7 remédios para sinusite crônica: Veja opções caseiras

Confira métodos caseiros para aliviar irritação, dores, congestão, inchaço e vermelhidão da sinusite crônica

Existem remédios caseiros que tratam a sinusite crônica. Apesar de ser uma doença sem cura definida, a utilização de métodos naturais é recomendada para controlar a doença e os sintomas. Se a sinusite atrapalha a sua respiração e a sua vida, confira esse artigo até o final e se livre do problema.

De acordo com o livro “1.001 Remédios Caseiros”, da editora Seleções Reader’s Digest, a sinusite ocorre quando há a inflamação ou infecção da mucosa que reveste os seios nasais. Quando isso acontece, existem algumas formas de tratar a doença.

A sinusite aguda causa crises fortes, mas geralmente não necessita de tratamento. Já a sinusite crônica possui sintomas mais leves e persistentes. Aqui você vai encontrar informações sobre os 2 tipos de sinusite e como tratá-las naturalmente.

Entre as principais soluções médicas para a sinusite crônica estão a cirurgia de desvio de septo e o tratamento com medicamentos que combatem alergias. Mas, para grande parte das pessoas, esses métodos não são necessários. Confira como se livrar dos sintomas de forma caseira.

7 remédios caseiros para sinusite crônica 

Alguns remédios e receitas caseiras/naturais são potenciais aliviadores dos sintomas da sinusite crônica. Também ajudam no tratamento dessa doença; e o melhor: não há necessidade de ingredientes mirabolantes ou difíceis de encontrar. Confira:

1- Solução salina

Em primeiro lugar, a solução salina é o tratamento caseiro mais fácil, rápido e eficiente para a sinusite crônica. É ideal para reduzir a dor, inchaço e soltar o muco inflamado/infeccionado. Por isso, essa deve ser sempre a primeira opção em caso de crise.

Entre os remédios para sinusite crônica uma opção caseira é a água com sal

O sal é muito indicado para aliviar a pressão e eliminar agentes causadores (Foto: depositphotos)

Para preparar a solução é muito simples: ferva 1 litro de água. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo, adicione 1 colher (de chá) de sal na água e misture bem.

Em seguida, espere a água esfriar e guarde em um recipiente em temperatura ambiente. Com ajuda de uma seringa, pingue a solução 3 vezes ao dia nas narinas. Cuidado para não colocar ou assoar com muita força.

O sal é muito indicado para aliviar a pressão, eliminar possíveis agentes causadores do problema (bactérias e fungos) e ajuda a diluir a mucosa dos seios nasais.

Veja também: Descongestionante nasal: conheça o chá que trata sinusite e rinite

2- Chá de camomila

A camomila é indicada pois tem a capacidade de deixar o muco nasal mais ralo e fácil de ser eliminado. É uma erva que já foi considerada um dos principais remédios caseiros e naturais para a sinusite.

Entre os remédios para sinusite crônica uma opção caseira é o chá de camomila

Fazer a inalação desse chá pode aliviar sintomas e soltar o muco (Foto: depositphotos)

Faça a infusão com a erva. Adicione 1 colher (de sopa) de camomila em 1 xícara de água quente. Misture bem e espere 1 minuto. Com ajuda de um pano ou toalha sobre a cabeça, coloque seu rosto sobre a mistura e a inale. Isso ajuda a não deixar o vapor escapar.

Inale pelo nariz esse vapor por 5 minutos. Depois, coe o chá, adoce com mel (opcional) e beba. Todo esse processo vai ajudar a diminuir as dores e a inflamação.

3- Raiz-forte

A raiz forte tem alta eficácia quando o assunto é dissolver o muco que causa as crises de sinusite. É também um dos segredos para aliviar episódios em que a sinusite atrapalha a vida de quem a tem.

Entre os remédios para sinusite crônica uma opção caseira é a raiz forte

A inalação da raiz forte ajuda a descongestionar os seios nasais (Foto: depositphotos)

Inale a raiz-forte ralada, com uma narina de cada vez. Em seguida, se deite e deixe a raiz agir dentro do nariz e dos seios nasais.

