Quer fazer batata doce no micro-ondas? Nós ensinamos!

A batata doce é muito nutritiva. Ela possui cinco vezes mais cálcio do que a batata inglesa

Quer fazer batata doce no micro-ondas? Aqui você vai aprender todos os detalhes! Além do mais, por aqui também será possível conhecer todos os benefícios desse alimento para a saúde do corpo.

A batata doce é um tubérculo da espécie Ipomea batatas, ou seja, a parte utilizada é a raiz. Ela é originária das regiões quentes da América Latina se desenvolvendo como uma espécie de pequeno porte.

É importante destacar que a batata doce é um alimento bastante versátil, que está presente na dieta de quem quer ganhar massa muscular ou tem como meta a alimentação saudável.

A batata doce é muito nutritiva. Ela possui cinco vezes mais cálcio do que a batata inglesa. Ela também é rica em sair minerais e vitaminas que proporcionam uma série de benefícios para o organismo humano.

Como cozinhar batata doce no micro-ondas

Além da forma tradicional de preparar a batata doce, que é com água fervendo no fogo, esse tubérculo também pode ser preparado no micro-ondas. Pode parecer bem improvável, mas essa é uma forma bastante recorrente e fácil.

A partir de agora, fique de olho nas dicas que serão passadas! O preparo começa com a higienização da batata doce. Para isso, faça-o com a utilização de água corrente em abundância. Depois, seque-a com ajuda de um papel toalha.

Com ajuda de um garfo, faça alguns furos na batata. Embrulhe a batata doce em um papel toalha e umedeça com água fria. Esprema o excesso da água com cuidado para não rasgar o papel.

O passo seguinte é colocar a batata doce em um prato sem tampar e levá-lo ao micro-ondas para assar. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho da batata e a potência do equipamento.

Na maioria dos casos, uma batata de tamanho médio leva entre 8 e 12 minutos para cozinhar. O ideal é virar a batata para que ela asse por igual. Então, divida o tempo de cozimento ao meio, tipo, primeiro quatro ou cinco minutos, depois o restante.

Se após isso você sentir que ela não foi cozinhada por inteiro, deixe mais alguns minutos. Para saber se está cozida, vale aquele velho teste de espetar a batata com o garfo. Se estiver macia, é sinal de que está cozida.

Ao retirar do micro-ondas, preste atenção, já que a batata vai estar muito quente. Espere esfriar um pouco, jogue fora o papel toalha e consuma a batata doce de acordo com a sua preferência.

Veja tambémComo cozinhar batata doce: O guia definitivo

Como desidratar batata no micro-ondas?

Outra forma de preparar a batata doce é desidratando-a. Isso pode ser feito facilmente com a utilização do micro-ondas. Veja todos os detalhes no preparo e tenha batata doce desidratada para a hora do lanche.

O primeiro passo é higienizar a batata doce com água corrente em abundância. Logo em seguida, use um papel toalha para secá-la. Fatie a batata doce com casca, deixando-a com espessura bem fina. Procure seguir a mesma espessura em todas.

Forre o prato do micro-ondas com duas folhas de papel toalha. Logo em seguida, distribua as fatias sobre o papel toalha. É importante não sobrepor as fatias para não dificultar o processo de desidratação.

Ligue o micro-ondas na potência alta por 3 minutos. Ao fim do tempo, vire as batatas e coloque mais 2 minutos. Antes de ingerir, a dica é temperar com um pouco de sal e pimenta a gosto.

Quanto tempo demora para cozinhar batata doce no micro-ondas?

Pelo que já deu para sentir na indicação de como assar a batata doce no subtítulo anterior, o tempo exato vai depender da potência do equipamento e também do tamanho da batata doce.

Na maioria dos casos, uma batata doce de tamanho médico chega a demorar de 8 a 12 minutos para ficar pronta no micro-ondas. Esse tempo também pode variar para mais ou para menos. Por isso, fique atento na hora de assar a batata doce.

Nos demais casos de cozimento, a batata doce tem tempos variados para ficar pronta. Se for em água fervente, o ingrediente leva cerca de 20 minutos para ficar pronto. Já na panela de pressão ele leva de 8 a 12 minutos.

Para quem optar por cozinhar a batata doce no vapor, vai esperar cerca de 20 minutos. Esses mesmos 20 minutos é o tempo estimado para a batata doce ficar pronto no forno.

Como cozinhar batata doce mais rápido?

Com a correria da vida, as pessoas procuram métodos para preparar os alimentos no menor espaço de tempo. Isso também é levado em consideração quando a opção é seguir um cardápio saudável.

