Receitas naturais para aumentar os lábios

Todo mundo sabe que os padrões de beleza estão sempre em constante mudança. No entanto, muitas pessoas gostam de acompanhar as tendências estéticas para se sentirem mais bonitas e atraentes. Sendo assim, um dos padrões que está sempre em alta são os lábios carnudos, principalmente devido ao sucesso de celebridades como Angelina Jolie.

A região dos lábios é uma área de grande destaque no rosto e muito cobiçada para aprimoramento estético facial. Além disso, algumas pessoas possuem lábios geneticamente finos ou assimétricos e, por isso, procuram soluções corretivas para essas questões. Mas será que é possível deixar os lábios mais volumosos sem precisar passar por preenchimentos e cirurgias?

De acordo com a dermatologista e nutróloga Jackeline Mota, os lábios possuem uma grande quantidade de vascularização importante. Desta forma, existem alguns produtos que promovem a dilatação dos vasos e, consequentemente, acabam aumentando os lábios.

Produtos naturais que podem ser usados para aumentar os lábios

Jackeline cita alguns produtos naturais que podem ajudar a aumentar o volume dos lábios:

Lábios grossos

(Foto: depositphotos)

  • Óleo de canela:  A canela possui a capacidade de estimular o fluxo sanguíneo e, ao passá-la nos lábios, nós sentimos um formigamento suave e um inchaço.
  • Óleo de pimenta biquinho: As pimentas vermelhas possuem uma substância chamada capsaicina, que é responsável pelo calor e gosto picante desses alimentos e pode ajudar a aumentar os lábios.
  • Óleo de hortelã: Assim como a canela, a hortelã possui um componente, o mentol, que também estimula o fluxo sanguíneo.
  • Óleo de gengibre: O gengibre também irá estimular o fluxo sanguíneo para a área, criando um efeito de inchaço temporário.

“Estes óleos podem ser adicionados à manteiga de karitê, vaselina sólida, óleo de coco, manteiga de cacau ou azeite. Inicie com 2 a 5 gotas misturadas a estes ativos e pincele nos lábios”, ensina a especialista. Também existe a possibilidade de procurar cosméticos que tenham esses produtos em sua composição.

A falta de hidratação dos lábios também pode ser um fator que ajuda a diminuir o volume labial, já que eles acabam ressecando e murchando. Segundo a esteticista e personal home care, Lívia Rocha, os óleos vegetais são fontes naturais de nutrientes e hiper emolientes e por isso, podem ser muito úteis para esse caso.

“Uma opção é passar óleo 100% puro vegetal diretamente nos lábios. Pode ser de buriti, que é rejuvenescedor, protege a pele dos raios UV e evita o ressecamento; de gergelim, que hidrata, traz maciez e protege a pele dos raios UV; ou de Camomila, que é antialérgico, hidratante, emoliente e evita o ressecamento da pele”, explica ela.

Para quem gosta de novidades, a esteticista diz que já estão disponíveis no mercado batons com ingredientes orgânicos e com pigmentos de origem natural e vegano. Eles são muito úteis para quem tem alergias a pigmentos minerais ou ingredientes de origem sintética.

“Os óleos e batons de origem vegetal garantem hidratação, nutrição, deixando os lábios macios e aveludados sem risco de contato com chumbo, parabenos e sem derivados petroquímicos”, recomenda.

Cuidados e contraindicações

É preciso ter consciência de que a utilização desses produtos nos lábios exige muito cuidado e atenção.“Devemos ter cuidados com estes ingredientes, principalmente para pessoas com muita sensibilidade e alergia”, orienta a médica dermatologista. Ela ainda complementa: “se o paciente sentir muito ardor, lave imediatamente com água abundante”.

Além disso, é importante ressaltar que esses produtos produzem um efeito apenas momentâneo, ou seja, por tempo determinado. “A forma mais duradoura para o aumento dos lábios é a aplicação de ácido hialurônico com um médico habilitado”, explica Jackeline.

Prudência e bom senso são fundamentais para preservar a saúde. Portanto, nunca aplique nenhum produto, por mais natural que seja, em sua pele sem antes consultar um dermatologista. Muitas vezes, é preciso realizar antes alguns testes de alergia e até mesmo outros exames.

Sobre isso, Lívia reforça: “Eu costumo dizer que não podemos fazer de nossa cozinha um laboratório e nem ser cobaia dela. Receitas naturais feitas em casa, com ingredientes de fácil acesso, devem ser feitas com muito cuidado para evitar reações alérgicas na pele. Antes de aplicar qualquer receita em uma região maior no corpo, é sempre recomendável aplicar em uma região menor, de preferência na região do pulso, onde a pele é mais fina e aguardar de 5 a 10 minutos. Se houver uma reação na pele, é recomendado que lave o local imediatamente”.

Além disso, ela orienta também evitar receitas que incluam ingredientes que ficam disponibilizados nas gôndolas de produtos de limpeza e outros que têm alto índice ácido.

