Qual suco detox devo preparar para tomar à noite?

As propriedades e os benefícios do suco detox são potencializados no período noturno. Saiba como prepará-lo para tomar à noite

Você sabe qual suco detox preparar para tomar à noite? Ao longo desse artigo você vai conhecer quais os mais indicados e vai aprender a fazê-los da maneira correta. Confira!
Nos últimos anos fala-se muito sobre suco detox. Primeiro, foram as celebridades que o adotaram, depois os profissionais passaram a popularizar os seus benefícios e, atualmente, o consumo desse tipo de suco já virou hábito para a maioria das pessoas que cuidam da saúde e do bem-estar.
Isso sem falar nas muitas empresas que se especializaram na fabricação de sucos detox e de todo tipo de produto ligado ao termo. Mas a verdade é que não é preciso gastar muito para incluir o suco detox no dia a dia.
Os melhores são aqueles preparados em casa, com ingredientes frescos e sem processo industrialização. Mas daí surge uma dúvida: devo tomar o suco detox somente durante o dia? Ou qual suco detox devo preparar para tomar à noite? Confira essas respostas ao longo do artigo.

Posso tomar suco detox à noite?

A indicação para tomar suco detox à noite varia de profissional para profissional. Porém, o Remédio Caseiro foi em busca da opinião de um profissional que responda a essa questão: “qual suco detox devo preparar para tomar à noite?” A nutricionista, Karine Barreto da Silva, residente em oncologia e cuidados paliativos, não costuma indicar que o paciente faça a ingestão do suco detox à noite.

Ingredientes para suco detox

O suco detox normalmente é composto por frutas, verduras, sementes e ervas (Foto: depositphotos)

Para ela, o suco detox “é rico em substancias antioxidantes, que auxiliam na eliminação de radicais livres (substancias toxicas as células) alem de ser rico em vitaminas e minerais”, que deve fazer parte do cardápio diurno. “Por isso sempre indico o uso do suco detox nos lanches (manhã e tarde) ou 1 hora antes do almoço”, explica a profissional.

Karine dá dicas para fazer e consumir o suco detox para o melhor aproveitamento dos seus benefícios. E os cuidados já começam no preparo, antes mesmo da sua ingestão. Ela indica: “o suco detox não deve ser coado, tendo assim uma boa quantidade de fibra”.

A nutricionista esclarece que o fato de não coar o suco detox tem um motivo muito eficaz: a conservação das fibras dos alimentos. Entenda: “as fibras são essenciais para o bom funcionamento intestinal e da saciedade de forma precoce, ajudando o paciente também a consumir uma menor quantidade de alimento e assim perder peso”.

Ou seja, se você mantiver as fibras dos ingredientes do seu suco detox ficará saciado por mais tempo do que se você coa o seu suco detox. Dessa forma, é mais fácil não sentir tanta fome e ainda perder os quilinhos indesejados.

A Karine ainda dá uma dica incrível para quem deseja consumir bebidas saudáveis à noite. “Antes de dormir eu sempre indico chás, como camomila, erva doce, erva cidreira ou da preferência do paciente”.

Veja também: 10 melhores combinações de suco detox

Esse tipo de suco é proibido à noite?

Geralmente essa bebida é associada ao café da manhã pois, quando tomada em jejum, ajuda a acelerar o metabolismo garantindo um maior gasto de calorias ao longo dia.

Por isso que a nutricionista Karine Barreto prefere indicar o consumo de chás antes de dormir, principalmente se o objetivo é ter uma noite de sono tranquila. Porém, se o objetivo é perder peso, a nutricionista funcional Patricia Davidson afirmou, em entrevista a 98FM de Curitiba, que as propriedades e os benefícios do suco detox, quando consumidos à noite, podem potencializados o emagrecimento.

Segundo a especialista, “o corpo desintoxica melhor no período noturno e, por isso, para ter o maior aproveitamento possível, o mais indicado é tomar suco detox uma hora após o jantar. Já de manhã, a bebida tem um efeito digestivo melhor”.

Na verdade, as propriedades que fazem a fama do suco detox atuam tanto no período da manhã como no noturno, porém se a ideia é comer menos, o indicado é que seu consumo seja durante o dia, uma vez que as fibras vão dar saciedade.

Contudo, durante à noite, ele poderá também atuar no organismo devido à sua capacidade de eliminar os resíduos tóxicos do organismo, auxiliando no combate ao inchaço e reduzindo o acúmulo de gorduras.

Então, cabe a você definir se irá consumir o suco detox à noite ou durante o dia. Se possível, consulte o seu nutricionista para definir quais são os seus objetivos e qual período lhe trará melhores resultados.

Receitas de suco detox para consumir à noite e de dia

Confira a seguir algumas receitas de suco detox que você pode preparar para tomar à noite e também durante o dia, conforme sua preferência e orientação profissional.

Suco detox de espinafre

Esta bebida é depurativa, rica em antioxidantes e fibras, sendo ideal para dietas desintoxicantes e de emagrecimento.

Ingredientes

  • 2 xícaras de pepino cortado em pedaços
  • Meia colher (de sopa) de gengibre fresco em pó
  • 2 xícaras de folhas de espinafre
  • 2 maçãs
  • 1 cabeça de aipo
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um liquidificador. Consuma logo em seguida para que o suco não perca suas propriedades.

Veja também: Detox: aprenda 3 formas de fazer suco de couve com limão para perder peso

Suco verde

Além de delicioso, o suco verde contém propriedades desintoxicantes e pode ajudar você a dormir melhor.

Ingredientes

  • 4 folhas de couve
  • 6 a 8 folhas de alface roxa
  • 1 pepino
  • 1 maçã
  • 1 limão
  • 1 lasca de gengibre

Modo de preparo

Basta processar tudo no juicer e consumir imediatamente.

Suco detox de kiwi e baunilha

Este suco detox contribui com a dose diária necessária de vitamina C e outros nutrientes importantes para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, as substâncias presentes auxiliam no funcionamento adequado do sistema nervoso e circulatório, além de ser um complemento para as dietas de emagrecimento. Já a baunilha é um ótimo antioxidante que ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão.

Ingredientes

  • 2 kiwis descascados
  • 2 bananas pequenas
  • 1 colher (de sopa) de mel
  • 1 iogurte de baunilha desnatado
  • Meia xícara de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma a bebida imediatamente.

Dicas para preparar um delicioso suco detox

  • Lembre-se que usar um componente detox no preparo é essencial. Além dos citados nas receitas acima, você pode utilizar couve, brócolis, mirtilo, goji berry, framboesa ou raspas de limão (ou laranja)
  • Quanto mais frescas estiverem as frutas, maior será o índice de nutrientes e sabor do seu suco. No entanto, não há problemas em congelar os alimentos para fazê-los durar mais
  • Combine uma fonte de fibra ao carboidrato das frutas, como linhaça ou chia
  • Use no máximo duas frutas no preparo do suco detox, pois o excesso pode tornar a bebida muito calórica.

Veja também: Detox pós-festas: veja receita de suco diurético e antisséptico

Dicas sobre nutrição e saúde

Quer saber mais dicas sobre suco detox, alimentos saudáveis e qualidade de vida? Acompanhe também Karine Barreto da Silva (CRN: 20508/P), nutricionista residente em oncologia e cuidados paliativos, por meio do insta @nutrikbarreto.