Preparando eficazes remédios caseiros para cortar o vômito

Na maioria dos casos, o vômito acontece devido a alguma infecção alimentar

Para preparar eficazes remédios caseiros para cortar o vômito, basta ficar de olho neste artigo! As dicas que serão passadas por aqui, além de ajudar você é solucionar o problema, ainda vai lhe orientar sobre o assunto.

É bom que fique claro que os episódios de vômito, na maioria dos casos, podem ser causados devido à ingestão de um alimento que não caiu bem ou por um distúrbio estomacal. Mas, esse problema pode ser tratado de forma rápida.

O melhor de tudo é que esses tratamentos alternativos, feitos a partir da utilização de ingredientes naturais, são excelentes remédios caseiros para o problema. Nesse sentido, o risco de alergias ou efeitos contrários são bem reduzidos.

Remédios caseiros para tratar o vômito

A sensação de mal-estar que pode provocar vômito, na maioria dos casos, acontece devido a alguma infecção alimentar. Porém, essa não é a única causa. Irritação no estômago e transtornos hormonais também podem se relacionar ao vômito.

Caso você não tenha certeza do que realmente resultou no problema, uma dica bem simples é recorrer a um médico. Com a realização de alguns exames, ele terá a certeza e poderá indicar o tratamento mais eficaz para resolver o problema de forma rápida.

Mulher vomitando

Na maioria dos casos, o vômito é causado por infecções indigestão ou gastrointestinais (Foto: depositphotos)

É importante destacar que o vômito, apesar de ser bastante incômodo, é uma forma natural que o corpo tem para se livrar de coisas que não estão fazendo bem para o seu funcionamento normal. Por isso é preciso ter cuidado.

A partir de agora, você vai conhecer uma lista de remédios naturais que vão cortar o vômito. Você vai perceber que a maioria dos ingredientes são de fácil acesso e podem ser encontrados em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais.

Suco de limão

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • Suco de um limão

Modo de preparo

Para preparar essa receita e se ver livre das náuseas, basta pagar o copo de água e espremer o limão. Mexa bem e beba o suco aos poucos. Vale lembrar que não é aconselhável adoçar a bebida.

Chá de cravo-da-índia

  • Ingredientes 200 ml de água
  • 1 colher (de sopa) de cravo-da-índia

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a quantidade de água recomendada na receita para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição coloque os cravos e deixe ferver por 10 minutos.

Passado esse tempo, use uma peneira para facilitar a remoção dos cravos utilizados. Feito isso, coloque o chá em uma xícara e beba, sem a adição de açúcar ou adoçante, assim que sentir vontade de vomitar.

Veja também: Receitas de tratamentos para vômitos

Vinagre de maçã

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã

Modo de preparo

Para preparar esse remédio caseiro para combater o vômito você vai precisar apenas misturar os dois ingredientes descritos na receita. Na hora de ingerir, faça isso em pequenos goles. Caso perceba melhora, repita o processo.

Vale destacar que o poder antibactericida do vinagre de maçã ajuda o corpo a eliminar as bactérias que estão causando o mal estar, principalmente se elas forem originárias de infecção alimentar.

Folhas de hortelã

Ingredientes

  • Um punhado de folhas frescas de hortelã

Modo de utilização

Para dispor das propriedades medicinais da folhas de hortelã contra o vômito, basta amassá-las na ponta dos dedos e mastigá-las. Além de acabar com a irritação no estômago, as folhas de hortelã elimina os germes causadores do vômito.

Água de arroz

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • 1 colher (de sopa) de arroz

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a quantidade de água indicada para ferver. No mesmo momento, já pode adicionar o arroz para ferver junto com a água. Espere o arroz cozinhar e desligue o fogo. Use uma peneira para remover o arroz.

Na receita a parte utilizada é a água. Sendo assim, espere esfriar um pouco e ingira em seguida. A água de arroz é um excelente remédio caseiro para interromper o vômito e resolver os problemas digestivos.

Chá de gengibre

Ingredientes

  • 200 ml de água
  • Um pedaço de gengibre cortado em rodelas finas

Modo de preparo

Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. No mesmo momento, já pode acrescentar o gengibre cortado para ferver junto. Assim que a água entrar em ebulição, marque cinco minutos e desligue o fogo.

Use uma peneira para facilitar a remoção do gengibre e ingira o chá ainda morno. Caso seja da sua preferência, o chá também pode ser substituído pelo gengibre cru. Para isso, basta mastigar um pedaço.

Soro caseiro

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 1 colher (de sopa) de açúcar
  • 1 colher (de café) de sal

Modo de preparo

Pegue um recipiente com capacidade para pouco mais de um litro de água. Misture todos os ingredientes de uma só vez e mexa bem. Na hora de ingerir, faça isso em pequenos goles. Além de ajudar a controlar o vômito o soro caseiro vai evitar a desidratação.

Gelo

Além de ser fácil de ser encontrado em casa, o gelo possui o poder de evitar ânsias de querer vomitar. Para tanto, basta pegar um cubo e sugá-lo por um período de três minutos. Caso a ânsia continue, basta repetir o processo.

Água com mel

Ingredientes

  • 100 ml de água
  • 1 colher (de sopa) de mel
  • 2 colheres (de sopa) de suco de limão

Modo de preparo

Coloque a quantidade de água indicada em um copo. Adicione o mel e o suco de limão de uma só vez e mexa. A indicação é de ingerir a bebida ao menos duas vezes ao dia, ou quando estiver com ânsia.

Veja também: Aprenda a acabar com sintomas de náuseas e vômito

Principais causas do vômito

O vômito é uma condição mais comum nas pessoas do que muita gente pode imaginar. Ele consiste em um problema causado no estômago que pode ser precedida por náuseas e ânsias.

Na maioria dos casos, o vômito é causado por infecções indigestão ou gastrointestinais. Porém, não é só isso! Doenças de natureza mais grave pode acarretar no aparecimento do incômodo.

Dessa forma, o vômito acaba funcionamento como uma forma natural que o corpo tem para se desprender de alguma ameaça que possa prejudicar o seu funcionamento normal. Entre as causas principais estão a intoxicação alimentar e a indigestão.

Intoxicação alimentar

Esse tipo de problema pode ocorrer devido à ingestão de alimento em mau estado ou a ingestão não controlada de substâncias tóxicas. “A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus”, diz o médico Juliano Pimentel.

A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos. “Na maioria dos casos, a infecção bacteriana é a principal causa de intoxicação alimentar. Os diferentes tipos de Salmonella e o Staphilococus aureus são os mais frequentes agentes da infecção”, pontua Juliano.

O vômito funciona como forma de expulsar esses invasores para que o funcionamento do corpo não seja prejudicado.

“Dependendo da causa da intoxicação alimentar e do organismo causando isso, os sintomas da intoxicação alimentar podem começar dentro de 2 a 6 horas da ingestão do alimento. Os sintomas mais comuns incluem vômito, náuseas, dor de cabeça e diarreia e podem durar até 8 dias”, completa o médico.

Se depois de preparar algumas das receitas citadas anteriormente você não perceber qualquer melhora em relação ao vômito, o mais aconselhável é que o médico seja procurado.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.