Quais os benefícios do chá de casca de laranja?

Você sabe quais os benefícios do chá de casca de laranja? Caso a sua resposta para essa pergunta tenha sido negativa, fique de olho nesse artigo que você vai aprender muito mais do que imagina sobre a bebida.

A receita é tão poderosa que começou há ser usada há milhares de anos, na medicina tradicional chinesa, com o objetivo de curar várias doenças e de manter o corpo saudável, e continua sendo uma referência entre os medicamentos naturais até os tempos atuais.

Porém, é bom ficar atento as dicas passadas por aqui mas, em caso de questões mais específicas, o indicado é recorrer a um profissional da área de saúde.

Como fazer chá de casca de laranja?

Existem diferentes receitas para o preparo do chá de casca de laranja, que podem ser feitas com elas frescas ou secas ao sol. Uma das opções é ferver as cascas de duas laranjas, com meia xícara de chá de hortelã em um litro de água.

Em seguida, basta tampar a panela e deixar em repouso por 15 minutos. Para adoçar, utilize três colheres de mel. Outra alternativa é ferver seis cascas de laranjas em dois litros de água durante meia hora.

Xícara de casca de laranja

Por ser muito amargo, recomenda-se adicionar ao chá mel, canela e/ou cravo (Foto: depositphotos)

Em ambos os casos, é possível beber o chá ainda quente ou guardá-lo na geladeira. Caso você queira, também é recomendável misturar a casca de laranja com cravo da índia, já que o ingrediente tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a potencializar os benefícios.

Como o sabor da bebida é relativamente amargo, há quem prefira misturar as cascas da fruta com outros ingredientes, como canela, cravo, limão e maçã. Além disso, é possível adoçar o chá com mel.

Para utilizar a bebida em tratamentos medicinais, é indicado beber uma xícara por dia, de manhã, ainda de jejum. Após um mês de consumo diário, faça uma pausa de uma semana e, só então, retome a rotina.

Para que serve o chá de casca de laranja?

Não há dúvidas sobre os benefícios do bagaço da laranja. Além de saborosa, a fruta, que é a mais vendida no Brasil, é muito apreciada por suas propriedades nutricionais e medicinais, podendo ser aproveitada em receitas de sucos e doces.

O que nem todo mundo sabe é que a parte externa dela também traz benefícios especiais. Em frutas cítricas como a laranja, as cascas chegam a conter cerca de 4x mais fibras que o bagaço e podem ser utilizadas para fazer chás com propriedades curativas.

A casca de laranja é bastante nutritiva e tem em sua composição elementos como fibras, flavonoides e betacaroteno, além das vitaminas A, B e C. Entre os benefícios associados ao seu consumo, estão vantagens como a melhora da digestão e o alívio de sintomas como gases, inchaço, azia, diarreia, cólicas menstruais e náusea.

A bebida também pode ser benéfica para mulheres que estão amamentando e sofrem com mastite, um problema causado a partir do excesso de produção de leite, que causa o inchaço nos seios. Nesses casos, a recomendação é consumi-la duas vezes ao dia.

Além disso, ela auxilia em casos de congestão crônica no peito e tosse úmida e age como um antioxidante, auxiliando na redução do excesso de líquido corporal, na prevenção de gripes e resfriados e no combate do envelhecimento precoce e de algumas infecções.

Confira outros benefícios associados ao chá de casca de laranja:

  • Cicatrização de feridas
  • Combate de alergias
  • Diminuição dos níveis de colesterol
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Melhora do hálito
  • Prevenção do câncer
  • Proteção da pele
  • Redução do estresse

Agora, chegou a hora de se aprofundar um pouco mais nesses benefícios!

Cicatrização de feridas

O chá de casca de laranja é rico em fitoquímicos, compostos de propriedades anti-inflamatórias que estimulam a renovação da pele, auxiliando na cicatrização e higienização de feridas.

Combate de alergias

Um dos benefícios associados ao consumo do chá de casca de laranja é a prevenção de reação alérgicas. O efeito está relacionado à presença de agentes que impedem a liberação de histaminas, compostos envolvidos no aparecimento de sintomas como vermelhidão, coceiras e edemas.

Diminuição dos níveis de colesterol

Outra vantagem do consumo da casca de laranja é a diminuição nos níveis de colesterol, associada a substâncias como hesperidina, pectina e flavonas polimetoxiladas, que agem diretamente nos ácidos biliares do fígado.

Além disso, ela atua, simultaneamente, na melhora da quantidade de HCL, conhecido como colesterol bom.

Fortalecimento do sistema imunológico

Por ser rica em vitaminas de caráter oxidante como A e C, a casca de laranja representa um importante reforço para o sistema imunológico, evitando o contágio por alguns vírus e bactérias.

Melhora do hálito

O chá de casca de laranja é bastante efetivo no tratamento bucal. Por possuir substâncias cítricas e adstringentes, que combatem o nascimento de bactérias, ele refresca o hálito e evita a formação de placas e tártaros.

Prevenção do câncer

O consumo do chá de casca de laranja também auxilia na prevenção de diversos tipos de câncer. Isso porque um dos elementos de sua composição é o flavonoide hesperidina, que evita o desequilíbrio das células, responsável pela formação dos tumores.

