Sentir cansaço e indisposição ao longo do dia é algo que interfere (e muito) no desenvolvimento das tarefas rotineiras. Se mesmo depois de uma boa noite de sono esses sintomas permanecem, saiba que é possível combatê-los de forma natural. Conheça alguns remédios caseiros que vão ajudar a espantar qualquer fadiga.
Se a sensação de cansaço extremo é algo sentido com grande frequência, procure a consulta com um especialista da área, pois isso pode ser sintoma de algumas doenças. Busque aliar os remédios naturais com o tratamento receitado pelo médico.
Tratamento natural para indisposição e cansaço

O cansaço excessivo pode ser resolvi com alguns alimentos naturais (Foto: depositphotos)
Chá de alfafa
Rica em vitaminas A, C, D, E, K e do complexo B, a alfafa é rica em ácidos fenólico e fólico, substâncias que ajudam a combater o cansaço e dar energia ao organismo, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
Ingredientes
- Duas colheres (de sopa) da alfafa;
- 500ml de água fervente.
Modo de preparo
Coloque a água para ferver e depois de pronta, acrescente a alfafa. Deixe abafado até amornar e coe antes de consumir. O indicado é ingerir a bebida três vezes ao dia.
Ginseng
O ginseng é conhecido devido à sua ação estimulante e revitalizante, aliviando cansaço e estresse e ainda melhorando a concentração.
Veja também: Conheça receita de pasta para amenizar cansaço físico e mental
É possível consumir o ginseng em cápsulas, sopas, tintura, chá e até mesmo mastigar a raiz de planta.
Ingredientes
- 1 pedaço de raiz de ginseng;
- 250 ml de água.
Modo de preparo
Coloque a água no fogo até quando levantar fervura e adicione o ginseng. Deixe o recipiente abafado por 10 minutos. Antes de consumir a bebida, coe o chá. Procure consumir uma vez ao dia.
Espinafre
Os nutrientes encontrados no espinafre ajudam na absorção do ferro e magnésio, minerais essenciais para a energia e força do organismo.
Consuma alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C ajudam a eliminar indisposição e cansaço (Foto: depositphotos)
Pessoas que consomem pouca vitamina C tendem a sentir sensação de fadiga e cansaço. Para evitar esse problema, consuma alimentos e bebidas ricos no nutriente, como laranja, limão, brócolis, entre tantos outros.
Veja também: Dor, cansaço…! Talvez você sofre da síndrome das pernas inquietas
Suco de maçã, laranja e limão
Excelente fonte de fibras e vitamina C, essa bebida estimula a eliminação das toxinas, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico.
Ingredientes
- 2 maçãs;
- 5 laranjas;
- 1 limão;
- Meio copo de água.
Modo de preparo
Pique as maçãs sem retirar as cascas, retire o suco das laranjas e do limão e leve ao liquidificador junto com água. Bata, depois coe e consuma a bebida, preferencialmente em jejum.
Suco de couve com maçã e espinafre
Além de ser rico em vitaminas, essa bebida natural também contém bastante ferro e outros nutrientes, ajudando a manter a boa disposição durante todo o dia e ainda combatendo problemas como anemia.
Ingredientes
- 2 maçãs;
- 1 copo de água;
- 1 folha de couve manteiga;
- 5 folhas de espinafre.
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata. Consuma dois copos da bebida diariamente.
Doenças que podem causar cansaço e indisposição

Determinados problemas podem afetar seu corpo e causar cansaço e indisposição (Foto: depositphotos)
Preste muita atenção se os sintomas de cansaço e indisposição estão aparecendo de forma recorrente. A fadiga em excesso pode ser sinal da presença de doenças como anemia, hipotireodismo, diabetes e até mesmo tolerância à lactose.
Veja também: Alguns remédios podem causar cansaço excessivo. Saiba quais
Em entrevista ao Portal R7, o endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Pedro Assed explicou que é importante saber diferenciar o que é fadiga física da psicológica.
“A indisposição psíquica, que impede a realização de atividades, sugere doenças como depressão. Nesse caso, o mais indicado é buscar um psiquiatra, que pode realizar uma avaliação completa do quadro para o tratamento correto. Já para o cansaço físico, as possibilidades são múltiplas e incluem condições como intolerância a lactose, anemia, hipotireoidismo e diabetes”, revelou.