A coalhada é aquele tipo de receita democrática e global, por que não? Temos a famosa coalhada mineira, daqui do nosso país, mas também a árabe (labne) e a síria. E as receitas que podem ser feitas a partir dela são inúmeras, desde bolos, saladas e biscoitos até mesmo sucos! Então, que tal unir o bom ao saudável e aprender a fazer uma coalhada super leve? Separamos uma das receitas mais simples, e muito rica em ativos naturais.
Benefícios do leite na coalhada
O principal ingrediente utilizado é o leite, e as propriedades nutricionais e medicinais do mesmo são naturalmente conhecidas. Entre os benefícios, destacamos o aumento da resistência óssea, fortalecimento do sistema imunológico, deixa a pele mais suave e macia, previne contra doenças respiratórias, a osteoporose, as cáries, a desidratação, a hipertensão, a obesidade e até mesmo algumas formas de câncer.

Foto: Reprodução/ internet
Valores calóricos e nutricionais
Tomando por base uma porção desta receita de coalhada, teremos:
- Calorias – 56 kcal
- Carboidratos – 8,91 g
- Proteínas – 5,52 g
- Gorduras – 0 g
Ingredientes
– 1 litro de leite desnatado
– 2 colheres de sopa de leite desnatado em pó
– 1 pote de iogurte desnatado
– Canela e adoçante a gosto.
Como fazer?
A primeira dica é que se prepare a receita à noite, pois será necessário descansar o preparo durante algumas horas.
Ferva o leite e, enquanto isso, vá misturando em outra vasilha o leite em pó com o iogurte desnatado. O aconselhável é que já se utilize a vasilha que servirá a coalhada.
Depois de fervido, deixe esfriar. A temperatura ideal será quando conseguir colocar o dedo no leite e contar até 10. Então, despeje o leite sobre esse creme de iogurte e misture bem. Tampe-o com muito cuidado, embrulhe em jornal e deixe amanhecer. Depois de oito horas já será possível checar a consistência.
Na hora de servir a coalhada, adicione o adoçante/mel, e a canela como preferir.