Proteção da pele

A casca de laranja também é bastante útil na proteção da pele dos raios ultravioleta. Esse benefício está associado à presença do d-limoneno em sua composição, já que a substância funciona como um protetor solar natural.

Redução do estresse

Estudos feitos na França mostraram que a casca de laranja possui um alto nível de concentração de polifenóis, um tipo de oxidante que possibilita a redução do estresse. Além disso, ela é rica em Serenzo, analgésico natural que combate os picos de emoções no corpo. Por isso, o chá pode auxiliar em casos de ansiedade, nervosismo, depressão e taquicardia.

Chá de casca de laranja emagrece?

Apesar da bebida ter alguns efeitos positivos para quem está em dieta de emagrecimento, não é possível dizer que o chá de casca sozinho terá um grande efeito de emagrecer. Para estes fins, os benefícios se resumem à presença de pectina, substância que representa um tipo de fibra alimentar.

A vantagem do componente é que ele não passa pelo processo de digestão, se transformando em um gel que fica no intestino e dificulta a absorção de carboidratos, gorduras e colesterol.

Com isso, ele contribui para a sensação de saciedade no organismo e diminui o apetite, tornando mais fácil a rotina de redução de consumo de alimentos gordurosos.

Paralelo a isso tudo, o recomendado é também inserir hábitos saudáveis no seu dia a dia, a exemplo de uma rotina de exercícios e adequação do cardápio alimentar. Em caso de dúvida, o recomendado é consultar o seu nutricionista ou endocrinologista.

Casca de laranja

Esse chá contribui para a sensação de saciedade no organismo e diminui o apetite (Foto: depositphotos)

Para que serve a parte branca da casca da laranja?

Normalmente descartada junto com a casca, a parte branca da laranja é extremamente importante. Isso porque ela age com uma espécie de capa protetora para o fruto durante o seu desenvolvimento, concentrando ainda mais nutrientes que o bagaço, como hesperidina, um antioxidante poderoso, capaz de reforçar as defesas do corpo.

Rica em fibras solúveis, esta parte da fruta também ajuda a amenizar a fome, além de possuir, em sua composição, excelentes quantidades de ferro, cálcio, magnésio e fitoquímicos, que atuam no corpo com funções anti-inflamatórias.

Chá de casca de laranja com alho

Para preparar o chá, basta misturar as cascas secas de três laranjas com 10g de raspas de alho e deixar ferver em um litro de água. Em seguida, deixe em um recipiente com tampa para descansar durante meia hora antes de beber.

Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a mistura da casca de laranja com o alho potencializa diversos benefícios de ambos. Juntos, os ingredientes atuam no corpo de forma desintoxicante, ajudando o organismo a se recuperar após o contato com metais pesados e substâncias prejudiciais à saúde.

Outros benefícios potencializados pela mistura são a diminuição dos índices de colesterol ruim, o aumento na disposição e o alívio de sintomas do período menstrual.

Chá de casca de laranja com gengibre

Para preparar a bebida, ferva a mistura de cascas de três laranjas secas com 10g de raspas de gengibre e um litro de água. Em seguida, tampe o recipiente e deixe descansar por meia hora antes de beber.

A casca de laranja também pode ser misturada com raspas de gengibre para o chá. A infusão é bastante eficaz no combate a resfriados porque une a ação bactericida, desintoxicante e descongestionante presente no gengibre às vitaminas A e C presentes na casca da laranja.

Desse modo, a combinação pode tratar a doença e fortalecer o sistema imunológico ao mesmo tempo.

Além disso, com a adição do gengibre, a bebida ganha características termogênicas, responsáveis pelo aumento da temperatura do corpo. Esse acontecimento acelera o metabolismo e torna a queima de lipídios, como a gordura, mais fácil. Por isso, essa mistura é recomendada para pessoas que desejam perder peso.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de casca de laranja

Apesar de apresentar várias vantagens para o organismo, o chá de casca de laranja não é recomendado para alguns grupos como mulheres grávidas e pessoas que sofrem com hipertireoidismo.

Além disso, a bebida não é indicada para pessoas que tem histórico de doenças no coração na família, já pode causar dores na área e provocar sintomas como hipertensão, arritmia, desmaio e palpitação.

Outra dica importante é manter-se atento à frequência de consumo, limitando a ingestão à três xícaras por dia. Quando ingerido em excesso, o chá de casca de laranja pode provar problemas como visão borrada.

Vale lembrar que a bebida é um tratamento complementar, que pode ser associado ao uso de remédios tradicionais. Nesses casos, é importante consultar o médico para ter certeza de que a combinação de substâncias não irá resultar em efeitos colaterais.

Os benefícios do chá da casca de laranja para a saúde

Com tudo que foi discutido até agora, você teve oportunidade de comprovar o quão benéfico é o chá preparado com a utilização da casca da laranja. Além do mais, pode conhecer muitos outros benefícios associados a bebida.

No caso de ter restado alguma dúvida, o mais indicado é recorrer a opinião de um nutricionista ou endocrinologista. Esses profissionais poderão endossar a utilização dessa bebida no que diz respeito a sua saúde.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.