Veja quais chás você não deve tomar em caso de estar com diarreia

Vale salientar que o uso de chás são benéficos ao organismo, mas só quando utilizados corretamente. No caso da diarreia, é contraindicado as ervas laxantes


Fezes líquidas ou com pouca consistência, que podem vir acompanhadas por vômito, febre, dor abdominal e náusea. Estes são alguns dos sintomas mais comuns da diarreia, um problema de saúde grave, que possui diversas formas de tratamento econômico, como chás,  mas que ainda é considerada uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo.

Crianças e idosos são os pacientes que mais sofrem com essa doença. De acordo com a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a diarreia mata mais crianças do que a aids, a malária e o sarampo juntos. “É trágico que a diarreia, apenas um inconveniente no mundo desenvolvido, mate cerca de 1,5 milhão de crianças a cada ano”, disse a diretora executiva da Unicef, Ann M. Veneman.

O maior problema dessa doença é com relação a desidratação, isto porque a diarreia provoca uma significativa perda de líquidos que se não forem repostos podem provocar a morte do indivíduo. Portanto, é importante buscar auxílio médico e tratar esta condição o mais rápido possível, visto que muitos, por não darem a devida importância ao problema, acabam se medicando em casa com remédios naturais e piorando o quadro clínico.

Vale salientar que o uso de chás são benéficos ao organismo, mas só quando são utilizados de maneira correta. Isto porque, existem ervas com propriedades medicinais capazes de piorar a diarreia. Sendo assim, é preciso ficar de olho nos remédios naturais e sempre ir em busca de um profissional de saúde.


Veja quais chás você não deve tomar em caso de estar com diarreia

Foto: depositphotos

Chás contraindicados para quem está com diarreia

A principal medida de tratamento da diarreia é impedir as consecutivas evacuações, por isso não é indicado ingerir chás feitos com ervas que sejam consideradas laxantes. Quando o chá produz esse efeito, ele libera a prisão de ventre e o paciente evacua. Por esta razão, não é aconselhável o uso destes chás:

  • Chá verde;
  • Chá preto;
  • Chá de linhaça;
  • Chá de Cáscara-sagrada;
  • Chá de espinheiro;
  • Chá de sene;
  • Chá de raiz de dente de leão;
  • Chá de hortelã ou menta;
  • Chá de funcho.

Informar erro