Será que o vinagre de maçã realmente emagrece?

Além de servir para os preparos culinários, o vinagre de maçã emagrece e auxilia em outros cuidados com a saúde. Por exemplo, diminui o colesterol e auxilia nos processos digestivos.

Mas segundo a pesquisadora científica e nutricionista, Aline Quissak, não é qualquer produto que diminui a fome, traz saciedade e oferece benefícios para o organismo.

Frasco com vinagre de maçã
O vinagre de maçã pode ser consumido para ajudar no emagrecimento ou para desintoxicar o corpo (Foto: depositphotos)

“O mais indicado é o vinagre de cidra de maçã e não aquele da embalagem de plástico que fica no supermercado do lado do vinagre de álcool comum. Esse outro você vai achar em loja de produtos naturais, normalmente em recipientes de vidro e acaba sendo um pouco mais caro”, esclarece.

Mas afinal, como tomar vinagre de maçã para emagrecer? Para isso, a especialista em nutrição explica que é preciso estar atento a quantidade da dose, a forma de consumo e o horário. Além disso, faz-se necessário associar essa dieta à mudanças no estilo de vida. 

Vinagre de maçã emagrece mesmo?

De acordo com Aline Quissak, esse produto pode ajudar no emagrecimento por dois motivos, são eles: diminui a vontade de comer doces e produz a sensação de saciedade.

“Ele melhora a resistência a insulina, ou seja, ele faz o seu corpo voltar a entender que quando se tem muito açúcar no sangue significa que você pode diminuir seu apetite por doces e carboidratos”, explica a nutricionista.

Além desse papel, o vinagre de maçã age na ativação dos hormônios do apetite, pois ele é um ácido. Assim, estimula o colecistocinina (CCK), um hormônio gastrointestinal relacionado com a sensação de se sentir satisfeito.

Para usufruir desse benefício, a nutricionista dá a dica: “se tomar 1 a 2 colheres de sobremesa antes da refeição ajuda a não sentir tanto apetite e a não repetir o prato.” 

Mas afinal, quantos quilos podem ser perdidos e em quanto tempo? Segundo a profissional, não há uma fórmula que responda com exatidão a essas perguntas, pois emagrecer depende de diversos fatores.

“O emagrecimento é um processo complexo que envolve desde a mudança de hábitos na alimentação e na atividade física, como a questão hormonal, genética, psicológica sobre ansiedade e depressão, comportamental em descontar as emoções na comida, e até mesmo cultural do significado que a comida representa”, salienta Quissak.

Nesse sentido, a profissional explica que o vinagre de maçã emagrece como um auxiliador e não como um produto milagroso.

“Apenas um estudo relevante mostrou que se não mudar nada no estilo de vida e só tomar 2 colheres (de sopa) de vinagre da cidra de maçã por 12 semanas resulta na perda de 2 kg neste período.”

Quais são os outros benefícios?

Segundo a pesquisadora científica, o vinagre é resultante de uma fermentação. Esse processo, quando bem feito, produz bactérias do “bem” para o intestino, os chamados probióticos.

Por essa razão, a bebida pode auxiliar na digestão e ainda contém baixas calorias. “Devido aos benefícios gerados da fermentação da maçã, desde 5 mil anos antes de Cristo já há relatos do uso medicinal desse vinagre para desintoxicação, melhora do sistema linfático e imunidade.”

Portanto, vinagre de maçã emagrece, mas também pode ser utilizado para outros fins. “Alguns estudos mostram o potencial dele em diminuir níveis de colesterol total e outros para melhorar refluxo”, destaca a nutricionista.

Também temos alguns artigos que exploram os poderes do vinagre de maçã para a saúde dos pés, a beleza dos cabelos e da pele do rosto.

Como tomar para emagrecer?

Aline Quissak aconselha o consumo de duas maneiras, que dependem do objetivo. Por exemplo, se o intuito é emagrecer, a melhor alternativa é tomar no máximo duas colheres (de sopa), duas vezes ao dia e sempre antes das principais refeições.

Agora se a proposta é desintoxicar o corpo, o que de certa forma também auxilia na perda de peso, a nutricionista recomenda duas colheres (de sobremesa) tomadas em jejum.

Além disso, a profissional recomenda ingerir o vinagre sempre puro. No entanto, como o sabor é bem peculiar, ela libera a ingestão de água logo após a dose.

Outros usos

Como se trata de um vinagre, ele pode ser utilizado como molho de saladas, misturado com ervas e sal. Mas também serve como um excelente remédio para ajudar no tratamento de doenças respiratórias.

“Até Hipócrates [pai da medicina] prescrevia uma mistura do vinagre de maçã com mel para ajudar nas tosses e resfriados”, revela. Nesse último caso, a nutricionista ensina a fazer uma misturinha entre o vinagre, mel e gengibre

Além dos usos alimentares e medicinais, esse produto é aplicado ainda como agente de limpeza. Aline Quissak explica que essa função surgiu no século 17 com os europeus, que também usavam como antisséptico na luta contra germes e bactérias.

Qual o melhor vinagre de maçã para emagrecer?

De todos os tipos de vinagre de cidra de maçã, o mais recomendado pela profissional de nutrição é o orgânico. Se o produto contém agrotóxicos, o corpo também vai receber esses compostos negativos.

Dessa forma, ao invés de um detox, o organismo pode intoxicar com essas substâncias. Isso não ocorre com produtos orgânicos, pois são produzidos sem a contaminação de elementos químicos, portanto são mais seguros.

Onde encontrar?

Vinagre de cidra de maçã pode ser encontrado em lojas de produtos naturais tanto online como físicas. Infelizmente, esse tipo não é tão comum em supermercados.

Efeitos colaterais e contraindicações dessa dieta

Assim como todo e qualquer produto, o vinagre tem suas contraindicações e efeitos colaterais. Por exemplo, como ele possui um teor ácido, seu uso está vetado para pessoas com problemas de gastrite e úlceras.

Quem tem alergia a álcool também deve evitar o uso desse produto. “Tomar muito pode gerar azia, queimação, gastrite, dor de cabeça e náusea“, alerta a nutricionista.

Portanto, apesar do vinagre de maçã emagrecer, é ideal que as pessoas estejam atentas aos efeitos adversos resultantes de um uso prolongado ou irresponsável.

De qualquer forma, a melhor maneira de perder peso é procurando um especialista em nutrição que vai aliar uma dieta equilibrada com técnicas seguras para seu organismo, que pode até ser o uso do vinagre. Além disso, é importante iniciar a prática de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida.

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista Aline Quissak (CRN 8 10607), formada em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas (Minas Gerais); Graduação Sanduiche em Applied Humman Nutrition na University of Guelph, Canadá; Especialização em Síndrome Metabólica, Especialização em Nutrição em Cirurgia Bariátrica, Especialização em Oncologia, Especialização em Nutrição e Pacientes Críticos, Especialização em Fitoterapia e Naturopatia pela University of Guelph e pela University of Toronto, também no Canadá; Especialização em Nutrição Esportiva e CrossFit e Especialização em Psicologia da Nutrição pelo Institute of Psychology of Eating nos Estados Unidos. É pesquisadora em Nutrição Funcional e Desenvolvimento de Receitas com foco em Nutrigenética e Nutrigenômica.

Sobre o autor

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, tem experiência em rádio e escreve para o Remédio Caseiro desde 2015. Registro Profissional MTB-PE: 6750.