Próstata: informações que todo homem adulto deve saber

O urologista Anuar Mitre listou 5 informações sobre a próstata que todo homem com mais de 45 anos deve saber

Poucos homens sabem, mas, por volta dos 45 anos de idade, a próstata aumenta de tamanho naturalmente, sem necessariamente se tornar um tumor maligno.

Essa condição é denominada hiperplasia benigna da próstata (HBP) e, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, atinge cerca de 14 milhões de brasileiros.

Informações sobre HBP que todo homem deve saber

A hiperplasia prostática benigna ou hiperplasia benigna da próstata (HBP) não possui nenhuma relação com o câncer da próstata. De acordo com o urologista Anuar Mitre, membro do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio-Libanês, a HBP está relacionada ao inchaço da glândula que obstrui, parcial ou totalmente, a uretra.

Essa condição manifesta sintomas como jato urinário fraco, gotejamento e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Muitas vezes, tais sinais passam despercebidos na rotina dos homens, mas merecem atenção.

Próstata: informações que todo homem adulto deve saber

Foto: depositphotos

Para ajudar os homens no cuidado com a sua saúde, o médico listou 5 informações sobre a próstata que todo homem com mais de 45 anos deve saber.

Confira a seguir:

1) As chances do homem apresentar HBP

A hiperplasia benigna da próstata é a doença mais comum da glândula e pode prejudicar a rotina e vida sexual masculina. A partir dos 50 anos, a condição torna-se bastante comum, sendo que a chance do homem apresentar HBP dobra a cada década.

2) Fatores que favorecem o crescimento da próstata

Dentre os fatores que favorecem o crescimento da glândula estão a genética, diabetes, obesidade e tabagismo. Adotar um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação balanceada, pode ajudar na redução das chances de desenvolver a doença.

3) Avaliação de rotina após os 40 anos de idade

Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. Trata-se de um dado alarmante, pois a realização do exame de prevenção é muito importante. Após os 40 anos de idade, é necessário ir ao médico regularmente, a fim de prevenir o surgimento dos sintomas. O especialista deve analisar o histórico do paciente e realizar exame, como o físico geral, urológico completo e exames laboratoriais.

4) A HBP não evolui para câncer de próstata

De acordo com o Dr. Anuar Mitre, o crescimento da próstata não evolui para o câncer de próstata. No entanto, os homens devem ficar atentos aos sintomas para iniciar o tratamento o mais cedo possível. A HBP começa silenciosa e, com o passar do tempo, a frequência de urinar aumenta, podendo causar dor e a sensação de que a bexiga nunca se esvazia.

5) Procedimento pouco invasivo para tratar a HBP

O tratamento da HBP varia de acordo com a sua gravidade. Os casos mais leves podem ser tratados com medicamento, porém, a cirurgia é necessária em mais de 30% dos pacientes. Atualmente, o tratamento mais avançado no Brasil é a cirurgia a laser, não invasiva, conhecida como GreenLight.

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.