A quinoa é uma semente cuja ação está associada a muitos benefícios à saúde. Porém, existem algumas reações adversas que as pessoas ainda não sabem se são ou não causadas pelo consumo do ingrediente. Uma dessas reações são os gases.
Antes de saber desse e de outras peculiaridades sobre a quinoa é bom que você saiba que a semente é originária da região montanhosa da América do Sul. Ela possui vitaminas e sais minerais que são associadas ao tratamento de muitas doenças.
Entre os principais deles, destaque para as vitamina B1, vitamina B6 e vitamina E, carboidratos, fibras e os sais minerais: manganês, magnésio, cobre, ferro, zinco, potássio e selênio.
Quinoa dá gases?

A quinoa é considerada um superalimento (Foto: depositphotos)
Para quem já prestou atenção aos nutrientes que a quinoa possui, certamente já deve ter deduzido se o aparecimento de gases está ligado ao seu consumo ou não. Dessa forma, os gases podem estar sim associados a ela.
Isso acontece devida a grande quantidade de fibras que o alimento possui. A título de esclarecimento, uma xícara de quinoa cozida apresenta cinco gramas do nutriente. A quantidade diária indicada para um indivíduo adulto varia entre 25 e 38 gramas.
Os gases aparecem pela alta ingestão de fibras de uma única vez. É como se o corpo não fosse capaz de processar tudo. Isso acaba gerando outros problemas ligados a inchaço e cólicas, além dos gases.
Como se ainda não bastasse, o excesso da fibra no organismo humano ainda pode causar deficiência na absorção de certos minerais. Entre eles, destaque para o ferro, zinco, magnésio e cálcio.
Quem não está acostumado a consumir altas quantidades de fibras diariamente, deve ficar atento a quinoa. Ela pode provocar sintomas indesejáveis, tais como inchaço e diarreia, além dos gases.
Veja também: Saiba o quê duas colheres de linhaça podem fazer com seu corpo
Isso aparece em decorrência da ação de uma bactéria no cólon. Na maioria dos casos, o excesso das fibras e a falta de costume na sua digestão são os causadores de todos esses feitos colaterais oriundos da quinoa.
Gases causados pela intolerância a quinoa
Outro fator ligado ao consumo da quinoa que pode resultar no aparecimento de gases é a intolerância apresentada por alguns organismos. Isso acontece pela não capacidade de digerir as proteínas, carboidratos ou açúcares presentes na composição do grão.
Essa característica, na maioria das vezes, é causada pela dificuldade que o organismo apresenta na digestão das sementes. Além dos gases, o paciente também pode ser atingido por sintomas como inchaço, diarreia, náusea, vômito e cólica.
Para não ter gases a partir do consumo da quinoa
Para quem apresentar gases a partir do consumo da quinoa, a primeira providência que deve ser tomada é recorrer a um médico. Ele vai investigar o que pode estar causando o sintoma, além de tratá-lo.
Na maioria dos casos, a quinoa deve ser inserida na alimentação e de forma gradativa, justamente pelo excesso de fibras que ela contém. Em paralelo, o consumo de água tem de ser intensificado, justamente para facilitar a ação digestiva.
Caso a água não se faça presente na rotina do paciente, certamente ele será atingido por problemas como dores abdominais e ressecamento do intestino.
Antes de incluir a quinoa na sua dieta, o mais sensato a ser feito é procurar um médico. Só esse profissional tem conhecimento suficiente para certificar a utilização, evitando o aparecimento de complicações.
Veja também: Emagreça já com a quinoa!
Propriedades da quinoa
A quinoa é originária dos Andes. De acordo com alguns pesquisadores, ela é considerada um dos alimentos mais completos que estão disponíveis na natureza. Porém, ela ainda é desconhecida por grande parte da população.
Só para se ter ideia, a qualidade de proteínas que existem na quinoa é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela junção de vários tipos proteicos que oferecem tudo o que o organismo necessita.
“A quinoa é considerada um superalimento. Ela tornou-se mundialmente conhecida pelas pessoas que querem manter a sua saúde e também por quem está em procura de alimentos complexos e ricos nutricionalmente falando”, afirma o médico Dayan Siebra.
Outras propriedades importantes vem sendo descobertas enquanto avançam as pesquisas, como a dupla lisina e metionina, que são encontradas no arroz com feijão. A lisina é especial para o desenvolvimento intelectual e motor de crianças.
A quinoa é rica em zinco, cálcio e ferro. Por esse motivo, o ingrediente é indispensável no tratamento de anemia, garante os pesquisadores. Seus fitoestrógenos também mantém a osteoporose afastada das mulheres, sobretudo após a menopausa.
Nesse último caso, as propriedades da quinoa assumem o papel do hormônio feminino. Outra característica especial do grão é que ele não possui glúten, como outros cereais, o que possibilita a ingestão por pessoas com alergia ao glúten.
Mais benefícios sobre o consumo da quinoa
De acordo com a Academia de Ciências dos Estados Unidos e com a Organização das Nações Unidas, a quinoa pode ser comparada com o leite materno. “Ela possui todos os aminoácidos essenciais não produzidos pelo corpo e que serve para a construção corporal”, detalha Dayan.
Para aquelas pessoas que praticam esportes ou exercícios físicos, não devem dispensar o consumo da quinoa. Ela atua na recuperação dos músculos, além de possuir pouca gordura e colesterol, o que auxilia também na manutenção da dieta.
A quinoa possui substâncias que melhoram o transporte de oxigênio pelas células do sangue, possui também uma substância que a recobre, chamada saponina, que, juntamente com as fibras que possui, podem reduzir os níveis de colesterol produzidos pelo fígado.
“A quinoa é o alimento perfeito para quem tem intolerância ao glúten. O consumo da quinoa também pode ajudar na diminuição do colesterol ruim. O alto teor de fibras pode ajudar a varrer o colesterol do intestino”, completa o médico.
Como consumir a quinoa
A quinoa é um grão que pode ser facilmente incorporado na alimentação, justamente pela facilidade com que pode ser preparado. Em muitos dos casos ela substitui o arroz nas refeições, podendo ser cozido sem que aja perda dos seus nutrientes.
O ingrediente também pode ser consumido na forma da farinha e também torrado. “A quinoa também pode ser adicionada a vários pratos: salgados, bolos, doces e o que mais você imaginar”, enfatiza Dayan.
Veja também: Quinoa, uma semente cheia de benefícios para nossa saúde
Só para concluir, se existir ainda alguma dúvida em relação ao consumo da quinoa, basta lembrar que ele pode ser consumido igual a qualquer outro grão integral, a exemplo da linhaça, gergelim e chia.