Quer ter dentes branquinhos? Evite comer esses alimentos

Esses alimentos são figuras constantes no nosso dia a dia e contribuem para o amarelado dos dentes

Seja por vaidade ou por cuidado com a saúde, a verdade é que é quase unânime o desejo de se ter dentes bonitos e saudáveis. O sorriso é o nosso cartão de visitas e é através dele que as pessoas formarão sua primeira impressão sobre nós. Dentes bem cuidados são uma ótima apresentação!

Mas do que é feito um belo sorriso? Além do sentimento por trás da ação, o que mais chama atenção do que vários pares de dentes bem branquinhos?

É normal que ao longo do tempo, quando começamos a envelhecer, os dentes comecem a perder o seu tom de branco natural, mas há agentes que podem acelerar ainda mais esse processo, já que podem deteriorar o esmalte.

Além dos famigerados cigarros, há uma série de alimentos que contribuem para que os dentes fiquem amarelados e muitas vezes nós nem imaginamos que são capazes disso. Confira a seguir, alguns dos principais alimentos que utilizamos no nosso dia a dia que contribuem para o amarelado dos dentes.

Alimentos que deixam os dentes amarelos

Café

Conheça os alimentos que deixam os dentes amarelados - Café

Foto: Pixabay

Consumido por nove entre dez brasileiros, o famoso cafezinho, apesar de seus inúmeros benefícios, pode se tornar um vilão se não for consumido com moderação. Além de causar insônia, aumentar a ansiedade e até causar dependência, se consumido demasiadamente, a cor escura da bebida pode dar um tom cada vez mais amarelado aos dentes, já que eles possuem uma superfície porosa, que absorve com facilidade pigmentos de alimentos.

Chá

Conheça os alimentos que deixam os dentes amarelados - Chá

Foto: Pixabay

Considerada a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para o café, os chás podem ou não ter uma cor escura e consequentemente contribuir para o aparecimento de manchas nos dentes, vai depender do tipo de erva que for usada para preparar a bebida. Dependendo da infusão, ela pode manchar mais do que o próprio café, já que o chá possui uma substância chamada tanino, que apesar de ser benéfica para a saúde bucal, combatendo bactérias, inibindo a formação de placa dentária e evitando a deterioração dos dentes; ela também contribui para a mudança na cor do sorriso.

Molho de Tomate

Conheça os alimentos que deixam os dentes amarelados - Molho de Tomate

Foto: Pixabay

Conhecido por dar uma nova cara para massas, carnes e vários tipos de alimentos, o molho de tomate pode não ser uma boa pedida para quem deseja ter dentes branquinhos. Além de sua cor forte, o condimento ainda possui altas concentrações de ácido, o que contribui não só para o amarelamento do sorriso, como também para o desgaste dos dentes.

Vinho Tinto

Conheça os alimentos que deixam os dentes amarelados - Vinho Tinto

Foto: depositphotos

Considerado saudável desde que consumido com moderação, o vinho tinto, por ser produzido com uva, é rico em oxidantes e em outras substâncias que são consideradas amigas do coração, além de prevenir o envelhecimento da pele e prevenir alguns tipos de câncer. Infelizmente, por sua coloração forte, o consumo excessivo dessa bebida pode causar manchas ou tom amarelado nos dentes.

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.