Remédio para congestão nasal natural

A congestão nasal é conhecida por deixar o nariz entupido, dificultando a respiração

Você conhece algum remédio para congestão nasal natural? Caso a sua resposta tenha sido negativa, saiba que muita gente cultiva essa dúvida. Acompanhe esse artigo até o fim e descubra não só os remédios naturais como também o que pode causar o problema.

A congestão nasal é conhecida por deixar o nariz entupido, dificultando a respiração. Geralmente esse é um sintoma de outro problema de saúde, a exemplo do resfriado, sinusite e rinite alérgica. Em casos mais graves, o problema pode ser causado por um desvio no septo.

A partir de cuidados simples você pode tratar a congestão nasal. Porém, não custa nada ficar de olho para o aparecimento de outros sintomas que façam com que uma simples congestão nasal se transforme em um problema maior.

Congestão nasal: veja quais os remédios naturais

Entre os tratamentos que são benéficos contra a congestão nasal, aqueles que podem ser feitos a partir dos ingredientes naturais são bem eficazes. Confira uma lista com os principais deles:

  • Alho
  • Alecrim
  • Malva
  • Menta
  • Eucalipto
  • Suco de ervas
  • Tomar banho quente
  • Raiz-forte
  • Chá de camomila
  • Chá de gengibre com limão

Veja também: Solução natural para nariz entupido

Depois de conhecer todos eles, agora chegou a hora de aprender os benefícios e como ele pode ajudar a tratar a congestão nasal. Fique atento para não perder nenhum detalhe!

Alho

O alho é um remédio natural para congestão nasal

Triture um pouco de alho e dilua em água, depois aplique no nariz (Foto: depositphotos)

O alho é um ingrediente natural tão benéfico que, além de apresentar propriedades antibióticas, vai ajudar no tratamento e na prevenção da congestão nasal e da sinusite. Para preparar o tratamento, basta triturar um pouco de alho e diluir em água.

Feito isso, aplique 10 gotas do líquido em cada fossa nasal. Esse tratamento deve ser repetido de duas a três vezes por dia.

Alecrim

O alecrim é um remédio natural para congestão nasal

Inale a fumaça do chá de alecrim (Foto: depositphotos)

O alecrim é uma erva usada para limpar as vias respiratórias, o que vai causar a diminuição da congestão nasal de maneira quase que imediata. A erva elimina o muco que causa a obstrução da região, facilitando a respiração.

O uso do alecrim deve ser na forma de chá. Coloque 200 ml de água para ferver, desligue o fogo e acrescente 1 colher (de sopa) de alecrim. Nesse instante, inale a fumaça. Isso vai ajudar a aliviar os sintomas.

Malva

A malva é um remédio natural para congestão nasal

Beber o chá de malva morno pode desobstruir o nariz (Foto: depositphotos)

A malva é uma planta que possui grande poder anti-inflamatório. Ela é ideal para aliviar o inchaço dos seios paranasais, desobstruindo a área. Ela também cria uma barreira contra os agentes externos que causam a sinusite e também a congestão nasal.

Na receita, a malva deve ser usada na forma de chá. Para isso, ferva 200 ml de água, desligue o fogo e acrescente 1 colher (de sopa) de malva. Deixe descansar por cinco minutos, remova a erva utilizada e ingira de forma moderada.

Menta

A menta é um remédio natural para congestão nasal

Inale o chá de menta por alguns minutos para desobstruir as narinas (Foto: depositphotos)

A menta pode ser usada por pacientes com sinusite para eliminar a congestão dos seios paranasais. Por ser um ingrediente bastante simples de ser encontrado, aparece como um dos principais usados para acabar com os sintomas da doença.

Para usar a menta, basta preparar uma infusão e inalar o vapor. Dessa forma, ferva 200 ml e água, desligue o fogo e acrescente algumas folhas de menta. Coloque em um recipiente grande e posicione o seu rosto próximo da vasilha.

Veja também: Como desentupir o nariz do bebê?

Eucalipto

O eucalipto é um remédio natural para congestão nasal

Inale a fumaça do chá de eucalipto para resolver o problema (Foto: depositphotos)

Conhecido por ser uma erva bastante aromática, o eucalipto desobstrui as vias respiratórias. Para as variações da sinusite que causa dor de cabeça, o eucalipto também atua na resolução desse problema.

Prepare uma infusão com o uso de algumas folhas de eucalipto. Para isso, ferva 200 ml de água, desligue o fogo em seguida e acrescente algumas folhas de eucalipto. Inale a fumaça. Você também pode substituir o uso de folhas pelo óleo essencial.

Suco de ervas

O suco de ervas é um remédio natural para congestão nasal

Esse suco é feito com água de coco, hortelã e espinafre (Foto: depositphotos)

Essa receita é ideal para combater a obstrução nasal causada por alergia. Para tanto, ingredientes como espinafre e hortelã são utilizados. Por sinal, essas ervas possuem propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes.

Na hora de preparar, pegue o liquidificador, adicione de uma só vez 200 ml de água de coco, 1 colher (de sopa) de mel de eucalipto, 15 g de hortelã e 20 g de espinafre. Bata tudo e beba até três vezes ao dia, entre as refeições.

Raiz-forte

A raiz forte é um remédio natural para congestão nasal

Para desentupir o nariz, inale a raiz forte ralada (Foto: depositphotos)

A raiz forte tem alta eficácia quando o assunto é dissolver o muco que causa a obstrução nasal e consequentes crises de sinusite. Para fazer uso desse ingrediente, basta inalar a raiz-forte ralada. Faça isso com uma narina de cada vez.