4- Compressa quente

As compressas quentes são ideias para diminuir o inchaço no rosto e a dor de cabeça. Quem sofre de sinusite, muitas vezes, se sente desconfortável para ficar de pé, pois o nariz escorre e a dor fica mais forte.

Entre os remédios para sinusite crônica uma opção caseira é a compressa quente

Esse método ajuda a aliviar dores e irritação no nariz, pois aumenta a temperatura na região (Foto: depositphotos)

Por isso, enquanto deitada, a pessoa pode fazer uso de compressas quentes. Molhe um pano em água quente, tire o excesso de água para que fique apenas úmido. Em seguida, deite e coloque o pano sobre os olhos e nariz.

Esse método ajuda a aliviar dores e irritação no nariz, graças ao aumento da temperatura.

Veja tambémQuando devo usar compressa fria e compressa quente? Descubra

5- Descansar

O descanso é fundamental em crises de sinusite. Isto porque a doença causa fadiga, cansaço e é bastante incômoda. É muito ruim trabalhar, se exercitar, estudar ou praticar qualquer atividade com o rosto inchado, dores e nariz irritado.

Entre os remédios para sinusite crônica uma opção caseira é descansar

Pode parecer óbvio, mas descansar ajuda o corpo a se restabelecer (Foto: depositphotos)

Não ache que, durante uma crise de sinusite, você pode tomar um comprimido e simplesmente levar as tarefas do dia normalmente. Graças ao avanço da indústria farmacêutica, existem remédios muito eficazes para o alívio dos sintomas da gripe, mas esses não servem tão bem para a sinusite.

Então o segredo é procurar um bom médico, começar um tratamento de sinusite crônica. E, quando houver uma crise, descansar bastante seguindo as recomendações médicas e usar os métodos caseiros e naturais.

6- Beber muita água

A boa ingestão de água é fundamental para quem tem sinusite. Esteja sempre com uma garrafa de água ao seu lado e constantemente dando alguns goles. A água é muito importante para mandar os sintomas da sinusite crônica embora.

Entre os remédios para sinusite crônica uma opção caseira é beber água

Os sintomas da sinusite podem ser amenizados se o corpo estiver hidratado (Foto: depositphotos)

Primeiramente, é bom deixar claro que a hidratação e manter as vias nasais úmidas evita crises de sinusite. Se a irritação e dores já estiverem presentes, não esqueça de ingerir bastante água.

7- Tomar banho quente

O vapor liberado durante um banho quente, assim como o aumento da temperatura no rosto, ajuda a aliviar inchaço, dores e irritação da mucosa do nariz.

Entre os remédios para sinusite crônica uma opção caseira é tomar banho quente

O banho quente vai ajudar a amolecer a mucosa inflamada (Foto: depositphotos)

Tome, pelo menos, 2 banhos quentes por dia. Durante o banho, inspire o vapor pelas narinas, uma de cada vez. Isso vai ajudar a amolecer a mucosa inflamada, o que facilita na eliminação da mesma.

Veja tambémDicas naturais para seus banhos de ducha

Do mesmo modo, tente ficar alguns instantes com o rosto sob a água quente. Vai ajudar a aliviar o inchaço, vermelhidão e dores. Durante o banho, assoe o nariz devagar e suavemente, uma narina por vez.

Sintomas mais comuns

Existem 2 tipos de sinusite, a aguda e a crônica. Respectivamente, a primeira é aquela que traz vários sintomas como dor de cabeça, congestão nasal, febre e cansaço, mas passa com o tempo. Já a segunda apresenta menos sintomas, mas não tem cura e deve ser tratada.

Ambos os tipos são muito comuns no Brasil. Por isso, separamos os principais sintomas de cada um dos tipos para que fique mais fácil para você identificar qual é o seu tipo de sinusite. Confira:

Sintomas da sinusite aguda

  • Dor de cabeça forte e pulsante na região dos seios nasais (lados do nariz, sobrancelhas e entre os olhos);
  • Sensação de pressão dentro da cabeça;
  • Secreção nasal;
  • Coriza;
  • Obstrução nasal;
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Tosse;
  • Perda de apetite;
  • Dores musculares.

Sintomas da sinusite crônica

Os sintomas da sinusite crônica são, basicamente, os mesmos da sinusite aguda. Porém, aparecem de forma mais leve e mais persistentes. Enquanto as crises da sinusite aguda são fortes e passam rápido, as crises de sinusite crônica podem durar dias ou mesmo semanas.

