como laranja, limão, brócolis, entre tantos outros.

Veja também: Dor, cansaço…! Talvez você sofre da síndrome das pernas inquietas

Suco de maçã, laranja e limão

Excelente fonte de fibras e vitamina C, essa bebida estimula a eliminação das toxinas, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico.

Ingredientes

  • 2 maçãs;
  • 5 laranjas;
  • 1 limão;
  • Meio copo de água.

Modo de preparo

Pique as maçãs sem retirar as cascas, retire o suco das laranjas e do limão e leve ao liquidificador junto com água. Bata, depois coe e consuma a bebida, preferencialmente em jejum.

Suco de couve com maçã e espinafre

Além de ser rico em vitaminas, essa bebida natural também contém bastante ferro e outros nutrientes, ajudando a manter a boa disposição durante todo o dia e ainda combatendo problemas como anemia.

Ingredientes

  • 2 maçãs;
  • 1 copo de água;
  • 1 folha de couve manteiga;
  • 5 folhas de espinafre.

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata. Consuma dois copos da bebida diariamente.

Doenças que podem causar cansaço e indisposição

Trate de forma eficaz algumas doenças e evite cansaço e indisposição

Determinados problemas podem afetar seu corpo e causar cansaço e indisposição (Foto: depositphotos)

Preste muita atenção se os sintomas de cansaço e indisposição estão aparecendo de forma recorrente. A fadiga em excesso pode ser sinal da presença de doenças como anemia, hipotireodismo, diabetes e até mesmo tolerância à lactose.

Veja também: Alguns remédios podem causar cansaço excessivo. Saiba quais

Em entrevista ao Portal R7, o endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Pedro Assed explicou que é importante saber diferenciar o que é fadiga física da psicológica.

“A indisposição psíquica, que impede a realização de atividades, sugere doenças como depressão. Nesse caso, o mais indicado é buscar um psiquiatra, que pode realizar uma avaliação completa do quadro para o tratamento correto. Já para o cansaço físico, as possibilidades são múltiplas e incluem condições como intolerância a lactose, anemia, hipotireoidismo e diabetes”, revelou.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.