Chá de camomila

O chá de camomila é um remédio natural para congestão nasal

Inale o vapor do chá de camomila, depois tome-o (Foto: depositphotos)

A camomila tem a capacidade de deixar o muco nasal mais ralo e fácil de ser eliminado. Trata-se de uma erva que já foi considerada um dos principais remédios caseiros e naturais para esse problema respiratório.

Para fazer uso da erva, basta fazer a infusão usando 200 ml de água quente para 1 colher (de sopa) de camomila. Misture bem. Coloque um pano ou toalha sobre a cabeça. Logo em seguida, debruce seu rosto de forma a facilitar que o vapor seja inalado. Faça isso por cerca de cinco minutos. Depois, coe o chá e beba.

Chá de gengibre com limão

O chá de gengibre com limão é um remédio natural para congestão nasal

Esse chá tem efeito antiviral e anti-inflamatório (Foto: depositphotos)

Essa infusão contém uma substância ativa conhecida como gingerol. No que diz respeito ao tratamento da congestão nasal, ela emprega efeito antiviral e anti-inflamatório. Além do mais, também está presente nela vitaminas e minerais que reforçam a função imunológica.

Para preparar o chá, você vai precisar de 200 ml de água quente, 1 colher (de sobremesa) de gengibre fresco ralado, 1 colher (de sobremesa) de suco de limão e 1 colher (de sobremesa) de mel. Misture tudo e deixe descansar por cinco minutos. Depois é só ingerir.

Veja tambémVem ver o que acontece se você comer gengibre durante um mês

O que causa o nariz entupido?

Para responder essa pergunta, alguns fatores precisam ser levados em consideração, principalmente relacionando-os com o histórico de cada paciente. O entupimento nasal pode ser causado por infecção, alergia e como sintoma de outra doença.

Infecção

Para os casos onde o nariz fica entupido devido a infecções, o paciente pode ser diagnosticado com gripe, resfriado ou sinusite. Nesses casos, há uma inflamação do tecido que reveste os seios da face.

Para os casos de sinusite, que é um dos mais graves entre os três apresentados, o paciente pode sofrer com o acúmulo de muco, que causa o entupimento nasal, e dor, o que acaba representando muitos incômodos para o dia a dia.

Alergia

Pessoas que possuem certo grau de sensibilidade podem sofrer com certa frequência com casos de congestão nasal. Nesse caso, a fumaça de cigarro pode ser um dos fatores que desencadeiam o problema.

Porém, não é só ela. O ácaro e as partículas de poeira também podem trazer a tona essa condição. Por isso é bom ficar atento e procurar um médico para que o diagnóstico preciso seja realizado e o entupimento nasal tratado com eficácia.

Outras doenças

A sinusite e a rinite também são doenças que resultam no entupimento das vias nasais. Na verdade esse é um dos sintomas dessas doenças respiratórias causadas pela inflamação das vias.

Além do entupimento nasal, o paciente sofre com dor na região da face, principalmente na região conhecida por maçã do rosto, em volta dos olhos e ao redor do nariz; dor de cabeça, principalmente ao abaixar e deitar.

Congestão nasal persistente

Quando os seios da face estão com muco dizemos que existe uma obstrução nasal

O nariz entupido pode ser causado por gripes, resfriados, sinusite e rinites (Foto: depositphotos)

Quando a congestão nasal persiste, o paciente deve procurar o médico sem demora, pois ele pode estar sob um caso de sinusite. O tempo que dura esse sintoma é o que vai determinar qual o tipo de sinusite que atingiu o paciente.

A sinusite é dividida em dois segmentos, dependendo do tempo de duração dos sintomas. Esse é de até quatro semanas para os casos de sinusite aguda e acima de quatro semanas para a sinusite crônica.

A sinusite aguda

Na sinusite aguda, os sintomas duram por volta de quatro semanas. Eles devem melhorar naturalmente ou através do tratamento e acompanhamento do médico. Quando não tratada, a sinusite aguda pode evoluir para uma sinusite subaguda.

Veja quais são os principais sintomas da sinusite aguda:

  • Dor de cabeça forte e pulsante na região dos seios nasais (lados do nariz, sobrancelhas e entre os olhos)
  • Sensação de pressão dentro da cabeça
  • Secreção nasal
  • Coriza
  • Obstrução nasal
  • Cansaço
  • Febre
  • Tosse
  • Perda de apetite
  • Dores musculares

“A melhor forma de prevenir a sinusite aguda é manter a mucosa nasal hidratada, tratar a rinite alérgica e procurar um médico para acompanhar gripes e resfriados”, enfatiza o médico Juliano Pimentel.

Veja também: 5 formas naturais de mandar embora a sinusite

A sinusite crônica

Diferente da sinusite aguda, na sinusite crônica, os sintomas que caracterizam a doença se estendem por mais de quatro semanas. Geralmente, ela é causada por bactérias mais resistentes.

Em grande parte dos casos, essa condição é desenvolvida pelo paciente devido à falta de cuidado no decorrer do tratamento. Quando este é feito através de antibióticos, a não continuidade pode acarretar no fortalecimento do vírus ou bactéria causadora.

Saiba quais são os principais sintomas da sinusite crônica:

  • Tosse noturna
  • Tossir ao se deitar
  • Tossir ao acordar
  • Inchaço ao redor dos olhos
  • Mau hálito
  • Ouvidos entupidos constantemente

Congestão nasal: se livre dela com tratamento caseiro

Depois de ter visto todos as formas naturais para tratar a congestão nasal, agora chegou a hora de pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos. Caso você sofra com o problema, recorrer aos tratamentos naturais apresentados por aqui pode ser uma boa saída.

Porém, caso os sintomas persistam, não hesite em procurar um médico, pois, junto com o que até então parecia uma simples congestão nasal, pode estar escondido problemas respiratórios mais sérios. Fique atento!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.