Apesar disso, existem alguns sintomas diferentes entre elas. O principal deles é a tosse, que é muito mais comum e presente na sinusite crônica. Confira outros sintomas mais comuns apenas na sinusite crônica:

  • Tosse noturna;
  • Tossir ao se deitar;
  • Tossir ao acordar;
  • Inchaço ao redor dos olhos;
  • Mau hálito;
  • Ouvidos entupidos constantemente.

Veja também5 formas naturais de mandar embora a sinusite

Causas da sinusite

De acordo com o médico Dráuzio Varella, em vídeo postado em seu site oficial, a maioria dos casos de sinusite se dá por complicações de um resfriado e gripe. Da mesma forma, esta maioria não necessita de tratamentos específicos.

A coriza, dores na face e de cabeça estão entre os sintomas mais comuns da sinusite

Existem dois tipos de sinusite: a crônica e a aguda (Foto: depositphotos)

Nos casos citados acima, a sinusite em questão é a aguda. Por outro lado, quando falamos sobre as causas da sinusite crônica, elas podem ser diversas. Entre as principais estão desvio de septo, infecções, alergias ou até mesmo tumores.

Em caso de suspeita de sinusite crônica, procure um médico e realize os exames recomendados. Dessa forma, será possível descobrir a causa e a melhor maneira de tratar o problema.

As consequências do uso constante do descongestionante nasal  

O descongestionante nasal é companheiro de quem possui sinusite crônica. Ele também está presente em quem sofre com crises de sinusite aguda. Em suma, ele serve para aliviar a congestão, inchaço e secreção nasal.

Não se deve negar que ele possua eficácia para a maioria das pessoas, contudo, seu uso prolongado pode trazer prejuízos para a saúde. Especialistas afirmam, inclusive, que alguns descongestionantes podem causar dependência e vício.

Em artigo publicado no site Dráuzio Varella, esse caso é tratado da seguinte forma: “Esse grau de dependência resulta num distúrbio chamado rinite medicamentosa ou vasomotora, cujo principal sintoma é o nariz entupido provocado por alterações na mucosa nasal que leva à perda da capacidade de contrair e dilatar os vasos sem “as gotinhas milagrosas”.

No conteúdo, é possível também encontrar a informação de que o efeito dos descongestionantes passa muito rápido, um alívio passageiro. O que também faz com que as pessoas usem cada vez mais para respirar melhor.

Além disso, o uso constante pode causar problemas no coração, no sistema nervoso e até mesmo no sangue. Portanto, só use esse tipo de remédio para tratar sinusite crônica se o mesmo for indicado por um médico otorrinolaringologista.

Remédio caseiro específico para dor de cabeça da sinusite

As dores de cabeça da sinusite são chatas nos dois tipos da doença. Na sinusite crônica, é um dor pulsante, leve, mas que pode durar até 8 semanas. Isso mesmo, 8 semanas! Por outro lado, na sinusite aguda, é uma dor forte e pulsante que, inclusive, pode levar alguém ao hospital.

Veja também: Dor de cabeça? Enxaqueca? 6 receitas de chás para tratar esses desconfortos

Em primeiro lugar, ao sentir a dor de cabeça da sinusite, descanse! Pare tudo o que está fazendo e se deite, pois ficar se forçando só pode aumentar as dores e a irritação. Se a dor não passar, use solução salina no nariz e volte a deitar usando compressas quentes no rosto.

Tome um chá de camomila ou de sementes de limão para ajudar a aliviar a dor de cabeça. Não faça esforço e espere a dor cessar. Caso a dor não passe, procure um médico.

Tratamentos comuns para a sinusite

O uso de remédios caseiros e naturais são a maneira menos incisiva de combater os sintomas da sinusite crônica. Entretanto, alguns médicos acabam tendo que indicar alguns medicamentos para tratar essa doença.

Entre os principais remédios farmacêuticos estão os antibióticos, penicilina, corticoides e analgésicos. Contudo, só aposte nesses medicamentos se eles forem receitados. O uso de remédios comuns sem indicação de um médico pode causar complicações na doença.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.