Receitas caseiras para clarear as axilas e virilha

Limão e bicarbonato de sódio são substâncias que ajudam a resolver esse problema. Confira

Existem algumas receitas caseiras e naturais para clarear axilas e virilhas. Essas alternativas têm sido bastante procuradas por homens e mulheres atenciosos com a beleza. Isso se deve ao fato de que áreas escurecidas da pele se tornaram um problema estético.

Regiões escurecidas da pele podem ser um grande inconveniente, principalmente em pessoas que gostam de usar roupas de banho. São motivo de constrangimento, apesar de não representarem qualquer risco para a saúde.

Isso se deve ao fato de que uma pele limpa e uniforme é considerada sinônimo de pele saudável. As manchas e áreas escurecidas são vistas como defeitos, principalmente em pessoas de pele mais clara, onde elas são mais perceptíveis.

A pele escurecida na região das axilas e virilha é motivo de muito constrangimento

Alguns truques caseiros podem clarear essas partes do corpo em pouco tempo (Foto: depositphotos)

Apesar disso, o escurecimento da pele é uma questão unicamente estética. Salvo em casos específicos de doenças que afligem a epiderme. As dicas que trazemos aqui dizem respeito a amenizar o escurecimento, ocasionando clareamento. Em caso de suspeita de alguma doença da pele, procure um médico dermatologista.

Em casos em que há descamação ou feridas na pele escurecida, é preciso se consultar com um médico para verificar o caso.

Veja também: Suor excessivo e mau cheiro nas axilas – Elimine com remédios caseiros

Isso porque algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem causar também escurecimento da pele junto a outros sintomas. Nesse caso, as virilhas podem ser afetadas.

Confira 3 receitas caseiras para clarear as axilas e virilha

Banho de assento com bicarbonato de sódio

O banho de assento usando água e bicarbonato de sódio é recomendado para vários problemas de saúde e questões estéticas, como clarear virilhas. Você pode conferir outros usos desse método aqui.

O método se baseia em encher uma bacia suficientemente grande para caber uma pessoa sentada dentro, enchê-la com água e adicionar algumas colheres de bicarbonato de sódio. A solução ajuda a higienizar as partes íntimas e a pele dos membros inferiores. Esfregar as virilhas durante o banho de assento de bicarbonato de sódio pode clarear as virilhas gradativamente.

Prepare o banho de assento uma vez por semana para clarear as virilhas. Se a área escurecida for as axilas, lave as axilas e tire o excesso de água. Prepare uma pequena quantidade de água com bicarbonato de sódio e, com um pano ou esponja, esfregue as axilas com a solução.

Veja também: Quais são os usos do bicarbonato de sódio na cozinha

Se quiser clarear tanto as axilas quanto as virilhas, prepare o banho de assento, mas separe um pouco da solução somente para as axilas. Quando sentar, esfregue as virilhas e ainda sentado use a parte separada para esfregar as axilas.

Lembre sempre de lavar as axilas antes de usar a solução. É necessário eliminar os produtos da pele para que o bicarbonato consiga agir. Não pode haver resquícios de desodorante ou cremes nas axilas.

Limão com iogurte ou requeijão

Este é um daqueles segredos que alguns dermatologistas não querem que as pessoas saibam, pois tem um efeito muito positivo no clareamento da pele. O limão é uma fruta com inúmeras utilidades. Entre as suas propriedades, é possível encontrar substâncias adstringentes e clareadoras da pele.

Para utilizar com esse propósito, retire todo o suco de um limão e coloque em um recipiente. Para facilitar, aqueça o limão no micro-ondas ou em água fervente por um minuto. Depois adicione meio potinho de iogurte grego ou natural. Misture bem.

Antes de aplicar, lave bem as áreas escurecidas para eliminar impurezas e resto de produtos. Aplique a mistura na pele e deixe agir por 30 minutos. Depois, enxágue com água morna. Repita o processo todas as noites por uma semana.

A pele absorverá todo dia as substâncias antimanchas do limão e do iogurte, que tem propriedades umectantes e hidratante, garantindo a maciez e qualidade da pele.

