,

Remédio caseiro para afastar escorpião

A picada de escorpião pode ser fatal para crianças e idosos que têm a imunidade baixa

Encontrar com um escorpião dentro de casa é sempre um susto para a família toda. Devido a maioria desses aracnídeos conter veneno, a melhor forma de espantá-los do lar ou ambiente de trabalho é utilizando algumas receitas caseiras e nunca tentar fazer isso com o pé ou mão.

Mesmo que o escorpião não seja capaz de transmitir doenças através da sua picada, o veneno dele (variando de acordo com cada espécie) pode apresentar um grande perigo para a sua saúde.

Receita de remédio caseiro para afastar escorpiões

Ingredientes

  • laranja;
  • 1 vela pequena de banheira;
  • Cravos da Índia.

Como usar

Corte a laranja ao meio e retire uma boa parte do bagaço dos dois lados da fruta. Com a parte de cima faça um buraco com uma pequena abertura no centro. Coloque a vela dentro da parte inferior. Faça vários furos em volta da parte superior da fruta e coloque os cravos da índia em volta desses buraquinhos que você abriu. Acenda a vela e coloque a tampa por cima.

Afastando escorpião com laranja e cravo

Por que isso funciona?

A receita caseira é ideal para espantar o escorpião devido a combinação dos cheiros exalados e com o calor provocado pela vela. Essa é uma maneira natural, segura e tranquila de espantar tanto o aracnídeo como insetos no geral.

Dicas de como evitar a entrada de escorpiões em casa

A picada desse aracnídeo pode ser fatal para crianças e idosos

Os escorpiões se alimentam de baratas. Evite-as para não atrair os aracnídeos (Foto: depositphotos)

  • Logo que o começar a escurecer, procure fechar as portas e janelas de sua casa. Os escorpiões são aracnídeos peçonhentos que costumam sair para buscar alimentos ou para acasalamento durante a noite;
  • Evite deixar restos de comida espalhados pela cozinha e não deixe lixo acumulado em nenhum lugar da casa;
  • Procure manter sempre tampados frestas e buracos das paredes. Cuidado também com ralos do banheiro, por exemplo;
  • Tenha sempre muito cuidado com locais pequenos e escondidos, como armários, calçados, cobertores e embaixo do colchão, que costuma ser o lugar favorito dos escorpiões;
  • Verifique sempre as roupas e sapatos antes de vestir e calçá-los;
  • Não afaste os sapos do seu jardim; o anfíbio é um dos predadores do escorpião e ajudarão a manter o escorpião longe do lar;
  • Combata as baratas. Os escorpiões são predadores desses bichos. Eles irão aonde tiver barata.

O que fazer se for picado por um escorpião

Assim que houver uma picada de escorpião, o Instituto Butantan recomenda fazer compressas mornas e tomar analgésicos para alívio da dor. Mantenha o local da picada voltado para cima e leve o paciente imediatamente para um pronto-socorro para ser devidamente medicado.

Se possível, tente levar para o hospital o escorpião que ocasionou a picada. Isso irá facilitar a definição de qual tipo de antídoto deva ser administrado.

Tome cuidado na hora de pegar o escorpião. Prefira fazer uso de objetos mais longos, como um cabo de vassoura, pá de lixo ou graveto. Empurre o animal para dentro de um recipiente e se certifique de que esteja bem tampado.

Não tente matá-lo com objetos curtos

Mesmo que o escorpião seja pequeno, ele é um aracnídeo bastante ágil, por isso, evite arriscar a vida tentando matá-lo com itens como sapatos, chinelos, livros, etc. Objetos curtos podem facilitar o acesso do escorpião com o individuo que pretende matá-lo, sendo assim evite a prática.

Aracnologia

Os perigos do escorpião

Segundo pesquisa divulgada pelo programa Hoje em Dia, somente em 2015 os escorpiões provocaram quase 75 mil ocorrências somente no Brasil e no ano seguinte os ataques foram intensificados.

A picada de escorpião pode ser fatal para crianças e idosos, segundo a bióloga do Butantan, Denise Cândido. Nos primeiros casos, devido ao peso corpóreo e tanto a criança quanto o idoso também são vítimas fáceis graças à baixa imunidade, podendo comprometer o sistema cardíaco e respiratório.