Dependendo do alimento, ele pode demorar muito tempo para ficar pronto. Com a batata doce, o assunto é bem diferente. A versatilidade do ingrediente permite que ele seja preparado com rapidez, a partir do método utilizado.

Assim, para preparar esse alimento em específico, a forma mais rápida é através da utilização do próprio micro-ondas. Ele demora de 8 a 12 minutos para ficar pronto, dependendo do tamanho da batata e da potência do equipamento.

Batata doce no micro-ondas perde os nutrientes

O micro-ondas é uma das mais comemoradas invenções do mundo moderno, justamente pelo fato de reduzir o tempo de preparado de certos alimentos. Porém, uma pergunta bastante recorrente é se, ao ser preparado no micro-ondas, os alimentos perdem seus nutrientes? Pois saiba que a resposta é ‘não’.

Veja tambémVai comprar batata doce? Acerte na hora de como escolher esse alimento

Para entender tudo isso, é necessário buscar um pouco sobre o funcionamento do equipamento. O micro-ondas cozinha os alimentos a partir da utilização de ondas de energia semelhantes as de rádio. Essas ondas são conhecidas por serem mais curtas.

Batata doce

A batata doce é rica em nutrientes e versátil para compor receitas (Foto: depositphotos)

Essas ondas afetam sobretudo a água e outras moléculas assimétricas. Dessa forma, as micro-ondas usadas como princípio pelo eletrodoméstico permitem com que essas moléculas vibrem e gerem calor, se estendendo às moléculas próximas. Dessa forma, os alimentos são cozidos mais rapidamente.

No que diz respeito aos nutrientes, não só os alimentos que são preparado no micro-ondas, mas também aqueles que obtidos através de outros processos, como a fervura ou a utilização do forno, estão expostos a perda de nutrientes.

Isso acontece devido ao aquecimento ao qual os nutrientes são expostos. De acordo com estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, algumas vitaminas se decompõem a partir do aquecimento.

As proteínas também podem se decompor, perdendo as suas propriedades quando esquentadas, seja por qual meio for. Com a utilização do micro-ondas, com o tempo de preparo mais curto, pode até preservar alguns nutrientes.

Isso é o que acontece com a vitamina C, por exemplo. Quando aquecida por longo período de tempo, ela se decompõe. Preparada no micro-ondas, Lea pode ser preservada, já que a exposição do tempo de calor é menor, se comparado a outros meios.

Benefícios da batata doce

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico que virou a queridinha dos atletas e adeptos da musculação. Bastante nutritiva, ela supera outros tubérculos na quantidade de nutrientes, fibras e vitaminas.

Quando comparada com a batata inglesa, a batata doce possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio. Ela também é considerada um “carboidrato do bem”, proporcionando uma série de benefícios para o organismo humano.

Veja os principais deles:

  • Possui baixo índice glicêmico
  • Contribui para a queima de gordura
  • Reduz o colesterol
  • Evita cãibras
  • Regula a pressão arterial
  • Faz bem para a pele
  • Auxilia na digestão dos alimentos
  • Atua na formação de colágeno
  • Ajuda a prevenir câncer
  • Auxilia no controle da diabetes
  • Estimula o intestino

Veja tambémComo plantar batata doce em casa

Tipos de batata doce

Como muita gente já deve ter percebido existe diversos tipos de batata doce. Entre as mais comuns estão a amarela, a branca e a roxa. Essas são as mais comuns de serem encontradas no Brasil.

Cada uma delas, possui características que distingue uma da outra. Veja quais são elas:

Batata doce amarela – Uma das principais características é mesmo a variação de cor da casca. Já a polpa, apresenta coloração creme. Esse tipo de batata apresenta formato elíptico arredondado. Quanto ao sabor, ela é de doçura média.

Batata doce branca – Além da coloração mais clara, esse tipo de batata doce apresenta formato ovalado. Entre as três variações apresentadas, essa é a que apresenta sabor menos doce.

Batata doce roxa – Como o próprio nome já a identifica, essa variação apresenta cor roxa na polpa. Seu formato é oblongo, onde o cumprimento é maior que a largura. Já em relação ao sabor, ela é bastante doce.

O preparo da batata doce no dia a dia

Como deu para perceber nesse artigo, a batata doce é um alimento que pode ser inserido com facilidade em qualquer que seja o cardápio. Dessa forma, o paciente pode usufruir de boa alimentação.

Porém, para fazer isso com segurança, o melhor a ser feito é consultar o médico. A partir desse cuidado, você terá oportunidade de aproveitar tudo o que há de melhor no ingrediente.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.