Veja também: 15 incríveis usos do limão que talvez você nem sonhava

Quando usando com o requeijão, o efeito é bastante parecido, uma vez que o requeijão e iogurte são semelhantes por serem derivados do leite. Para usar o suco do limão com requeijão, coloque uma colher (de sopa) bem cheia de requeijão e 10 gotas de limão em um recipiente e misture bem.

Aplique nas áreas escurecidas e deixe secar na temperatura ambiente, sem usar ventilador ou secador. Em seguida, enxágue com água morna e seque bem. Também aplique todas as noites durante uma semana. Os resultados serão perceptíveis após os primeiros dias.

Importante: Nunca use as receitas com limão ou mesmo a própria fruta na pele durante o dia. As substâncias do limão quando expostas ao sol podem causar feridas e manchas. Ou seja, o efeito contrário do clareamento.

Algumas pessoas usam o limão para eliminar odor das axilas ou problemas com caspa. Esses usos também nunca devem ser feitos de dia. Pelo mesmo motivo de que o sol pode prejudicar o uso e também os usuários dessas técnicas.

Tome sol regularmente

Nos casos mais simples de escurecimento de regiões como virilhas e axilas, o segredo pode ser apenas tomar um pouco de sol regularmente. A luz solar é também uma fonte de vitamina D para o corpo humano. Contudo, os raios ultravioleta que vem junto dessa luz trazem alguns prejuízos e podem causar doenças.

O ideal é tomar sol no início da manhã ou fim da tarde. Muitas pessoas não sabem, mas o sol é um ingrediente fundamental para uma pele saudável. A luz solar instiga a produção de melanina, que dá a pele o aspecto de pele saudável. Retira os tons amarelados, ajuda a manter a pele com a cor uniforme e previne doenças ligadas a falta de vitamina D.

Veja também: Luz do sol pode ajudar a perder peso e controlar diabetes

Uma dica é colocar uma roupa de banho e tomar sol em algum lugar da casa, permitindo que a luz solar atinja as áreas escurecidas. Se for possível ficar pelado(a) para tomar sol, melhor ainda. Escolha um lugar reservado, livre de interrupções e absorva todos os benefícios do sol.

O método deve ser feito pelo menos uma vez por semana, com uma duração de pelo menos 30 minutos em cada sessão de sol.

O que provoca escurecimento das axilas e virilhas

Atrito, depilação e fatores genéticos são algumas das causas das axilas e virilha escurecidas

Apostar em banhos de sol regularmente pode resolver o problema (Foto: depositphotos)

No geral, o escurecimento de virilhas e axilas – assim como algumas outras regiões, como joelhos e cotovelos – são causados pela falta de exposição ao sol. “Mas todas essas regiões são escuras no meu corpo, sendo que meus joelhos e cotovelos sempre tomam sol”. Calma! Vamos explicar.

Não é só a falta de sol que causa o escurecimento. As roupas também são potenciais responsáveis por alterações de cor em certas regiões da pele. Por exemplo, o uso de roupas muito apertadas, como calças jeans, podem causar escurecimento das virilhas.

Veja também: Clareie as axilas com truque caseiro à base de bicarbonato de sódio

Da mesma forma, o uso de saias e vestidos por pessoas com coxas grossas pode favorecer o atrito entre as virilhas, que causa vermelhidão e, posteriormente, escurecimento. Esse mesmo fator se aplica a depilação. O uso de lâmina ou cera, que agride a pele, pode causar vermelhidão que vai escurecendo a pele.

Pessoas também podem acabar causando atrito nas axilas enquanto se movimentam, sem nem notar esse detalhe. Nesses casos, o escurecimento segue a mesma premissa em que as virilhas citadas acima. Se as axilas estiverem depiladas recentemente, a situação fica ainda mais favorável ao escurecimento.

“Mesmo assim, meus cotovelos e joelhos são escuros, e eu nem uso roupas que os cobrem nem depilo a região”. É aí que entra o fator genético. Infelizmente, para algumas pessoas, ter áreas da pele escurecidas e manchadas é algo natural. Nesses casos, podem ser escuras também áreas como pescoço e tornozelos.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.