Receitas benéficas de chás para os dentes

Para evitar a maioria dos problemas relacionados a saúde periodontal, o recomendado é não descuidar da higiene bucal e fazer visitas regulares ao dentista

Conservar um sorriso bonito e saudável é o desejo de muita gente que ver essa parte do corpo como algo além do lado estético. Promover a saúde e deixa-lo longe de problemas como dor de dente, cárie e sensibilidade também é algo muito almejado. Pra isso, contar com o poder dos chás pode ser uma boa alternativa para conservar a saúde periodontal sempre em dia.

Ah! Outro ponto que também vale a pena ser frisado é a visita regular ao dentista. Esse profissional garante que todos os problemas citados anteriormente sejam evitados. Somado a isso, cuidados com a higiene da boca também é fator para ser levado em consideração. O uso do fio dental e a escovação regulares devem fazer parte dos hábitos diários.

O chá certo para os dentes

A natureza oferece uma gama de ervas das quais podem ser extraídos o máximo de benefícios. Para isso, é necessário que se tenha um pouco de conhecimento em relação a ação de cada uma delas no organismo. Na dúvida, a solução é procurar informação com o seu médicos. Pois, mesmo tratando-se de um ingrediente natural, seu uso requerer cuidados.

Receitas benéficas de chás para os dentes

Foto: depositphotos

Chá para acabar com a dor de dente

Entre todos os problemas que podem desestabilizar a saúde periodontal, a dor de dente é um dos piores. Geralmente elas são causadas por pedaços de alimentos presos no dente, cáries muito avançadas, raízes expostas, traumas nos dentes e sensibilidade natural. O tratamento de combate a dor de dente é realizado de acordo com a causa específica, e deve sempre ser feito com o acompanhamento de um dentista.

A partir da utilização de chás é possível diminuir a frequência da dor e o inchaço causado por ela. Sendo assim, a melhor forma de utilização é por meio de bochechos frequentes, antes de ingerir o líquido de uma vez. As propriedades da erva vão agir no foco da dor. Nesse casos, alguns tipos de ervas se destacam na elaboração dos chás. São elas: folha de batata doce, macela e malva.

Chá de folha de batata doce

Esse ingrediente natural é conhecido pelo seu poder anti-inflamatório. Usado contra a dor de dente, ele se mostra bastante eficaz. Para prepara-lo, basta colocar 200 ml de água para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente duas folhas frescas da batata doce. Deixe o chá esfriar e, antes de fazer o bochecho, retire as folhas. O processo deve ser repetido por várias vezes ao dia.

Chá de macela

Para preparar o chá de marcela, você vai precisar de 200 ml de água filtrada e duas colheres de sopa da erva. Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe descansar por 10 minutos. Não esqueça de preservar a tampa da panela fechada durante esse tempo. Depois é só coar e fazer bochecho com o líquido.

Chá de malva

O chá de malva possui poderes anti-inflamatórios, o que ajuda a solucionar as dores de dente. Para tanto você vai precisar de 200 ml de água previamente fervida e uma colher de sopa de malva. Deixe o chá em repouso por cinco minutos, coe e faça bochechos com ele três vezes ao dia.

Chá para combater doenças periodontais

Mediante os resultados de um estudo realizado por pesquisadores japoneses, foi comprovado que o chá verde possui propriedades que podem ser aplicadas na solução de doenças ligadas a saúde da boca. São elas: profundidade da bolsa periodontal, perda de inserção do tecido gengival e sangramento durante exploração dos tecidos gengivais.

No que diz respeito a indicação do chá, a presença do antioxidante catequina no chá verde pode ser responsável pelo efeito benéfico na área. O chá verde também tem o poder de evitar a formação da placa dentária, impedindo que as bactérias produzam ácidos e origine a cárie. Já em relação ao chá preto, essa substância contém flúor que também ajuda na prevenção contra as cáries.

Para preparar o chá verde ou o chá preto, a receita é uma só. Basta colocar 200 ml de água filtrada para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa da erva. Deixe descansar por 10 minutos em uma panela com tampa, estando a mesma fechada. Passado esse tempo, use uma peneira para coar a bebida, depois é só colocar em uma xícara e ingerir.

Chá para combater sensibilidade dos dentes

Dentes sensíveis pode ser um empecilho para acabar com o prazer das pessoas em ingerir bebidas quentes ou frias. Para acabar com o problema, a solução é investir no poder dos chás. Nesse ponto, a erva ideal para ser usada no preparo é a alfazema. A erva possui poder anti-inflamatório, que acaba de vez com a sensibilidade nessa região.

Sendo assim, separe 200 ml de água filtrada e uma colher de sopa da erva. Coloque a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a alfazema. Deixe repousar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva e a bebida e está pronta para ser ingerida. A recomendação é fazer bochechos com o chá.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.