Quer comprar figo mas não sabe como escolher esse fruto? Aprenda aqui

Os benefícios deste alimento surgem através das propriedades que carrega em sua estrutura. Por isso, é importante que o figo esteja em boas condições

Doce e nutritiva. Estas são duas das qualidades que o figo possui, fruta de origem asiática, mas que foi introduzida no Brasil pelos portugueses ainda na época da colonização. Trata-se de um alimento versátil, pois pode ser consumido fresco, em pratos salgados ou doces. As tortas e geleias feitas com o figo são os pratos mais conhecidos e cobiçados desta fruta.

A lista de benefícios deste alimento surge através das propriedades que esta fruta carrega em sua estrutura. Rico em diversas vitaminas, como a A, B1, B2, C e K, o figo ainda possui muitos minerais em sua composição, a exemplo do ferro, fósforo, sódio, magnésio, cálcio e potássio. Além disso, o produto natural é conhecido pelas grandes quantidades de fibras que possui e por sua ação antioxidante.

No entanto, para que o consumidor consiga usufruir de todas estas propriedades e dos benefícios que essa fruta proporciona, é preciso comprar bons exemplares dela. Avaliar as características de cada figo e escolher aqueles que possuem mais qualidade e durabilidade.

Quer comprar figo mas não sabe como escolher esse fruto? Aprenda aqui

Foto: depositphotos

Como escolher figo?

Os figos quando não estão maduros apresentam uma casca esverdeada, já os que estão neste processo de amadurecimento têm como cor externa o roxo. Portanto, se você busca por uma fruta que vai ser consumida rapidamente durante a semana, basta escolher figo de casca mais roxeada, pois já está maduro o suficiente para ser ingerido.

Outros aspectos que devem ser observados ainda na casca são com relação a consistência e as marcas que podem ser encontradas. Por exemplo, geralmente os figos possuem uma casca macia, mas se ela estiver se desmanchando ou se quando for pressionada afundar com muita facilidade estes são maus sinais. Rachaduras e manchas mais escuras também servem de alerta para o consumidor, que devem optar pelas cascas mais lisas possíveis.

Benefícios desta fruta

Se você é do tipo que não é muito fã de frutas, deve estar se perguntando o porquê de consumir o figo. Bom, o fato é que, assim como as demais frutas, este alimento carrega consigo diversos benefícios para a saúde do corpo e por isso deve estar presente no seu cotidiano.

Neste caso em específico, o figo é capaz de ajudar os pacientes no combate ao câncer, uma vez que possui ação antioxidante que elimina as células cancerígenas; protege a pele contra a ação da oxidação das células que causam envelhecimento precoce; age contra a diabetes, pois reduz a necessidade de insulina no organismo; e ainda pode ser usado no combate ao mau colesterol.

Além destes benefícios, o figo ainda pode ser usado em alguns casos específico, como:

  • Anemia;
  • Dores no estômago;
  • Hipertensão;
  • Fadiga;
  • Fortalecimento dos ossos.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.