Quer impressionar os convidados no almoço de Páscoa? Veja receitas

O almoço do domingo de Páscoa passa uma ideia de união familiar. Sendo assim, vale a pena caprichar no cardápio

Conhecida como sendo uma data para se aproveitar em família, a Páscoa pode ser um momento de muitas delícias à mesa. Além da tradicional troca de ovos de chocolate, a dica é investir em um almoço especial para marcar a data também no paladar. Então, preste atenção nas dicas que seguiram a partir de agora.

A Páscoa traz para a vida das pessoas um sentido de renascimento, espelhado na história de Jesus Cristo, que morreu na cruz mas que ao terceiro dia, ressuscitou. De modo geral, esse é o sentido que a data tem para as famílias que seguem o catolicismo como religião. Renovação.

O almoço de Páscoa

Assim como no Natal, o almoço do domingo de Páscoa passa a ideia de união familiar. Regada a boa comida, conversas e fraternidade entre todos, a refeição ganha um sentido a mais quando preparada com carinho e dedicação. Na maioria das vezes, o cardápio vem do fundo do mar, com os mais variados tipos de peixes.

Quer impressionar os convidados no almoço de Páscoa? Confira essas receitas

Foto: depositphotos

Sendo assim, a sugestão é preparar um robalo em crosta de coco fresco ao molho de araçá boi. A receita vai conquistar qualquer paladar, principalmente pela mistura dos sabores que o prato proporciona. Como sobremesa, você ainda terá a oportunidade de aprender a fazer uma deliciosa mil folhas de banana caramelizada e baunilha.

Robalo em crosta de coco fresco ao molho de araçá boi

Ingredientes do peixe

– 800 g de robalo em filé;
– 200 g de coco fresco ralado;
– 50 g de açúcar;
– 30 g de manteiga;
– 200 g de polpa de araçá boi;
– 50 g de azeite extra virgem;
– Sal a gosto.

Ingredientes do caldo de peixe

-500 g de espinha de peixe;
-50 g de cebola;
-50 g de cenoura;
-50 g de salsão;
-1 folha de louro;
-50 ml de azeite;
-3 litros de água.

Modo de preparo do caldo de peixe

O primeiro passo é preparar o caldo do peixe. Para isso você vai começar fritando todos os legumes com a folha de louro em azeite. Logo em seguida, lave bem todas as espinhas de peixe com a água e deixar cozinhar, sem ferver, por 30 minutos. Em seguida, basta coar e reservar.

Modo de preparo do molho

Em uma panela você vai colocar a manteiga e o açúcar para caramelizar. A seguir, junte a polpa de araçá boi e coloque para cozinhar por cerca de 20 minutos a 60°. Depois de cozinhar, junte o caldo de peixe e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Logo em seguida é só adicionar o sal a gosto e reservar.

Modo de preparo do robalo

Em uma frigideira doure os filés de robalo no azeite, bem quente, de ambos os lados, adicione o coco fresco ralado por cima e leve ao forno até ficarem prontos. O tempo de cozimento vai depender do tamanho do filé que você está usando. O importante é que ele fique bem úmido no centro. A seguir coloque o molho no prato e distribua os filés de robalo com o coco bem dourado, pode ser acompanhado por palmito fresco assado com ervas.

Mil folhas de banana caramelizada e baunilha

Para acelerar a preparação do prato, você vai poder usar uma massa folhada industrializada que já vem pronta e está disponível para venda em todos os supermercados. Você vai precisar de 12 unidades, sendo cada retângulo de 4X10cm. Você vai assar em forno pré-aquecido a 180 graus, por 10/15 minutos, ou até atingir coloração desejada. Quando esfriar, cortar em retângulos uniformes.

Creme Pâtissière (de confeiteiro)

– 500 ml de leite;
– 140 g de açúcar refinado;
– 50 g de manteiga;
– 75 g de gema de ovo;
– 1 ovo inteiro;
– 40 g de amido de milho;
– 1 fava de baunilha.

Modo de preparo

Pegue uma panela e misture o leite, metade da quantidade de açúcar (70 g) e a fava de baunilha (sementes retiradas com a ponta da faca e casca). Leve ao fogo até atingir o ponto de fervura. Em outro recipiente, misture o ovo inteiro, a gema de ovo, o restante do açúcar e o amido de milho, formando um creme homogêneo.

Quando a mistura de leite ferver, retirar a casca da fava de baunilha. Misturar 1/3 desta mistura a mistura de ovos, e mexer bem com o auxílio de um fouet. Fora do fogo, incorporar o restante da mistura do leite fervido. Voltar ao fogo. Cozinhe até que o creme engrosse, sem parar de mexer. Coloque em um bowl de inox e cubra com um filme plástico em contato com o creme, e deixe esfriar em banho maria de gelo. Antes de utilizar, bater o Creme Pâtissière na batedeira para que ele fique aerado. Dispor em um ‘saca-puxa’ e reservar refrigerado.

Banana Caramelada

– 700 g de banana sem casca;
– 100 g de açúcar;
– 20 ml de água gelada.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, você vai precisar fazer um caramelo com o açúcar e a água. Logo em seguida, acrescente as bananas cortadas grosseiramente. Depois cozinhe até que elas estejam cozidas, mexendo de tempos em tempos, até formar uma marmelada bonita. Deixe esfriar e reserve.

Para montar o prato você vai precisar seguir essa ordem: massa folhada – banana caramelada – creme Pâtissière. Repita a sequência descrita e finalize com outra camada de massa folhada. Por fim, polvilhe açúcar impalpável antes de servir.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.