Chá de eucalipto: para que serve e como fazer

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O chá de eucalipto é uma opção caseira para tratar os sintomas de gripes e resfriados já bastante conhecida e usada por muita gente. Mas a infusão também ajuda a aliviar os incômodos de outros problemas, como as alergias respiratórias e a sinusite.

O melhor é que é tudo de maneira natural, super barata, fácil e com poucas contraindicações, o que justifica a popularidade do Eucalyptus globulus, nome científico da árvore, para fins terapêuticos

As folhas do eucalipto liberam um óleo responsável por agir contra gripes, sinusites e bronquites (Foto: Pixabay)

Contudo, mesmo que ela seja um fitoterápico seguro é preciso ter alguns cuidados com o uso. Confira essas e outras informações a seguir!

Para que usar o chá de eucalipto?

Tratar gripes e resfriados 

O chá de eucalipto é um ótimo remédio para tratar gripes, resfriados e outras infecções respiratórias de maneira totalmente natural. O óleo essencial das folhas apresenta ação anti-viral.

A infusão concentra o óleo extraído através do calor e impede a proliferação e favorece a eliminação dos vírus causadores dessas doenças. Ela ainda mostrou efeitos antiproliferativos contra bactérias e fungos. (1

Os principais micro-organismos afetados pelo eucalipto estão os causadores de doenças como bronquite e pneumonia, por exemplo. (2

Aliado a ação antimicrobiana, a infusão auxilia na redução da febre, dilata as vias respiratórias, acabando com o congestionamento nasal e melhorando a qualidade da respiração. Assim, ela age para tratar todos os aspectos da doença. (1

Acabar com a tosse 

As folhas do eucalipto também servem para aliviar a tosse, um sintoma bem comum e desconfortável das infecções respiratórias, graças a sua ação expectorante.

Essa propriedade, decorrente de uma substância chamada eucaliptol, faz com que ele estimule os movimentos de expulsão do muco (catarro) que está acumulado, causando a irritação das vias respiratórias. (3)

E ainda ajuda a diluir o muco produzido durante a infecção. Ou seja, deixa o catarro com uma consistência mais líquida e, consequentemente, mais fácil de ser posta para fora. (4)

Amenizar as alergias respiratórias 

O chá de eucalipto é usado no tratamento das alergias que afetam o trato respiratório, como à poeira, ácaro ou pólen, por exemplo. 

O mecanismo por trás dessa propriedade antialérgica é a ação anti-inflamatória, que impede a reação exagerada do corpo ao entrar em contato com um agente estranho. (5

As folhas dessa árvore inibem a liberação de histamina, composto vasodilatador que serve para acionar o pavio dos processos inflamatórios. Impedir ele de agir é uma das formas de parar a evolução do problema. (6)

Tratar a sinusite 

Você sofre ou conhece alguém que sofre com a sinusite? A doença é uma inflamação nos seios da face (cavidades ósseas próximas ao nariz) e pode ser causada por infecções ou alergias.

Ela causa fortes dores e incômodos para os portadores. Porém, a boa notícia é que beber ou fazer uma simples inalação com o chá de eucalipto pode ajudar a acabar com isso.  

A ação anti-inflamatória da erva atua diretamente no problema e promove o alívio das dores, principalmente quando ela é decorrente de uma crise alérgica. (7)

Os efeitos antimicrobianos também inibem a proliferação de micro-organismos patogênicos que podem ser a causa ou agravar ainda mais o quadro. Acelerando a recuperação. (1

Diminuir a ansiedade e o estresse 

Sabe quando você tem aquele dia estressante ou não consegue relaxar por causa da ansiedade? A solução para isso pode ser tomar uma xícara bem quentinha do chá de eucalipto, já que o óleo essencial da erva é rico em propriedades ansiolíticas

O produto tem efeito depressante sobre o sistema nervoso central, conseguindo reduzir a excitação e provocar um relaxamento que se estende para a parte muscular.

Isso gera um potencial moderado de controle da ansiedade, que também se estende para o estresse. (5)

Para aliviar dores musculares  

Uma das principais substâncias encontradas no óleo essencial dessa árvore é o cineole. Ele apresenta a capacidade de relaxar a musculatura e reduzir os espasmos, que são um dos mecanismos que provocam as dores.

Além do mais, o composto impede que os estímulos, que levam as informações para o cérebro, transmitam a dor. 

Aliado a isso existe a ação anti-inflamatória, que age diretamente em uma das causas mais comuns de dores nas articulações, musculares e até mesmo de cólicas menstruais e abdominais. (1)

Como fazer e usar

O chá de eucalipto pode ser tomado ou inalado para combater problemas respiratórios distintos (Foto: Freepik)

O chá é bem simples de ser feito. Para preparar a infusão basta utilizar: 1 colher (de sopa) das folhas de eucalipto para cada xícara de água filtrada fervente. 

Deixe descansando, tampado, por 10 minutos. Em seguida coe e beba, no máximo, duas vezes por dia, sem adoçar. (5)

Essa mesma receita é utilizada para inalações, que são ideais para tratar a sinusite. A diferença é que é preciso deixar ferver e inalar a fumaça que for saindo da decocção. Repita o processo, ao menos, três vezes por dia. (7)

Cuidados e contraindicações

O eucalipto tem muitos usos mas possui algumas contraindicações e cuidados necessários. O primeiro aviso é em relação a mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de 3 anos, que devem evitar completamente o uso interno do chá. 

Quem sofre com inflamações na vesícula biliar, fígado ou no trato gastrointestinal também está no grupo de pessoas que devem evitar esse chá.

A inalação, por sua vez, não deve ser feita por crianças pequenas, pois há risco de espasmos na laringe. 

Outro alerta é em relação aos excessos, que podem causar náuseas, diarreia e até mesmo convulsões nos casos mais graves. Por esse motivo, evite tomar a infusão por um período maior do que uma semana e procure um médico se os sintomas persistirem. (7)

Referências 

(1) AL-SNAFI, Ali Esmail. The pharmacological and therapeutic importance of Eucalyptus species grown in Iraq. IOSR Journal of Pharmacy, v.7, n.3, p.72-91, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.9790/3013-0703017291. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.

(2) CERMELLI, Claudio et al. Effect of Eucalyptus Essential Oil on Respiratory Bacteria and Viruses. Current Microbiology, v.56, n.1, p.89-92, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00284-007-9045-0. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.

(3) MONTE, Nayanne Leal do et al. Uso do Eucalyptus globulus Labill no tratamento das infecções respiratórias. Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conbracis/trabalhos/TRABALHO_EV055_MD1_SA4_ID646_31052016133028.pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2020.

(4) BARRERA, Alexandre Jenny López et al. Actividad expectorante y toxicológica de una formulación elaborada a partir de Eucalyptus globulus Labill, Borago officinalis L, Y Sambucus Nigra L. Revista Cubana de Plantas Medicinales, v.21, n.4, 2016. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-47962016000400007. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.

(5) MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informações Sistematizadas da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS : Eucalyptus globulus Labill. (Eucalipto). Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 64 p. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.

(6) KUMAR, Hardel Danendra; LAXMIDHAR, Sahoo. A review on phytochemical and pharmacological of Eucalyptus globulus: A multipurpose tree. International Journal of Research in Ayurveda & Pharmacy, v.2, n.5, p.1527-1530, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.9790/3013-0703017291. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.

(7) EDWARDS, Sarah E. et al. Phytopharmacy: An Evidence‐Based Guide to Herbal Medical Products. John Wiley & Sons, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1002/9781118543436. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.