Quais as ervas mais refrescantes para fazer chá

Além de refrescar, as ervas usadas nessas infusões trazem muitos outros benefícios para o corpo

Você sabe quais as ervas mais refrescantes para fazer chá? Nesse texto você vai conhecer os 5 tipos mais consumidos e como preparar essas bebidas. Boa leitura!

Sabe aqueles dias que o tempo está bem quente e nem aquela água geladinha consegue proporcionar a sensação refrescante que se espera? Pois bem, nesses dias, você já levou em consideração recorrer às propriedades refrescantes, e porque não curativas, de algumas ervas?

Essa é uma das saídas mais procuradas já que, além de fáceis de serem encontradas, são rápidas de serem preparadas.

Nessa lista, algumas ervas já são velhas conhecidas da maioria da população, sobretudo porque foi passada através do conhecimento de outra pessoa mais velha. Outras, no entanto, são comuns de serem evidenciadas em bebidas de cunho mais natural, como os chás gelados industrializados ou até mesmo como integrantes em sucos e águas aromatizadas.

5 ervas refrescantes para chá

Para preparar um chá você vai precisar de uma panela, 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) da erva em questão. O primeiro passo é colocar a água para ferver.

Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo, acrescente a erva e deixe abafado por cinco minutos. Depois é só coar e colocar para gelar. Na hora que for ingerir, também pode acrescentar pedras de gelo e um pouco de mel para adoçar.

Veja quais são as ervas refrescantes:

Hortelã

A hortelã é uma das ervas mais refrescantes para fazer chá

O chá de hortelã é utilizado no tratamento de tosses e resfriados (Foto: depositphotos)

A planta é rica em vitaminas A e C, além de ser fonte de ferro, que faz bem para o sangue e cálcio, que é a base da formação de ossos e dentes. Seu consumo também ajuda a conservar o colágeno da pele e cabelo e é uma estimulante do sistema digestivo. A bebida também é utilizada no tratamento de tosses e resfriados, cólicas, problemas de estômago e diarreias.

Veja também: Xô calor!! Aprenda a fazer bebidas refrescantes para o verão

Chá verde

A Camellia sinensis é uma das ervas mais refrescantes para fazer chá

O chá verde, por acelerar o metabolismo, é usado para emagrecer (Foto: depositphotos)

Esse tipo de chá é um dos mais conhecidos e consumidos pelo mundo. Entre os benefícios que ele pode trazer para a saúde estão o efeito antioxidante, a possibilidade de evitar doenças degenerativas, como: aterosclerose e artrose, além de prevenir alguns tipos de câncer, como o de boca, pulmão, pele, ovário, próstata e mama. Por acelerar o metabolismo, ele também é usado para emagrecer.

Chá de menta

A menta é uma das ervas mais refrescantes para fazer chá

O chá de menta é usado como agente auxiliar nos cuidados a higiene bucal (Foto: depositphotos)

A menta é uma das plantas com propriedades medicinais mais antigas de que se tem registro. Ela pode ser usada no combate à dor, para ajudar no processo de digestão, combater às náuseas e enjoos matinais, reduzir o estresse, fortalecer o sistema imunológico, no tratamento da tosse, asma e alergias, além de descongestionar as vias respiratórias. A menta também é usada como agente auxiliar nos cuidados a higiene bucal.

Chá de erva-doce

A erva doce é uma das ervas mais refrescantes para fazer chá

O chá de erva doce é um dos mais consumidos do Brasil por ser digestivo (Foto: depositphotos)

O chá de erva doce é um dos mais consumidos do Brasil, seja por seu cheiro, seu sabor ou pelos benefícios que ele proporciona. Além de cultivar a sensação de paz e tranquilidade, o chá elimina os gases que tanto incomodam as pessoas em qualquer época do ano. No verão, a opção gelada do chá de erva-doce não desfaz os benefícios dessa bebida saborosa e benéfica. Prefira ingerir o chá depois das refeições.

Veja também: Alimentação no verão: prepare refeições práticas e refrescantes

Chá de limão

O limão é uma das opções mais refrescantes para fazer chá

O chá de limão previne o processo de envelhecimento da pele (Foto: depositphotos)

As frutas cítricas estão sempre com tudo no verão e nos chás isso não é diferente. Além de ser um ingrediente rico em vitamina C, o limão proporciona uma carga extra de energia e vitalidade para o corpo. Ele também elimina as toxinas existentes no sangue e na pele, funcionando como desintoxicante. Outra vantagem do chá de limão é prevenir o processo de envelhecimento da pele.

O poder das ervas refrescantes

Além de serem indicadas para proporcionar mais refrescância para os dias de calor intenso, as ervas usadas nessas infusões, em específico, trazem muitos outros benefícios para o corpo humano, principalmente no que diz respeito ao seu funcionamento.

É bom que fique claro que essas ervas refrescantes, além de chás quentes, podem ser ingeridas como os também indicados chás gelados.

No caso da preparação da bebida em temperatura mais baixas, ela hidrata, refresca e estimula ação diurética. Para as pessoas que estão seguindo dieta, não precisa se preocupar, pois eles possuem baixo teor calórico, se mostrando bastante importante e saudável para o organismo. Algumas dessas ervas refrescantes possuem antioxidantes, como os flavonoides, que combatem os radicais livres.

Veja também: 5 receitas de chás gostosos, refrescantes e benéficos à base de gengibre

No corpo humano, a presença de radicais livres em abundância pode provocar danos como envelhecimento precoce e doenças como mal de Parkinson, Alzheimer, entre outras. Pelo que já deu para ver, além de trazer refrescância imediata para os dias de calor, as ervas indicadas para chás refrescantes também fazem muito bem a saúde.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.