,

Receitas de chás contra a gripe

Tratamentos naturais combatem gripes e resfriados e você pode combinar ingredientes para o chá ficar saboroso

A gripe é uma das enfermidades mais comuns e recorrentes que existem. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela afeta gravemente 3,5 milhões de pessoas por ano. E apesar de ser algo tão normal de aparecer, caso a doença não seja devidamente tratada, o quadro pode ser agravado e evoluído para problemas mais complicados. Mas é possível tratar a gripe e acabar com ela de forma natural, com a ajuda de algumas receitas de chás.

A gripe pode ser tratada com várias receitas de chás medicinais

Chá de limão e gengibre

Coloque em uma panela e leve ao fogo: um pedaço pequeno de gengibre cortado em pedaços e 300 ml de água. Adicione três dentes de alho picados e desligue o fogo. Acrescente à mistura o suco de um limão (que não deve ser fervido) e abafe a bebida até que ela fique morna (não deixe esperando por muito tempo). Antes de consumir o chá, coe-o.

Chás de ervas podem não só aliviar os sintomas da gripe como tratá-la

A baixa imunidade é a principal porta de entrada pra inúmeras doenças (Foto: depositphotos)

Chá de eucalipto

Faça uma decocção com os seguintes ingredientes: 300 ml de água, duas folhas de eucalipto, uma colher (de chá) de alecrim e algumas folhas de hortelã. Depois de cozinhado, abafe o recipiente por alguns minutos e, logo em seguida, consuma.

Chá de sabugueiro

Ponha 200 ml de água para ferver e adicione uma colher (de sopa) de flores (as folhas da planta são tóxicas) de sabugueiro. Depois que a mistura ferver, desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos e beba logo em seguida. Não ingira a bebida em excesso para não ocorrer perda de potássio no organismo. O mais indicado são, no máximo, três xícaras ao dia.

Chá de gengibre

Ferva meio litro de água e acrescente um pedaço picado de 5 cm da raiz do gengibre, meio limão siciliano em rodelas, uma colher (de sopa) de mel e um pau de canela. Depois de fervido, desligue o fogo e deixe a bebida esfriar o pouco, mas procure ingeri-la o mais quente que suportar.

Veja tambémDias frios pedem sucos que previnam gripe e resfriados

Chá de alho

Esmague três dentes de algo e coloque junto com dois copos de água para ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhando por 15 minutos. Depois do tempo, coe a bebida e espere mornar. Adicione duas colheres (de sopa) de mel e uma pitada de pimenta-de-caiena.

Chá para gripe em bebês

Os bebês e crianças pequenas estão muito expostos aos perigos da gripe e podem ser vítimas fáceis do vírus. Mas também é possível controlar o problema nos pequenos com receitas naturais. Caso o problema persista ou esteja em um nível avançado, procure a ajuda de um pediatra.

O xarope feito com açúcar e cenoura ajuda a fortalecer o sistema imunológico graças às suas propriedades ricas em vitamina C. O remédio natural é contraindicado para bebês e crianças com diabetes.

Ingredientes

  •  Uma cenoura média;
  • Meia colher (de sobremesa) de açúcar.

Modo de preparo

Rale a cenoura e armazene em um recipiente de vidro. Polvilhe com a açúcar e tampe novamente. Deixe na geladeira até que a cenoura solte muito líquido. Este suco extraído da cenoura deve ser ingerido pelo bebê várias vezes ao dia. Para as crianças que são um pouco maiores, no lugar do açúcar pode ser usado o mel industrializado.

Causas da gripe

A infecção respiratória é transmitida através do vírus que pode entrar em contato com fluidos contaminados, ar, fala, tosse, espirros, etc. O vírus é facilmente absorvido por outra pessoa, (principalmente em quem tem a imunidade baixa) se multiplica e passa às vias áreas, incluindo até mesmo o pulmão.

Veja também: Você precisa saber: Mitos e verdades sobre gripes, resfriados e H1N1

Sintomas da gripe

A doença causada pelo vírus influenzacostuma derrubar quem a possui. A gripe pode apresentar sintomas por até duas semanas ou mais, dependendo do paciente.

“A gripe é caracterizada por febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e calafrios. Os sintomas de coriza, tosse e faringite podem ficar em segundo plano diante de manifestações sistêmicas mais intensas. Febre, diarreia, vômitos e dor abdominal são comuns em crianças mais jovens. O resfriado, em geral, tem sintomas parecidos – espirro, coriza, congestão nasal e mal-estar -, mas estes aparecem de forma mais branda. A febre não é frequente e costuma ser baixa”, explica o pneumologista do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Hisbello da Silva Campos em matéria publicada pelo site Governo do Brasil.

Como aumentar a imunidade de forma natural

A baixa imunidade é a principal porta de entrada pra inúmeras doenças, como gripe, resfriado, amigdalite, febres frequentes, entre vários outras. Saiba como reforçar o sistema imunológico e evitar certos problemas de saúde.

  • Beber água.
  • Consumir própolis.
  • Colocar o alho na dieta.
  • Controlar o estresse.
  • Se alimentar bem.
  • Investir em alimentos ricos em ômega-3 e vitaminas A, B e E.
  • Praticar exercícios físicos.
  • Dormir bem.
  • Evite vícios como cigarro e álcool.
  • Evite uso desnecessário de medicamentos.
  • Ficar exposto ao sol no início da manhã.
  • Mantenha bons hábitos de higiene.

Veja tambémColoque alho no seu ouvido e se livre de gripes e resfriados. Veja como

Veja também:

5 chás para curar gripes e resfriados