Quantas calorias tem uma banana?

A banana é conhecida por ser uma fonte de energia instantânea

Você sabe quantas calorias tem uma banana? Essa é uma pergunta repetida com certa frequência, principalmente pela grande variedade da fruta e pela frequência com que é consumida. Para responder essa e outras perguntas, acompanhe esse artigo!

A banana é conhecida por ser uma fonte de energia instantânea. Ela carrega na sua lista de componentes vitaminas dos complexos A, B e C, fibras, potássio, manganês, cálcio, magnésio, cobre, ferro e ácido fólico.

Daí já se pode ter noção do quão benéfica para o corpo ela pode ser. Mas, quando o assunto é a dieta de eliminação de peso, muita gente se preocupa mesmo é com a quantidade de calorias que é ingerida.

Para a saúde, a fruta pode atuar na regulação do intestino, redução da pressão arterial, combate a depressão, cãibras musculares e, para os adeptos da perda de peso, ela também inibe o apetite, fortalece os ossos, auxilia na saúde da visão.

Quantas calorias tem a banana

Dependendo da variedade da banana, cada uma delas tem a sua quantidade de calorias. Para saber todos os detalhes sobre elas, fique atento aos principais tipos que serão apresentados a partir de agora.

Cachos de bananas amarelas maduras

A banana dá saciedade, por isso é indicada para dietas de emagrecimento (Foto: depositphotos)

Banana prata

Entre todos os tipos de banana, a classificada com o nome de prata é a mais durável. No que diz respeito à quantidade de calorias, uma banana média de 120 gramas fornece 107 calorias para o corpo.

Banana nanica

Dependendo do local onde é encontrada, a banana nanica também pode ser conhecida por banana d’água ou caturra. Com alto teor de açúcar, a nanica é uma das bananas mais doces. Já no quesito calorias, uma banana com 100 g fornece 87.

Banana maçã

Quem sofre de prisão de ventre deve tomar cuidado com a ingestão da banana maçã. De polpa macia, ela é recomendada para bebês e idosos. Quanto as calorias, uma unidade, com cerca de 70 gramas, fornece 72 calorias para o corpo.

Banana ouro

Essa variedade de banana é conhecida pelo seu tamanho. Além do mais, a quantidade de calorias é inversamente proporcional, sendo a banana ouro a de maior índice, com 158 calorias para uma banana com média de 100 g.

Banana da terra

A banana da terra, que também é nomeada de banana comprida ou chifre de boi, é uma das maiores existentes. Nesse caso, ela pode se aproximar de 500 g. Quanto ao índice calórico, essa variedade de banana fornece 117 calorias para o corpo.

Veja também: Paciente renal crônico pode comer banana?

Tabela nutricional da banana

Depois de conhecer a quantidade de calorias existente em cada variedade de banana, agora chegou a hora de conhecer a sua tabela nutricional. Essa ferramenta é importante para as pessoas que precisam de certos tipos de nutrientes em específico.

Nesse detalhamento a banana apresenta 9,12 g de carboidratos, 0,52 g de proteínas, 0,12 g de gorduras e 0,8 g de fibras alimentares. Mesmo se tratando de um ingrediente saudável, para incluí-la na sua dieta, antes consulte um nutricionista.

Veja mais detalhes da banana na sua tabela nutricional.

 

Qual melhor banana para quem faz dieta?

Depois de checar todas essas informações, aquelas pessoas que estão travando uma batalha com a balança devem estar se perguntando qual a melhor banana para quem faz dieta, certo? A resposta é simples: a banana maçã.

Para essa resposta, alguns fatores são levados em consideração. Essa variação é ideal para ser ingerida entre as refeições, pois, devido a quantidade de fibras, ela vai fazer com que a sensação de saciedade seja prolongada por mais tempo.

“Nenhum estudo testou diretamente os efeitos das bananas sobre a perda de peso. No entanto, as bananas têm várias características que as tornam um alimento amigável para o emagrecimento”, destaca o médico Juliano Pimentel.

