Receita de suco detox simples

Para manter a saúde em dia e ainda contribuir para o emagrecimento, veja algumas receitas de suco detox simples. Elas podem ser preparadas a partir da utilização e ingredientes naturais, como frutas, legumes e verduras.

Como o nome já induz, uma das principais propostas desse tipo de suco é desintoxicar o corpo de todos os alimentos prejudiciais já consumidos. Assim, além de conseguir uma melhor saúde, você também alcança as medidas tão desejadas.

Mas claro, é sempre bom ficar de olho nas recomendações médicas. Isso porque, mesmo se tratando de uma receita natural o suco detox pode ter muitas utilizações, dependendo dos ingredientes utilizados. Veja a seguir uma dica simples de suco para “limpar” o organismo.

Suco detox simples: como fazer

Além de desintoxicar o organismo, um dos benefícios mais conhecidos do suco detox é a possibilidade de contribuir para o emagrecimento. Porém, é necessário investir nos ingredientes certos e trazer algumas adequações para a rotina.

Para facilitar ainda mais para você, separamos uma dica incrível da nutricionista Karine Barreto: o suco detox de morango, melancia e hortelã. Simples, saborosa e rápida, essa bebida ainda vai ajudar no controle dos níveis de colesterol.

Suco detox de melancia

Além de refrescante, essa receita de suco detox ajuda a controlar os níveis de colesterol (Foto: depositphotos)

Como possui hortelã, também é ideal para combater as verminoses intestinais e fortalecer o sistema imunológico do corpo. Tudo isso sem esquecer da refrescância que o sabor dessa planta traz. Já o morango e a melancia são frutas de baixo teor calórico. Então, esse é o suco ideal para quem quer perder peso. Vamos para receita!

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que a mistura fique homogênea. Depois é só colocar no copo e aproveitar os benefícios dessa bebida. Se preferir, pode servir com gelo.

Outras receitas de suco detox

Além do suco de melancia, morango e hortelã, a nutricionista Karine recomenda outras misturas saudáveis. Confira a seguir alguns tipos de sucos detox indicados pela especialista:

  • Suco detox de couve, limão e hortelã
  • Suco detox acelga, maçã e hortelã
  • Suco verde detox com pepino e gengibre
  • Suco detox de erva cidreira e abacaxi

Depois de conhecer o nome dos principais sucos detox, agora chegou a hora de aprender o passo a passo do preparo de cada um deles. Fique atento também aos benefícios e escolha o que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Suco detox de couve, limão e hortelã

Esse suco auxilia o bom funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco. Através do limão, ingrediente rico em vitamina C, o suco ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e no combate de moléculas que reagem negativamente no corpo.

A bebida é preparada a partir da junção dos seguintes ingredientes: 2 folhas de couve, 3 colheres de suco de limão, 2 rodelas de abacaxi e 7 folhas de hortelã. Agora basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Sirva sem coar e adoçar.

Suco detox acelga, maçã e hortelã

A acelga e a maçã com casca são componentes do suco detox tropical rico em fibras. Conforme indica Karine, esses dois ingredientes auxiliam na melhora do fluxo intestinal bem como da saciedade precoce, ajudando na manutenção do peso.

Para preparar essa receita separe 150 ml de água de coco, 1 folha média de acelga com o talo, 1 maçã com casca e 4 folhas de hortelã. Corte todos os ingredientes em pedaços e bata no liquidificador. Logo após, sirva com gelo.

Suco verde detox com pepino e gengibre

Utilizado como um dos ingredientes principais, o pepino protege de doenças cardiovasculares e ajuda a emagrecer, por ter poucas calorias e ser rico em fibra. Por ser fonte de flavonoides e lignanas, o pepino ainda age na prevenção de diversos tipos de câncer.

Para preparar o suco verde, basta separar 150 ml de água, 3 folhas de couve, meio pepino descascado e cortado, suco de 1 limão e gengibre ralado a gosto. Junte todos os ingredientes no liquidificador de uma só vez e bata.

Suco detox de erva cidreira e abacaxi

A erva cidreira possui ação antioxidante, por conter em sua composição diversos fitoquímicos, como polifenois, taninos e flavonoides. Isso ajuda a evitar o envelhecimento celular, reduzindo as chances de desenvolver câncer.

Para o preparo dessa receita, você vai precisar de 150 ml de água de coco, meia xícara de abacaxi picado e meia xícara de chá de erva-cidreira. Agora basta juntar todos os ingredientes e bater no liquidificador. Se preferir, pode usar um pouco de adoçante.

Quais os benefícios do suco detox?

O suco detox é uma bebida que possui muitos benefícios para o corpo, inclusive eliminar as toxinas acumuladas no organismo. Através dele é possível ajudar no processo de emagrecimento e conferir muitas outras vantagens para a saúde.

No preparo desses sucos, o uso de ingredientes naturais como frutas, verduras e alguns legumes são uma constante. É justamente nesses ingredientes que estão concentrados todos os poderes benéficos da bebida.

Por exemplo, o suco detox acelera o metabolismo e regula o funcionamento do sistema digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre. Dessa forma, o corpo passa a funcionar melhor, uma vez que um dos principais sistemas está em harmonia.

Suco detox e barriga definida

Entre os benefícios do suco detox está o de ajudar no emagrecimento (Foto: depositphotos)

Mesmo se tratando de um suco feito a partir da utilização de ingredientes naturais, o mais viável é que um profissional seja consultado. Ele recomendará quais as melhores receitas de suco detox mediante as suas necessidades.

Mas claro, essa recomendação é ainda mais válida para quem apresenta algum tipo de doença, como a diabetes. “Pacientes diabéticos não devem utilizar todos os dias água de coco, e sempre que possível acrescentar maior quantidade de fibras (couve, acelga, hortelã, casca da maçã) aos sucos detox”, explica a nutricionista Karine Barreto.

Ela ainda diz que não se deve trocar uma refeição principal (café, almoço e jantar) por um suco detox. Isso porque, essa bebida não é completa em relação a macronutrientes como carboidrato, lipídio e proteína.

Suco detox emagrece mesmo?

Pelo próprio desempenho que o suco detox apresenta para a saúde, o emagrecimento está incluso nesse meio. No entanto, não adianta apostar somente nos benefícios sem que exista uma adequação na rotina.

Essa adequação inclui a revisão do cardápio alimentício e a inclusão de atividades físicas na rotina. Só assim, o poder dos sucos detox serão concentrados no objetivo do emagrecimento rápido.

O que é o suco verde?

Os sucos verdes são bebidas preparadas com a utilização de frutas, folhas e legumes. Assim como qualquer suco detox, essa variação também é cheia de benefícios para a saúde, pois elimina as toxinas do corpo.

Geralmente, a recomendação é que o suco verde seja ingerido logo pela manhã. A bebida é rica em fibras, o que provoca uma sensação de saciedade prolongada, ideal para quem está querendo perder peso.

Ele também pode melhorar o sono, deixa a pele bonita, faz bem para o fígado e intestino. Além disso, ajuda a evitar o envelhecimento natural das células.

As vantagens do suco detox

Por tudo que foi discutido nesse artigo, já dá para sentir o quanto a inclusão de suco detox no cardápio diário pode ser vantajoso para a saúde e também para quem quer perder peso de forma rápida.

Além da variedade de receitas, também foi apresentado por aqui os principais benefícios que a bebida pode oferecer quando a saúde é colocada em posição de destaque. Agora, faça a sua escolha e aproveite todos esses benefícios.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.