Qual a diferença entre nutrologia e nutrição

A nutrologia é um ramo da medicina que se ocupa da nutrição

Na busca pela qualidade de vida, certamente você já deve ter se deparado com palavras que geraram dúvida ou não foram imediatamente compreendidas. Muitas delas, inclusive, por serem tão parecida com outras já conhecidas, acabam tendo o sentido associado de maneira errônea. Nesse sentido, você já ouviu falar de nutrologia?

De acordo com a nutróloga Tamara Mazarack, a nutrologia é um ramo da medicina que se ocupa da nutrição em todos os seus aspectos: na normalidade, na doença e na terapia.

Ela trata de várias áreas da nutrição humana, e prescreve a orientação alimentar adequada, com base nas reais necessidades das pessoas.

Nesse campo entram as pessoas que buscam ter uma vida mais saudável; crianças, idosos, mulheres grávidas e no aleitamento; atletas, pessoas que visam o ganho de massa muscular e redução de gordura corporal; pacientes portadores de doenças, tais como a síndrome metabólica, obesidade, hipercolesterolemia, diabetes, disbiose, colite, síndrome do intestino irritável, osteoporose, hepatite, hipotireoidismo, entre outras.

Tanto a nutrologia quanto a nutrição tratam da saúde alimentar

A nutrologia é uma especialidade médica (Foto: depositphotos)

Além do mais, a nutrologia também pode ser aproveitada por pacientes obesos nos regimes de emagrecimento e reeducação alimentar e acompanhamento após a realização de cirurgia bariátrica e por pacientes magros que apresentem dificuldade de ganhar peso com a confecção de regimes hipercalóricos e nutritivos.

Veja também: Farinha de ameixa emagrece? Descubra e veja preços

Como a nutrologia é empregada

Para que todos os conhecimentos em nutrologia sejam empregados em prol da saúde humana é necessário que o paciente interessado recorra a um profissional capacitado. Só ele tem o conhecimento necessário para que todos os precedentes do paciente sejam levados em consideração para adequação alimentar e possível correção na dieta diária.

O paciente não está isento da realização de exames laboratoriais. “Eles serão necessários para melhor determinar as necessidades específicas de cada indivíduo, e para uma avaliação precisa de doenças existentes. De acordo com cada caso são pedidos outros exames complementares, como radiografia, ultra-sonografia, densitometria óssea e teste de esforço em esteira”, esclarece Tamara Mazarack.

Veja também: Combata a má nutrição aprendendo a fazer esse suco fortificante

Com todos esses dados em mãos, a nutróloga pode traçar o perfil metabólico do indivíduo e preparar o programa alimentar adequado a necessidade dele. Vale lembrar que o profissional deve estar sempre acompanhando os resultados da readequação alimentar.

Diferença entre nutrologia e nutrição

Depois de conhecer um pouco mais sobre a nutrologia, agora chegou à hora de saber os fatores que separam-na da nutrição.

Segundo Tamara Mazarack, apesar da confusão e dos nomes parecidos, Nutrologia e Nutrição são áreas diversas. A nutrição é uma especialidade da área biomédica.  A nutrologia é uma especialidade médica.

“Para simplificar, o nutricionista faz faculdade de Nutrição e o nutrólogo faz faculdade de Medicina, e depois se especializa em Nutrição Clínica. O nutrólogo é um médico clínico habilitado para diagnosticar e indicar o tratamento dos distúrbios nutricionais e metabólicos através de suporte nutricional e da suplementação de nutrientes quando necessário”, esclarece.

Veja tambémEspecialistas afirmam: alimentação vegana ou vegetariana faz bem na gravidez

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.