Quantas calorias perder por dia para emagrecer?

A quantidade ideal de calorias para perder depende do biotipo de cada um, de quanto se deseja emagrecer e em quanto tempo

Tanto o ganho como a perda de peso são coisas que estão diretamente ligadas à ingestão e queima de calorias. Saiba quantas delas é necessário perder por dia para conseguir emagrecer.

A quantidade ideal de calorias para perder diariamente é algo que varia muito. Isso irá depender do biotipo de cada um, de quanto se deseja emagrecer e em quanto tempo.

Quantas calorias queimar por dia para emagrecer

Ganhar ou perder peso é uma conta fácil. Se o indivíduo engorda é porque está consumindo mais calorias do que gasta; se mantém o peso é porque está queimando as mesmas quantidades de calorias que consumiu; se emagrece é porque está queimando mais calorias do que ingere.

Mas existem fatores que precisam ser levados em consideração na hora de fazer a conta das calorias ideais para cada pessoa. Tudo varia dependendo do sexo, idade, altura, massa muscular, atividades físicas realizadas diariamente, entre diversas outras ponderações.

Mulher feliz na balança

A quantidade ideal de calorias vai variar de acordo com a quantidade de quilos que se deseja perder (Foto: depositphotos)

Mas, de uma maneira geral, para conseguir perder meio quilo por semana, o ideal é conseguir gastar, pelo menos, 500 calorias a mais do que aquilo que foi ingerido durante todo o dia. Se o ideal é perder 1kg, sugere-se ingerir 1000 calorias menos do que o gasto basal do organismo.

Veja também: Você quer emagrecer? Então pare com as dietas restritivas

Melhores exercícios para queimar caloria

Burpee

O burpee é uma série de exercícios executados em sucessão, que não necessita de nenhum equipamento; apenas o peso do próprio corpo. Ele é realizado em quatro passos: Comece em posição de agachamento, com as mãos apoiadas no chão. Depois, jogue as pernas para trás e volte para a mesma posição inicial. Finalize dando um pulo com os braços levantados para cima.

Pular corda

Pular corda é um dos exercícios mais eficazes para quem deseja emagrecer. 100 a 120 pulos garantem 13 calorias a menos a cada minuto. E além de ajudar a queimar caloria, o exercício também contribui para fortalecer os músculos e ainda faz um treino de equilíbrio.

Veja também:

Agachamento

Esse exercício também é uma forma bastante eficaz de queimar gordura, além de ajudar no fortalecimento dos músculos, principalmente do glúteo. Fique em pé com as mãos por trás da cabeça. Desça, como se fosse se sentar, mantenha a coluna ereta e levante. Repita o movimento, pelo menos, 80 vezes.

Veja também: O que é, para que serve e como fazer a dieta crossfit para emagrecer de vez

Chás que queimam calorias

Além dos exercícios físicos, existem alguns chás que também ajudam no processo de queima de calorias.

Chá Mate

Chá mate na cuia

Esse chá consegue aumentar o gasto calórico (Foto: depositphotos)

A bebida contém propriedades em sua composição que possuem efeito termogênico, ajudando a manter o metabolismo acelerado e aumentando o gasto calórico, mesmo que a pessoa esteja em repouso.

Chá branco

Xícara com chá branco

Mesmo em repouso, esse chá consegue fazer o corpo queimar calorias (Foto: depositphotos)

O chá branco também possui um ação termogênica e, além disso, ainda contém uma alta concentração de antioxidantes, prevenindo o organismo contra doenças como o câncer.

Chá de gengibre

Xíicara com chá de gengibre

Esse chá é um poderoso termogênico (Foto: depositphotos)

A bebida feita a partir da raiz contém substâncias termogênicas que conseguem aumentar a capacidade corporal, acelerar o metabolismo e aumentar a queimação de calorias, contribuindo para o emagrecimento.

Veja também: Melhor horário para tomar chá verde para emagrecer

Chá preto

Xícara com chá preto

Por ser rico em cafeína, esse chá acelera o metabolismo (Foto: depositphotos)

Devido à presença da cafeína e do polifenóis presentes na bebida, o chá preto também ajuda a manter o metabolismo acelerado e a contribuir na queima de gorduras e ainda mantém o apetite reduzido.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.