Além da banana maçã natural, você também pode incrementar essa fruta com adição de farinha de aveia. Porém, a recomendação profissional é que a banana seja ingerida com moderação para não atrapalhar a dieta.

É importante deixar claro que a banana maçã é a mais indicada devido a baixa quantidade de calorias. Porém, todas as demais bananas podem ser ingeridas sem culpa, desde que respeitando o limite consciente.

Veja tambémBenefícios de comer banana escura

“É preciso destacar que a banana é uma fonte de carboidratos, quando ela é comida em excesso pode prejudicar o emagrecimento”, alerta Pimentel.

Quantas calorias tem uma banana verde?

A banana verde possui 122 calorias em uma quantidade média de 100 g. Nesse estado, também pode ser encontrado na fruta grande quantidade de amido. Para quem está fazendo dieta, ela pode ser uma excelente aliada.

Cacho de banana verde

Na banana verde é encontrada uma grande quantidade de amido (Foto: depositphotos)

Isso acontece porque, quando fermentado no intestino grosso, o amido existente na fruta promove o bom funcionamento do órgão. Esses benefícios podem ser conquistados através do consumo da biomassa de banana verde.

A biomassa de banana verde é um super alimento obtido da polpa da banana verde cozida. Esta simples preparação contém vitaminas, minerais, baixo teor de açúcar, amido resistente, fibras e flavonoides.

A banana verde é rica em vitamina A e C, ferro, magnésio, potássio e zinco. Entre os benefícios a ela associados estão: previne o surgimento de infecções intestinais, aumenta a sensação de bem-estar, auxiliar na prevenção e no controle do diabetes e reduz o colesterol alto.

Como fazer biomassa de banana verde

Caso você tenha ficado interessado na forma de preparar a biomassa de banana verde, anote aí todos os ingredientes e preste atenção na forma de preparo. Para tanto você vai precisar de 6 bananas verdes e água.

Coloque a água para esquentar em uma panela de pressão. Logo em seguida, lave bem as bananas e coloque-as para cozinhar pelo período de 30 minutos, após pegar pressão. Passado esse tempo, espere perder a pressão para continuar com o preparo.

Tire as bananas da panela, descasque-as e coloque no processador. Adicione um pouco de água morna e processe até virar uma pasta bem lisa.

Na hora de guardar, a biomassa pode ser congelada em porções e, quando for utilizar o alimento, basta levar ao fogo com água fervente. A recomendação é consumir, no máximo duas colheres (de sopa) de biomassa de banana verde por dia.

Benefícios da banana

Por tudo que já foi apresentado até agora, fica fácil entender o porquê que a banana é um ingrediente que faz muito bem a saúde humana. Continuando nesse ritmo, veja alguns outros benefícios que podem ser conquistados a partir do consumo da fruta:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Possui poder antioxidante
  • Reduz a pressão arterial
  • Previne a anemia
  • Favorece a produção de hemoglobina
  • Combate a TPM
  • Diminui a retenção de líquidos
  • Melhora a qualidade do sono
  • Combate a depressão
  • Contribuem para um bom funcionamento do intestino
  • Elimina toxinas
  • Prolonga a sensação de saciedade
  • Traz energia para prática de exercícios físicos
  • Evitar fadiga muscular e câimbras
  • Ajudam a formar massa muscular

Veja também: Aprenda como acertar ao escolher banana quando for comprar esse fruto

A banana na dose certa

Depois de conhecer as quantidades de calorias dos diversos tipos de banana, agora fica fácil encaixar a fruta no seu dia a dia. Porém, antes disso, é bom consultar o seu nutricionista. Ele é a pessoa mais indicada para acabar com todas as suas dúvidas.

Além do mais, a partir de exames físicos mais detalhados, ele vai recomendar qual a quantidade correta, o melhor horário para consumo e qual o tipo mais recomendado. Dessa forma, você pode aproveitar o que de melhor a banana tem para oferecer.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.