Outros truques e dicas

Além dessas receitas naturais, existem outras dicas que podem ajudar a aumentar o volume dos lábios. Umas delas é através da maquiagem, que é ideal para quem quer impressionar em festas e outros eventos importantes. Maquiadores profissionais ensinam alguns truques para dar a sensação de lábios mais carnudos, como:

  • Contorno labial: com um lápis labial, contorne a boca, por fora do limite dos lábios, e depois passe um batom. Assim,  você aumenta os seus lábios na proporção que desejar. Também é possível contornar os lábios com o corretivo ou base para dar mais destaque e definição para a boca.
  • Técnica de luz e sombra: Através dessa técnica utilizada no rosto, é possível fazer um contorno facial, escurecendo a região mais próxima dos lábios. Assim, eles parecem que ficam mais saltados.
  • Misturar duas cores de batom: Utilize o batom de sua preferência em todo o lábio e, apenas na região central, passe um outro batom mais claro. Esse recurso proporciona uma sensação de profundidade, aumentando o volume dos lábios.
  • Usar gloss e batons fortes ou cintilantes: Batons mais vibrantes e com maior cintilância são ótimos para aumentar os lábios, porque as partículas de brilho dão maior volume a área. O gloss, principalmente o transparente, também aumenta a dimensão do lábio, fazendo com que ele pareça maior.
  • Efeito Iluminador: Passe um iluminador no arco do cupido, pois isso ajuda a dar mais volume ao lábio superior. Para quem não sabe, o arco do cupido é o nome que se dá para a região localizada entre o nariz e o lábio superior, onde costuma ter um formato parecido com a letra V.
  • Usar cosméticos específicos: Existem alguns produtos para os lábios, como batom e gloss, com substâncias que promovem o aumento do lábio de forma instantânea.

Uma outra opção é usar acessórios de sucção dos lábios. “Eles promovem a vasodilatação e o resultado pode durar até 4 horas”, diz Jackeline. O uso consiste em encaixar o equipamento na boca, para depois soltá-lo, fazendo um trabalho de sucção. Esses aparelhos forçam os lábios com pressão negativa, aumentando seu volume aos poucos pelo traumatismo.

De qualquer forma, esse artifício não é muito recomendado, pois exige muito cuidado. Se mal utilizado, pode causar hematomas, ferir a mucosa labial e até a pele da face. Sendo assim, o procedimento deve ser feito com cautela e delicadeza, para que não ocorra ferimentos, principalmente por que a pele dos lábios é muito fininha.

Exercícios faciais também funcionam

Lívia afirma que os lábios são músculos que podem, assim como os demais músculos da face, ser exercitados e tonificados. “Ao exercitar a musculatura da boca aumentamos a circulação sanguínea da região causando um leve ‘inchaço’ nos lábios”, explica ela.

A esteticista diz que existem diversos exercícios labiais que são indicados para quem quer ter lábios saudáveis e volumosos naturalmente. Com este passo a passo indicado pela profissional, já é possível sentir o resultado logo na primeira vez:

Passo 1: Relaxe os ombros
Passo 2: Coloque ambos os polegares sob o queixo
Passo 3: Coloque o indicador acima do queixo
Passo 4: Aplique pressão
Passo 5: Com a boca levemente fechada, faça 5 vibrações

Para aprender melhor esses exercícios, confira o vídeo feito pela profissional em seu canal: https://youtu.be/m0SfkeOrVtA

Lábios bonitos e hidratados

Na verdade, o mais importante, acima de qualquer padrão de beleza, é manter os lábios sempre hidratados, macios e saudáveis, o que faz com que eles fiquem naturalmente bonitos. Com o passar do tempo, o fotoenvelhecimento, fatores hereditários e o tabagismo podem contribuir para a perda do volume e da beleza labial. Mas, segundo Jackeline, algumas medidas simples podem ajudar a manter a saúde dos lábios São elas:

  • Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Se alimentar com produtos naturais e orgânicos;
  • Retirar sempre a maquiagem com água micelar;
  • Realizar hidratação frequente, com manteiga de cacau ou outros produtos específicos para este fim;
  • Escolher batons de boa procedência;
  • Evitar maquiagens com metais tóxicos ou com validade vencida;
  • Evitar o tabagismo;
  • Evitar traumas constantes como morder os lábios e colocar na boca objetos sujos e  que podem machucar;
  • Evitar queimaduras solar, usando protetor solar para os lábios;
  • Evitar o uso de piercing.

Em relação a esses cuidados, Lívia reforça sobre a importância de proteger os lábios dos raios solares. “Poucas pessoas lembram, mas os lábios também precisam de fotoproteção para evitar que os raios UVB queimem e ressequem a membrana labial”. Segundo ela, essa membrana é formada por uma fina camada de queratina, que é o seu escudo protetor natural.

“Eu uso e super recomendo o Bepantol Derma- Regenerador Labial, disponível nas farmácias e super acessível, porque além de proteger, tem alta concentração da Pró-Vitamina B5 que tem efeito reparador, pois promove a renovação da camada fina de pele dos lábios e é uma das substâncias mais hidratantes para a pele”, indica a esteticista.

Portanto, nunca deixe de proteger a pele dos seus lábios, assim como você protege a pele de todo o seu corpo.  

*Informações sobre as especialistas entrevistadas

Jackeline Ferreira Mota
Dermatologista e Nutróloga CRM 80.714

Lívia Rocha
Esteticista
Personal Home Care

Sobre o autor

Jornalista (MTB-RJ: 36167), formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela PUC-Rio e especialização em Jornalismo Cultural, pela UERJ. Como redatora web, escreve matérias sobre assuntos diversos. Também atua na área de marketing de conteúdo e produção audiovisual.